Saúde

Faça o melhor por seus filhos: cuise-se!

O post de hoje não é "papo fit" não! É PAPO SAÚDE!
Não quero falar de um corpo sarado, sem nada fora do lugar, com músculos tão firmes quanto os de atletas profissionais, abdome trincado, etc....nada disso! Quero falar de saúde mesmo!
No primeiro ano de um bebê, é comum os pais esquecerem de si mesmos por conta do cansaço, privação de sono e tudo mais....mas a partir do momento em que as coisas vão se organizando, é fundamental voltar (ou começar) a se preocupar com sua saúde. Se não for por você, que seja por seus filhos.
Você quer a felicidade deles mais até do que a sua própria, não é mesmo? Então, CUIDE-SE!! Seja saudável, tenha disposição pra correr, pular, se jogar no chão com eles. Tenha um organismo forte, com a imunidade lá em cima, pra que seus filhos não tenham um susto atrás do outro com os muitos "piripaques" que você terá quando envelhecer. Mexa-se pra que seu coração seja forte, pra que seus ossos passem longe dos problemas comuns à idade, pra que seu cérebro não entre em colapso, pra que seu corpo não vá parando até travar por completo e você não conseguir nem brincar com seus netos ou mesmo, caminhar com tranquilidade numa tarde em família pelo shopping .
Não teime com a boa saúde. Não deixe o check-up médico sempre para o próximo ano. Não pense que aquele dente sensível vai se curar sozinho. Não pense que aquela dor nas costas é "coisa da idade mesmo". Não espere até aquele incômodo ficar insuportável para só então procurar um médico. Não fuja dos exames de sangue. QUEIRA saber como está a sua saúde! Preocupe-se com você! Queira estar em sua melhor forma sempre. Com seu corpo "tinindo" por dentro.
"Ah, mas eu não quero perder o pouco tempo que tenho pra ficar com os pequenos malhando"!
Já está mais do que comprovado que apenas 30 minutos de atividade, três vezes na semana, são suficientes para manter a saúde do corpo. 30 minutos....isso não é nada perto do que você pode perder lá na frente quando não conseguir nem caminhar 100m sem sentir algum tipo de desconforto.
"Ah! Mas a saúde é minha! Com a saúde dos meus filhos é que eu me preocupo"!
E quem você acha que vai se preocupar quando você cair doente? E quem será que vai ficar sem seus cuidados quando você "travar" algum músculo? E quem vai se sentir perdido quando tiver que levar um dos seus pais para um hospital por pura falta de cuidado? E quem vai ter sua vida sacrificada pela irresponsabilidade dos pais com seus próprios corpos? Adoecer, precisar de médico, ser cuidado pelos filhos...tudo isso pode até fazer parte da velhice, mas fazer os filhos passarem por isso mais cedo por puro descuido é no mínimo, egoísmo, concordam?
"Ah! Mas eu quero que meus filhos comam de tudo! A vida é muito curta"!
Super concordo, mas também concordo que comer de tudo não significa se entupir de açúcar e fritura todo santo dia. É preciso ensinar o equilíbrio. É preciso ensinar que é gostoso sim comer doce, pizza, salgadinho....mas que isso é a exceção. Não a regra! 
A SUA SAÚDE nunca é só sua! Tudo o que fazemos na vida reflete diretamente em quem está à nossa volta. Já percebeu isso? Até mesmo antes de nascerem, o presente dos nossos filhos foi definido POR NÓS, em algum momento lá atrás. Foram as NOSSAS decisões que nos trouxeram até onde (e como) estamos agora.
Por que seria diferente com a nossa saúde? Não cuidar da nossa saúde agora, é sinônimo de preocupação, sofrimento e privação para nossos filhos no futuro.
Além disso, não cuidar de nossa saúde pode gerar o total desprezo dos nossos filhos em cuidar da saúde deles também. Crianças aprendem pelo exemplo! Se os pais se cuidam, comem bem, se exercitam, os pequenos vão crescer nesse ambiente e vão levar esse estilo de vida para sempre com eles. Mas se seus filhos só te vêm comendo besteiras e dizendo o quanto odeia atividade física, como acha que eles serão quando adultos?
Cuide-se! Cuide-se muuuuuuuito!! Pelos seus filhos! A cada dia de atividade física, pense neles! A cada alimento saudável em seu prato, pense neles! A cada check-up anual chato, pense neles! É por eles! E quando você perceber o quanto se sentirá bem ao cuidar melhor de si, vai notar que não é só por eles...é por você também!

