sexta-feira, 17 de julho de 2015

Se preparando para a amamentação

Depois do post de ontem, recebi muitos emails de gravidinhas me perguntando como elas devem preparar os seios para não sofrerem com as fissuras.

Antes de mais nada, devo dizer que, por experiência própria, essas dicas ajudam, mas não evitam totalmente o  problema. Eu mesma, sofri muito com os machucados nos seios, mas por eles estarem já fortalecidos devido a esse tempo de preparo, não chegaram a rachar como foi o caso de amigas minhas.

Então vamos lá:

- Sol: 10 minutinhos de sol direto nas mamas todos os dias já vão ajudar a pele do mamilo a se fortalecer bastante.
- Deixe estar: nada de hidratantes, óleos, sabonetes e loções nos bicos e no mamilo. Passe só ao redor mesmo, na mama. Deixe o bico sem nada. Isso facilita bastante o processo de fortalecimento da pele.
- Pega: leia tudo o que puder sobre a pega correta. Vá a cursos para gestantes, consulte as enfermeiras do Banco de Leite de sua cidade, fale com uma especialista (atendo também à distância, via whatsapp, email e skype).
- Converse com quem está amamentando ou já amamentou: fundamental para se preparar física e psicologicamente para este momento.

Para depois que o bebê nascer:
- nunca deixe o bebê com muita fome. Dê o peito aos primeiros sinais. Se ele pegar a mama faminto, vai sugar com muita força e isso acaba ferindo a mãe.
- se a mama estiver cheia demais na hora da mamada, faça uma massagem em toda a aureola e no bico, com movimentos circulares até que essa parte fique mais mole. Se precisar, faça um pouco de ordenha manual para aliviar a quantidade de leite. 

Mitos:
- Bucha: além de não ajudar em nada, ela ainda tira a película protetora da pele, abrindo a porta para possíveis infecções e deixando o seio muito fragilizado.
- Cremes preventivos: não fazem efeito no antes. Esses cremes funcionam como cicatrizantes no tratamento das fissuras. Não previnem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário