quinta-feira, 23 de julho de 2015

Você não é a única

Com a autorização das leitoras, fiz um apanhado com as principais frases que recebo no email e nas redes sociais do Drops. Com essa coletânea, espero ajudar vocês a perceberem que alguns pensamentos que passam pela nossa cabeça não são - e nunca serão - sinal de que vocês são péssimas mães.

São apenas um sinal de que vocês são pessoas normais, com vontades, frustrações, desejos e decepções normais:

Às vezes, me arrependo de ter tido meu bebê!
Pode parecer absurdo pra quem ouve isso e não vivencia o dia a dia da recém-mãe, mas esse pensamento é altamente normal e faz parte do processo conhecido como Baby Blues. Ele atinge a grande maiorias das mulheres durante os primeiros 15 dias do pós-parto e precisa ser investigado se ultrapassar 30 dias de duração.

Detesto amamentar!
Mais um sentimento hiper normal, mas que tanto a sociedade quanto a mídia nos fazem crer que toda mulher se sente completa, realizada e plena por amamentar. Não é assim para muitas!! Várias mulheres amamentam por saberem que é importante para o bebê, mas nunca sonharam com isso e nem são obrigadas a amarem fazer isso de todo o coração! Amamentar é uma coisa...amar amamentar é outra.

Quando ele chora de madrugada, minha vontade é deixar ele ali chorando e voltar a dormir!
Sim, o amor de mãe é grande e faz a gente suportar muitas coisas com um sorriso nos lábios, mas dizer que tem prazer em levantar da cama várias vezes durante a noite pra dar de mamar é, no mínimo, fantasioso!! Quem sente essa frustração, nada mais é do que humana.

Me dizem que o sorriso do filho faz qualquer cansaço desaparecer, mas comigo não é assim!
E não é mesmo!! Essa é uma frase pronta, moldada para agradar a sociedade e, principalmente, para deixar as mães se remoendo de culpa! Sim, o sorriso do nosso filho faz milagres em muitas áreas, mas o cansaço.....esse só o sono consegue amenizar!

Ter um recém-nascido em casa é chato demais!
FATO!!! E não há nada de errado em achar isso! O recém-nascido só chora e só mama. Não interage conosco ainda, é 100% dependente de nós e quer desesperadamente voltar para o útero da mãe. Mas depois dos primeiros 3 meses, tudo melhora e a gente passa a ver graça em absolutamente tudo o que eles fazem!

Não tenho paciência pra cozinhar todos os dias e apelo para as papinhas prontas e para os restaurantes!
Papinhas prontas e comida de restaurantes não podem ser o padrão na alimentação de uma criança, mas de vez em quando, não fazem mal algum e são uma mão na roda!

Me acho muito feia depois que virei mãe!
É um período muito difícil mesmo!! A gente lê algumas mães relatarem que saíram da maternidade se sentindo tão poderosas que se acham até mais bonitas depois do parto, mesmo com as marcas deixadas no corpo! Pra mim, isso é algo acima da média! São pessoas com algo muito forte dentro delas, porque a imensa maioria pensa exatamente o contrário (eu, inclusive). A maternidade é linda, nosso corpo é incrível por conseguir gerar um ser-humano, mas que a gente fica um bom tempo se achando mais feia que um peru, ah, isso a gente fica!!

Tenho medo de fazer sexo com meu marido, porque dói muito!
Sobre essa dificuldade, fiz dois posts bem completos: Post 1 / Post 2

Só queria poder ir ao banheiro em paz!
Siiiiiim!!!!! Ser mãe é sentir falta das coisas simples da vida!!! E não há nada de errado nisso.

É desesperador não conseguir mais comer sossegada!
Alguns dias são piores. Já outros, são mais fáceis! A boa notícia é que passa: a criança aprende a comer sozinha e nós começamos a ter menos trabalho na hora das refeições.

Me sinto um lixo por não ter pique de brincar com ele!
Reclamação muito comum às mamães acima dos 35 anos. Eu suuuuper entendo vocês, amigas!! #TamoJunto nessa!!! Pra mim, o que vem ajudando muito é colocar o corpo em movimento...1h por dia é o que eu tenho. Às vezes, só 30 minutos, mas vou lá mesmo assim. Caminho, corro, faço uns exercícios localizados e volto para o trabalho e para a casa. Os músculos já deram uma boa acordada depois que passei a ter essa rotina e meu pique com o lindão melhorou bastante! Super recomendo!