 *******

Lábio Leporino

Dia de responder à duvida da leitora que, no último ultrassom, ouviu do médico que seu bebê bem lábio leporino. 
Como se forma o lábio leporino?
Entre a quarta e a sétima semana de gestação, as células que formam o rosto começam a se movimentar para o centro da cabeça e assim, formam o lábio, o nariz e os olhos do bebê. Quando acontece o lábio leporino, é porque o tecido que forma os lábios e o palato, não se unem corretamente.
Em alguns bebês, essa abertura é pequena e atinge somente o lábio, e em outros, é grande e pode atingir até mesmo o nariz e o céu da boca. A falha pode ser em apenas um lado ou dos dois lados da boca.
O que fazer quando o bebê nasce com esse problema?
Será agendado um procedimento cirúrgico para corrigir a falha. A idade do bebê varia muito de médico pra médico e da intensidade da abertura. Alguns já fazem assim que o bebê nasce, outros preferem esperar mais, nunca passando dos 12 meses. Em alguns bebês, uma única cirurgia já corrige o problema. Em outros, com abertura mais acentuada, podem ser necessárias mais intervenções cirúrgicas pra corrigir totalmente a falha.
É possível amamentar o bebê de lábio leporino?
É sim, mas o acompanhamento profissional é fundamental. Já na gestação, entre em contato com o banco de leite de sua cidade, fale com as enfermeiras, busque médicos e clínicas especializadas em amamentação.  Dependendo da profundidade da abertura, uma mamadeira especial pode ser necessária.
Posso escovar os dentinhos normalmente?
A higiene bucal é ainda mais importante quando o bebê tem lábio leporino e precisa de orientação e acompanhamento profissional. Novamente, é importante buscar ajuda desde a gravidez pra se preparar e ganhar mais experiência. Fale com um odontopediatra e peça toda as orientações possíveis. Esse profissional irá acompanhar vocês por muitos anos.
E como fica a fala?
Crianças com lábio leporino precisam de ajuda de fonoaudiólogo pra que consigam desenvolver a fala corretamente.
Existem fatores de risco para o desenvolvimento do lábio leporino?
Ainda não se chegou a uma conclusão 100% certa sobre o que causa o problema, mas alguns fatores já são conhecidos por facilitarem a má formação dos lábios:
. fumar ou consumir bebidas alcoólicas durante a gravidez,
. a mãe ser diabética,
. uso de medicamentos para tratar epilepsia e enxaqueca e, também, o uso de esteroides,
. não tomar suplemento de ácido fólico no início da gestação,
. mãe que engravida estando com quadro de obesidade.
Lembrando que, apesar de preocupante no início, o lábio leporino é um problema solucionável em todos os casos, desde que se faça a cirurgia e o acompanhamento de forma correta. Confiram alguns casos:




 *******

Crescer dói - de verdade

Essa noite, o lindão acordou chorando, reclamando de dor atrás do joelho. Melhorou depois de massagem e muito colo. Assim que amanheceu, mandei mensagem para o Pediatra e ele me falou da DOR DE CRESCIMENTO.
O fato é que algumas crianças sentem dor e desconforto por causa do crescimento (de 20% a 30% das crianças) e esse sintoma tem algumas características próprias que achei importante compartilhar aqui com vocês:
- essa dor acontece entre os 3 e os 8 anos.
- algumas teorias apontam que os ossos crescem mais rápido que os músculos e tendões, sobrecarregando-os, mas não existe confirmação científica ainda.
- a dor é localizada, na imensa maioria das vezes, nas pernas, principalmente, atrás dos joelhos, nas coxas e panturrilha, mas também pode ocorrer nos braços.
- sempre aparece no início da noite ou de madrugada, que é quando os músculos e tendões relaxam.
- atividades de muito impacto ou situações de stress podem desencadear as dores de crescimento.

*******

 

Assadura: como prevenir e como tratar?

Hoje é dia de atender aos pedidos de muitas gravidinhas e mamães de recém-nascidos....

O bebê está com a região da virilha e do bumbum vermelha, com algumas bolinhas e inchada? Esses podem ser os primeiros sinais de assadura, a doença de pele mais comum nos primeiros dois anos de vida (lindão teve dois episódios).
A inflamação é causada pelo contato prolongado da pele com as substâncias presentes nas fezes e no xixi, que ficam na fralda e podem agredir a pele do bebê, que é muito delicada. 
Bebês cheinhos tendem a sofrer mais com o problema, pois as dobrinhas aumentam o atrito e o acúmulo de substâncias que podem agredir a pele.

Além disso, o nascimento dos dentes pode deixar as fezes mais ácidas e isso provoca as temidas assaduras.
Para reduzir as chances do bebê ficar assado, é fundamental usar uma linha anti assaduras (eu usei muito a linha da Bepantol Baby, e a da Huggies). Além disso, alguns cuidados são importantes:
- Fazer a higiene íntima correta, pra que não fique nenhum restinho de cocô, xixi ou pomada na pele (atenção para a limpeza dos meninos, pois é preciso higienizar bem embaixo dos testículos...ali, sempre rola um acúmulo de cocô).
- Manter a região sempre seca.
- Trocar a fralda do bebê com frequência, sempre que precisar, geralmente logo após as mamadas ou quando parecer suja.
- Para fazer a higiene, utilizar água morna e algodão. Lenços umedecidos podem ser usados eventualmente, pois alguns bebês podem apresentar reação alérgica aos componentes desses produtos.
- Passar uma camada fina de creme anti assadura após cada troca, ajuda a prevenir e proteger o bumbum do bebê contra possíveis irritações na pele.

- Também é importante redobrar os cuidados com a troca de fralda em situações em que o hábito intestinal da criança ou a frequência do xixi aumentem.
Se notar qualquer irritação na região da virilha ou do bumbum do bebê, fale com o pediatra.
E como tratar?

Às vezes, mesmo com todos os cuidados a assadura acontece...nesse caso, é preciso falar imediatamente com o pediatra. Ele irá receitar o creme de tratamento mais indicado ao seu bebê.
Além disso, é super importante deixar o bebê o máximo possível sem fralda, para a pele respirar. Uma dica que sempre ajudou muito quando o lindão teve assaduras, foi colocar chá de camomila na banheira e na água para a higiene entre uma troca de fralda e outra. É incrível como refresca e alivia o ardor, acalmando a pele.
Dica de ouro: passe longe dos lenços umedecidos quando o bebê estiver assado...só água mesmo (ou a misturinha com o chá). Quando for secar a pele, use um secador de cabelos (jato frio) pra garantir que fique totalmente seca. Outra dica caseira que me ajudou muito foi a boa e velha Maizena. Eu intercalava os cremes anti assaduras com ela nas trocas de fraldas.
*******

 

Quando levar a criança ao médico?

Sim, nós nos preocupamos demais com nossos pequenos, mas será que é uma boa ideia levá-los ao PS assim que ficam com algum sintoma ruim?

Eu nunca gostei de hospitais, principalmente quando falamos em crianças. Sempre tenho a sensação de que ela estrará ali com uma gripe leve e sairá com um milhão de vírus e infecções. 

Mas então, como saber se é preciso levar ao hospital, dar uma ligada para o Pediatra ou apensas dar bastante colo e carinho em casa? Com esse guia, as coisas ficam mais fáceis:

Marcar consulta com o Pediatra:

Se a criança apresentar qualquer um dos seguintes sintomas por mais de 24 horas:

- diarreia
olhos vermelhos, lacrimejantes ou com secreção
secreção no ouvido, nos olhos, no umbigo, no pênis ou na vagina.
- vômito ou algum outro sintoma junto com o vômito, como febre ou erupções na pele.

Levar a criança ao médico imediatamente:

Leve seu filho no mesmo dia ao médico se ele:

tiver colocado algum corpo estranho no nariz, ouvido, boca, ânus ou vagina (tosse repentina, sem nenhum outro sintoma pode ser sinal de aspiração de algum corpo estranho).
- sofrer uma queimadura de superfície maior que a de um polegar de adulto, principalmente se houver formação de bolhas (isso inclui queimaduras de sol).
estiver com febre alta (acima de 39 graus), ou se persistir por mais de dois dias, ou se ele apresentar algum outro sintoma preocupante, como erupções de pele ou choro constante.
tiver sinais de desidratação: lábios secos, diminuição na quantidade de xixi, urina muito amarela, ausência de lágrimas.
apresentar sangue no vômito ou nas fezes
estiver com a pele vermelha ou irritada, com algum tipo de alteração, especialmente se também tiver febre.
apresentar algum sintoma de meningite, como moleza excessiva, prostração, letargia, erupção vermelho vivo ou arroxeada na pele (que não desaparece quando se pressiona um vidro transparente contra ela), aversão à luz e rigidez no pescoço.
apresentar "tosse de cachorro" e chiado ao inspirar



Correr para o PS ou chamar uma ambulância:


estiver inconsciente ou semiconsciente (desmaiado ou sem conseguir reagir aos seus chamados).
estiver com dificuldade para respirar ou estiver respirando rápido demais, principalmente se a pele, a ponta dos dedos e os lábios começarem a ficar roxos ou azulados, o que significa que não está recebendo oxigênio suficiente.
tiver uma convulsão pela primeira vez na vida ou tiver uma convulsão que dure mais de quatro minutos.