Se é pra deixar o coitadinho o dia todo com a babá, por que fui ter filho?
Como já comentei nesse post, trabalhar fora não é sinônimo de abandono de filho. Tempo de qualidade é mais importante do que quantidade de tempo juntos. Agora, se o trabalho passou a te deixar frustrada, infeliz, culpada, bola pra frente!! Procure outra coisa que te dê mais prazer, comece a ver a possibilidade de abrir seu próprio negócio pra conseguir trabalhar em casa, faça uma proposta ao seu chefe pra reduzir sua carga horária no escritório para meio período ou então, pra trabalhar de casa, enfim......cada uma de acordo com sua realidade e possibilidades, veja como consegue se sentir melhor, mais feliz e realizada tanto como profissional quanto como mãe.

Não consigo sentir esse amor todo pelo meu bebê que acabou de nascer!
Mais um sentimento absolutamente normal, mas que é transmitido pra gente como algo que não existe. Quando estamos grávidas, tudo o que ouvimos é que será o maior amor que já sentimos na vida, que assim que batermos os olhos no bebê, nossa vida será transbordada de um amor imenso.....sim!! Esse amor existe, mas ele vai crescendo com o tempo, com a convivência, com a experiência. Algumas mães já sentem isso tão forte assim ainda na maternidade, mas a maioria, passa a sentir aos poucos. No começo, é mais zelo, preocupação, medo, insegurança e um pouco de frustração frente a tantas coisas novas...o amor acaba ficando ali de ladinho, mas dia após dia, toma o seu lugar de honra no nosso coração e só faz aumentar.....aliás, costumo dizer que amor pelos filhos nunca pára de crescer!

Me sinto culpada o tempo inteiro. Nada do que eu faço parece ser o suficiente!
Ser mãe é ter culpa! Infelizmente isso é fato! Pra tentar amenizar, temos que sempre lembrar que estamos tentando acertar...que estamos fazendo o nosso melhor...que amamos nossos pequenos....que não somos perfeitas, já que ninguém é...que o nosso erro vai nos ensinar a melhorar a cada dia. E, acima de tudo, é preciso levar a vida com mais leveza, com mais amor, sem julgamentos, sem preconceitos. Sabendo que vamos mudar de ideia, que vamos fazer muitas das coisas que sempre juramos que nunca faríamos, etc!

E meu conselho final: é preciso se divertir com a maternidade, gente!! Não dá pra focar só no negativo, só no difícil, só no que incomoda. Bora voltar a ser criança, curtir as coisas simples da vida, se sujar, rolar no chão, fazer graça, dança pela casa.......ser feliz!


2 comentários:

  1. Oi Thais. Boa noite. Gostei muito do seu blog. Você coloca os assuntos de forma positiva mas não nos oculta da verdade. Tenho que confessar que a mim tem sido difícil a experiência materna. Sou mãe de um menino de 1 ano e desde o parto me sinto velha e feia Meu corpo não mudou muito. Contínuo magra, não tive estrias, mas meu peito deu uma caidinha kkk e fiquei com marcas de acne no rosto. Além disso optei pelo parto normal, que chamam de humanizado e, como meu bebê era grande (4 kg e 200g) acho que fiquei prejudicada porque os músculos do meu assoalho pélvico ficaram flácidos. Hoje mesmo fui correr e houve um escape grande de xixi. Na hora do sexo sinto que a minha vagina está mais larga. Meu marido não reclama, apesar de eu ter perguntado várias vezes. Mas apesar de conseguir chegar ao clímax não me sinto mais atraente. É como se eu me sentisse impotente. Tal como um homem se sente quando não tem ereção. Fiz o parto humanizado e não houve o "pique" e também não foi necessário dar pontos porque não houve grande laceração. Mas as consequências desse parto tem me entristecido muito. Se você pudesse gostaria que escrevesse sobre os percalços do parto natural. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!
      Vou pesquisar a respeito e farei o possível pra escrever sobre isso, ok?
      Vou precisar consultar algumas amigas e clientes, pois não tenho experiência pessoal com o parto natural.
      Bjsssssss
      Se quiser conversar mais sobre isso, se abrir, me escreva no dropsdemae@gmail.com

      Excluir