Levar para o hospital com calma:

- um corte que esteja sangrando muito ou que seja muito profundo, que possa precisar de pontos (especialmente no rosto); para conter o sangramento, mantenha pressão constante com um pano limpo e tente manter o local afetado elevado.
uma queda séria, em que ela possa ter quebrado algum osso ou sofrido uma torção.
batida de cabeça muito forte, em que chegue a perder momentaneamente a consciência ou vomite mais de uma vez depois do incidente.

Texto base: BabyCenter


*******

A minha experiência com a dengue

E, consequentemente, com o Aedes Aegypti.

Como vocês sabem, passei 10 anos vivendo no Centro-Oeste do Brasil (Cuiabá e Campo Grande). Em ambas as vezes vivenciei epidemias de dengue (inclusive durante a gravidez) e acabei aprendendo muitas coisas sobre a doença (tive dengue uma vez). Dicas, cuidados e algumas crenças que nem sempre nos falam na TV:

Sobre o mosquito:

- ele voa baixo, costumando ficar na altura do quadril dos adultos (mas isso não o impede de alcançar lugares mais altos, pois ele pode ser levado pelo vento ou "de carona" no elevador, na bolsa de alguém, etc.
- a picada não deixa marca: essa é uma crença popular bem comum lá na região. Não sei se é real, mas o fato é que, quando tive dengue, não tinha sentido nenhum picada dias antes ou depois.
- ele pica logo pela manhã e no fim da tarde

Sobre a dengue:

- a dor nos olhos é horrível
- a fome desaparece
- a febre é sempre alta
- a vontade é só de dormir ou pelo menos ficar na horizontal
- quando ela começa a sarar, surgem manchas vermelhas por todo o corpo, que coçam muuuuuuuito (alguns têm a sorte de não sentir esse incômodo, mas eu senti demais)
- remédio, só com orientação médica.
- a dor nas juntas é muito forte
- a desidratação é muito rápida. É preciso tomar muuuuito líquido e isotônicos.
- assim que a pessoa percebe os sintomas, precisa correr para o médico, pois se for a dengue hemorrágica, os riscos são muito maiores.

Prevenção:

- quando for passar pano na casa, coloque essência de citronela na água e espalhe bem, inclusive pelos cantos e embaixo dos móveis. Borrifar a essência em partes estratégicas e tecidos também é ótimo.
- se mora em casa, tenha vasos de citronela em todas as janelas. As velas de citronela também têm ótimo efeito.
- use repelente - e reaplique a cada 1h - não importa o que diga a embalagem.
- se for a algum programa ao ar livre, com muita grama, prefira usar calça.
- evite roupas escuras (elas atraem o mosquito).
- durante a atividade física, capriche no repelente. O cheiro do suor atrai o mosquito.
- tenha uma raquete elétrica em casa: ela é ótima, prática e muuuuuuuito eficiente!
- repelente para bebê (0 a 2 anos) nem sempre é tão eficiente. Às vezes, eu usava o de 2 anos no lindão e o efeito era bem mais potente. Claro que não passava no rosto nem nas mãos.


*******

Brotoeja

Calor é uma delícia, mas também traz alguns probleminhas para os pequenos - principalmente na pele. Um dos mais comuns é a brotoeja. No post de hoje, dicas simples que ajudam a minimizar as bolinhas:

Pra começar, vamos entender o que é a brotoeja?

São bolinhas que aparecem no corpo todo, mas principalmente no pescoço, tronco, olhos e rosto. A brotoeja aparece quando as glândulas de suor ficam abafadas, ou seja, quando a criança está com muita roupa ou em um ambiente sem ventilação.

Por isso, a prevenção é nunca agasalhar demais o bebê, não deixar a criança no sol e sempre garantir boa ventilação do ambiente (sabem aquela mania de fechar o carrinho com um pano pra ficar escurinho quando a criança dorme? Não pode! O carrinho vira uma estufa!).

Mas e se a brotoeja aparecer? Daí entram esses cuidados:

- em primeiro lugar, é preciso tomar as medidas preventivas que falei acima.
- colocar Maizena na água do banho do bebê ajuda muito, pois seca as bolinhas e refresca a pele.
- vale a pena também usar a Maizena diretamente sobre a pele, passando sobre as bolinhas (forma uma camada branca, mas pode deixar assim mesmo).
- chá de camomila também é ótimo. Usar um chá feito com 3 saquinhos na água da banheira.
- Passar pasta d'água sobre as bolinhas (como indiquei com a Maizena). Aplicar 3 vezes ao dia é o suficiente. Também forma a camada branca.

*IMPORTANTE: nem toda bolinha é brotoeja. Antes de tomar qualquer medida, mostre a pele do bebê para o Pediatra. Se quiser ir tratando mesmo antes de falar com o médico, aposte na Maizena e no chá de camomila. Se for outro problema, pelo menos não vão fazer mal algum.

E não esqueça: bebês também sentem calor! Se a temperatura está alta, não deixe a criança agasalhada! Passou dos 30 graus? Deixe só de fralda ou só de body. Evite as correntes de vento e deixe os pequenos fresquinhos. Lindão ficava assim o tempo todo desde que nasceu (a média era de 35 graus) e amava!! Detestava colocar roupa....rsrsrs...


*******

Como tratar assaduras?

Aqui vão algumas receitinhas que ajudam muito a melhorar esse incômodo terrível:

Deixe a pele respirar: quanto mais tempo sem fralda, melhor!

Sol: deixe a área afetada tomar sol duas vezes ao dia - de manhã e no fim da tarde - pra ajudar na cicatrização.

Água pra limpar: abandone os lencinhos umedecidos. Pra limpar o bumbum, só água - de preferência, fresca, que ajuda a aliviar. Se for possível, limpe a criança no chuveiro ou na pia, com as mãos e delicadamente. O algodão incomoda bastante e o atrito causa dor.

Camomila: colocar chá de camomila na água da banheira ajuda a calmar a pele.

Maizena: a cada troca de fraldas, colocar bastante sobre a área afetada. Além de ajudar, ela mantém a pele sequinha por mais tempo, mesmo com xixi.

Bepantol: por ser extremamente hidratante e conter propriedades calmantes e cicatrizantes, ajuda muuuuuuito!! O ideal é passar a pomada e logo depois, polvilhar a Maizena por cima.

Misturinha: vi vários casos darem certo com a mistura de óleo neutro com Maizena. Vá misturando até conseguir uma consistência pastosa. Aplique na região e deixe a criança sem fralda por pelo menos 15 minutos.

Se, mesmo com todos os cuidados, não acontecer melhora em até dois dias, procure o Pediatra.


*******

Como amenizar o resfriado dos pequenos?

Se antes dos filhos nós vemos o inverno como sinônimo de vinho, edredom, filme, bolinho de chuva, roupas elegantes e preguiça no sofá, depois que eles nascem, só conseguimos pensar em gripes, resfriados, coriza, noites mal dormidas, tosse e crianças irritadas....

Isso porque essa época do ano é bem difícil para os pequenos, principalmente os menores de 3 aninhos. Evitar nós já sabemos, né?

- agasalhar bem
- ligar o umidificador 2h antes do bebê dormir pra aliviar os problemas da baixa umidade
- manter a hidratação da criança em dia
- evitar vento em excesso
- reforçar a imunidade com bastante ferro e vitamina C

Mas e quando mesmo tendo todos esses cuidados, a criança fica doentinha? Como podemos amenizar esses sintomas tão chatos?

Inalação: fazer inalação com soro fisiológico é excelente para liberar as vias respiratórias, pois ajuda a soltar o muco que provoca a congestão nasal, a tosse e a coriza. O ideal é fazer de duas e três vezes por dia. De 5 a 15 minutinhos são suficientes, mas é raro a criança deixar a inalação acontecer. Algumas soluções que me ajudam aqui em casa:
- desenhos: coloco os desenhos preferidos dele na TV. Ele se distrai e acaba esquecendo do inalador.
- deitado: quando ele está bem tranquilo, deitadinho, coloco o inalador o mais próximo possível e deixo até o vapor terminar.
- dormindo: quando a criança estiver dormindo, posicione o inalador perto, mas não muito perto e deixe a fumaça trabalhar o maior tempo possível.

Spray nasal: o Pediatra do lindão pede pra aplicar o spray de hora em hora. Vale Rinosoro ou Salsep. Ambos são sorinhos e podem ser aplicados até mesmo em bebês, mas SEMPRE com a ciência do seu Pediatra.

Elevar a cabeça: pra aliviar as vias respiratórias, diminuir a coriza e acalmar a tosse, coloque um travesseiro embaixo do colchão do bebê ou use um travesseiro mais alto do que o habitual para a criança maiorzinha.

Cebola: como já postei aqui, cortar uma cebola e deixar o mais perto possível do bercinho é tiro e queda pra acabar com a tosse.

Antitérmico: também fiz um post sobre isso. A primeira providência deve ser informar o Pediatra pra que ele passe a medicação correta. Essa medicação só precisa ser usada se a temperatura ultrapassar os 38 graus.

***IMPORTANTE: sempre consulte o Pediatra ao perceber qualquer sintoma atípico nos pequenos. Essas dicas são simples e não oferecem risco algum à criança, claro, mas se for algo mais sério do que uma gripe ou um resfriado, tem que tratar direitinho e isso, só o médico é capaz de identificar.


*******

Infecção de ouvido

Quem me acompanha nas redes sociais sabe que o lindão teve sua primeira dor de ouvido essa semana e, claro, ela veio acompanhada de febre e muito incômodo. Tivemos que levá-lo ao Pediatra com urgência e ele deu várias explicações e recomendações que achei importante dividir com vocês aqui:

O que causa a dor de ouvido:
Depois de uma gripe ou alergia, a secreção do nariz acaba entrando no canal auditivo e provoca uma inflamação. Isso acontece porque as crianças não sabem assoar o nariz e ficam "fungando" toda hora, ou seja, aspirando a secreção.
Mamar na posição horizontal também pode provocar o problema. O tronco precisa estar levemente inclinado pra evitar que o leite caia no canal auditivo.

Como tratar?
Em primeiro lugar, é fundamental levar a criança ao Pediatra, pois só ele pode ver se realmente é uma infecção de ouvido. Após a confirmação do diagnóstico, ele vai receitar a medicação apropriada.
Além disso, manter o nariz bem limpo é muito importante. Pra isso, soro a toda hora e aspirador nasal pra tirar a secreção (eles DETESTAM isso...choram bastante, ficam agoniados, mas tem que fazer).
Também precisa proteger bem o ouvido na hora do banho com bolinhas de algodão. Água e ouvido inflamado não combinam. Se estiver calor ou a criança fizer natação, é preciso manter distância da piscina até sarar completamente.
Também precisa evitar vento frio, pois ele faz a dor piorar. Pra isso, gorro sempre que sair de casa ou algodão no ouvido.
Se a criança estiver muito incomodada, compressas mornas dão conforto. Vale embrulhar uma toalha na bolsa de água quente ou passar um paninho a ferro (muuuuuuuuuuito cuidado pra não queimar a criança. Teste em você primeiro).

Dificulta a alimentação?
Pode dificultar sim. Tanto o ato de mastigar quanto o de sugar. Por isso, é comum a criança não querer comer nem mamar. Além disso, a mesma secreção que inflamou o ouvido pode também inflamar a garganta, o que provoca bastante incômodo na hora de comer.

Quais são os sinais?
Além da falta de apetite, a criança fica bastante com a mão no ouvido, tem medo de que alguém toque a região, chora bastante ao deitar (a posição horizontal piora a dor) e fica bem irritada. Se a inflamação já estiver avançada, pode haver cheiro ruim ou pus saindo do ouvido.
A febre também é um sinal clássico e ela acontece porque o organismo está lutando contra a infecção (antitérmico, só se passar dos 38ºC, ok?).

Como prevenir?
Quando a criança entrar na piscina ou no mar, use uma gota de álcool absoluto em cada ouvido logo após o banho. Se desconfiar que entrou água no ouvido da criança durante o banho ou uma brincadeira (de mangueira, por exemplo), faça a mesma coisa. E nunca deixe a criança mamar totalmente na horizontal.

Mitos sobre a dor de ouvido:
- O vento frio não causa a dor de ouvido. O problema dele é quando o ouvido já está inflamado, pois faz a dor piorar.
- Dor de ouvido não é sinônimo de sujeira. Pelo contrário. A cera tem importante papel protetor.


*******

Vitamina D

Já comentei aqui no blog sobre a importância de estar ao ar livre com os pequenos...deixar eles pisarem no chão, na grama e, principalmente, tomar sol, né?

E vocês sabem por que é tão importante tomar sol diariamente? Porque é ele que faz o organismo absorver a vitamina D. E isso não vale só para os pequenos não, viu? É uma dica pra família toda.

Hoje, vemos pessoas de todas as idades com carência dessa vitamina justamente porque sempre que saímos de casa, estamos com camadas e camadas de protetor solar (ele bloqueia o efeito do sol sobre a pele, mas também bloqueia os benefícios do sol). Claro que não podemos sair sem proteção, mas é preciso manter o banho de sol com a pele livre. Como fazer então?

10 minutinhos por dia! Isso mesmo! Apenas 10 minutinhos por dia já são suficientes para o organismo absorver todos os benefícios que o sol tem pra oferecer. E não precisa ser no corpo inteiro não. Pode ser só no pé, por exemplo. Coloque os pés no sol enquanto toma café da manhã, por exemplo e depois passe o protetor solar normalmente pra sair de casa.

Se não tiver esse tempo, saia de casa sem protetor nas mãos, dirija normalmente até o trabalho e depois passe o protetor.

Mas afinal, por que é tão importante absorver a vitamina D?

A sua importância está diretamente ligada à absorção do cálcio pelo nosso corpo. Ela ajuda o nosso organismo a "sugar" o cálcio dos alimentos e a manter a quantidade adequada para o bom funcionamento do nosso corpo. Sem ela, há risco de raquitismo, doenças nos ossos e má formação do feto (no caso das grávidas).

Então, bora lá pra fora?


*******

Não podem passar em branco

Às vezes a gente exagera, né? Basta um espirro pra ligarmos correndo para o Pediatra dos nossos pequenos. Mas alguns sintomas são realmente urgentes e precisam de atenção redobrada. Se algum deles pintar, é hora de ligar correndo meeeesmo para o médico, ok?

Febre alta:
Em bebês de até três meses de idade, uma febre alta já é considerada quando o termômetro acusar 38 graus. Acima desta idade até os seis meses de vida uma febre alta já pode ser considerada acima de 38.3 graus. Para crianças maiores 39 é considerada febre alta. Vale lembrar que mais do que o grau apresentado no termômetro é importante considerar a disposição e hidratação de seu pequeno, se a febre estiver ainda baixa, mas a criança estiver muito indisposta contate seu pediatra.


Febre de longa duração:
Se mesmo após quatro horas de uso de medicamentos a febre não tiver baixado ou se mesmo com o tratamento a febre (mesmo sendo baixa) não ceder em até cinco dias, é hora de procurar ajuda médica


Febre associada a dor de cabeça:
Muita atenção se a queixa de seu pequeno for de dor no pescoço, torcicolo ou dor de cabeça associado a febre, pois estes sintomas muitas vezes podem estar associados a meningite.

Manchas vermelhas sobre a pele:
Esse tipo de sintoma precisa ser examinado para que o tratamento adequado possa ser iniciado. Se verificar quaisquer manchas, procure um pediatra.

Pintas irregulares:
O ideal é que você faça uma verificação mensal no corpo de seu pequeno para detectar pintas que possam ser irregulares, com bordas irregulares ou em crescimento. Se encontrar algo deste tipo procure o médico.

Súbita dor de estômago:
Se seu pequeno se queixar de dor ao redor do umbigo, ou na lateral direita do abdômen leve ao pediatra, principalmente se estas queixas estiverem associadas a outros sintomas, como vômito, diarreia, pois pode ser um sinal de apendicite.

Dor de cabeça com vômitos:
Se esta for a queixa de seu pequeno procure seu pediatra, enxaquecas não são incomuns em crianças, mas estes sintomas precisam ser examinados com mais cautela.

Pouco xixi:
Este sintoma associado à boca seca, palidez, vômito, diarreia pode ser um sinal de desidratação. Se perceber palidez e apatia chame a emergência ou procure o hospital mais próximo.

Lábios azuis:
Este sinal pode estar associado à dificuldade respiratória, você pode perceber que seu pequeno está ofegante e com o peito emitindo uma espécie de chiado. Trata-se de um problema respiratório, causado por uma reação alérgica ou até mesmo crise de asma. Neste caso procure a emergência mais próxima para que os primeiros socorros possam ser feitos.

Inchaço no rosto, língua ou lábios:
Sinais característicos de um quadro alérgico forte. Contate seu médico para verificar se ele indica algum medicamento antes de chegar ao médico e leve rapidamente a criança para uma emergência médica.

Vômito após queda:
Principalmente quando se trata de um bebê, este pode ser um quadro de emergência neurológica, de qualquer forma se seu filho apresentar este sintoma, não perca tempo, leve ao médico.

Sangramento excessivo:
Se houver um corte em que o sangramento não cessa mesmo após alguns minutos de pressão ou se a proporção do mesmo for grande leve a criança para emergência médica.

    *******

    Combinação contra picada

    Levar uma picada "daquelas" e não poder usar nada pra melhorar!!! Toda grávida e mãe de recém-nascido já passou por esse tipo de aperto, né? Afinal, gestante e bebê não podem usar praticamente nada!

    No meu caso, foi aos 7 meses de gravidez. Levei uma picada de borrachudo no pé que não parava de coçar, arder, pinicar.....afffffff!!! Liguei para o meu médico pedindo algo que pudesse usar durante a gestação.....a resposta? NADA!!

    O jeito foi correr pra internet em busca de uma solução caseira e natural. Encontrei uma misturinha simples, rápida e o melhor: muuuuuuuuuuuuuuuuito eficiente!!! Sal e água.

    Você mistura 1 colher de sobremesa de sal com água até alcançar uma consistência pastosa e passa na picada. Tem que deixar agir por pelo menos 10 minutos, mas quanto mais tempo, melhor. Pode repetir quantas vezes for preciso.

    O alívio é quase imediato.


    *******

    Criança esquecida no carro? Nunca mais!

    Tão bom quando vemos pessoas trabalhando para o bem, né? Olhem só que invenção bacana da Intel:

    É o Smart Clip, um sensor que deve ser preso ao cinto de segurança do bebê conforto ou da cadeirinha e é interligado a um aplicativo para celular.

    Os dispositivos se conectam e o sensor envia um sinal vermelho a cada 20 segundos para o celular dos pais informando que a criança está no carro. Assim que os pais tiram a criança, o sinal fica verde. É enviado também um sinal sonoro toda vez que o bebê se mexe na cadeirinha ou bebê conforto (caso o adulto saia do carro e deixe a criança lá dentro, logo vai receber o aviso de que a criança se mexeu).

    O produto foi lançado em janeiro e a previsão é de que esteja disponível no mercado ainda este ano. Tomara!!!!




    *******

    A sensibilidade infantil

    É impressionante como as crianças são sensíveis a tudo o que acontece ao redor delas. Desde que nascem!! Tudo o que sentimos, tudo o que rola em casa.....nada passa batido pelos pequenos.

    Justamente por isso, muitas famílias erram ao esconder algumas coisas dos pequenos. E erram por quê? Porque omitir certos fatos, vai apenas gerar mais ansiedade na criança e ela ficará irritada, chorona, sensível, manhosa e birrenta.

    E daí tudo se transformará em uma grande bola de neve:

    - problema
    - família estressada
    - omissão
    - criança estressada
    - manha
    - birra
    - família ainda mais estressada
    - criança ainda mais estressada
    - etc.....

    Por isso, sugiro sempre o seguinte: DIÁLOGO!

    Claro que, na medida da idade da criança, de forma clara e simples, sem grandes detalhes. Por exemplo:

    O vovô está seriamente doente? Conte para a criança que o vovô está dodói e que, por isso, a mamãe está um pouco triste e preocupada. Convide a criança para ajudar da forma que for possível pra ela: fazer uma oração pelo vovô pode ser uma boa maneira dela se sentir parte da família, parte do momento pelo qual vocês estão passando.

    O mesmo esquema vale para problemas financeiros, preocupações com o trabalho e tudo mais o que possa estar incomodando vocês.

    Nunca deixem a criança totalmente de fora! Ela é parte da família e precisa estar inserida no que acontece com vocês...sejam coisas boas, sejam coisas ruins. Tudo de acordo com a idade dela, mas sempre deixando ela fazer parte real da vida da família.

    E não estou falando só de crianças mais crescidinhas não! Isso vale até para o bebê recém-nascido. Eles precisam se sentir seguros e, sentir a mãe nervosa sem conhecer o motivo acaba gerando muita ansiedade e stress.....até mesmo nos pequenos.


    *******

    Meningite B

    Desde o dia 10 de maio, está disponível na rede privada a vacina contra o tipo B da doença, que é mais raro, mas também é mais grave e atinge principalmente crianças entre 0 e 5 anos (mas a vacina também é para adolescentes e adultos). 

    Infelizmente, ainda não temos previsão de quando a vacina estará disponível na rede pública. Por enquanto, só as clínicas privadas fornecem e o preço é bem salgadinho: a partir de R$ 340,00.

    O texto que achei mais completo sobre o assunto foi esse aqui. Vale a leitura!

    Bebê recebendo vacina no braço

    *******

    Cólica é sempre igual?

    Parece uma pergunta boba, né? Mas não é!! Muitas vezes, a criança pode estar apenas com um incômodo e vocês estão tratando com o que seria necessário para uma cólica. Ou vice-versa.....olhem só que bacana esse resumo que uma leitora me enviou pelo Face essa semana:

    Cólica do primeiro trimestre: 
    – Dor, choro inconsolável
    – Flexão do corpo
    – Tem hora marcada
    – Não melhora com nada
    – Melhora aos 3 meses
    – Sem relação com eliminação (pum, cocô)

    Desconforto de retenção:
    – Criança mais resmunga do que chora
    – Melhora com eliminação (pum, cocô)
    – Não tem hora marcada
    – Melhora aos 3 meses
    – Está, na maioria das vezes, relacionada à distensão abdominal (abdome inchado, brilhante)

    Azia: 
    – Mais irritabilidade que choro
    – Estica o corpo para trás
    – Dor ou desconforto ao deitar
    – Melhora mamando ou ficando na vertical
    – Relacionada a soluços, regurgitações, náuseas, vômitos, salivação excessiva
    – Pode estar relacionada a refluxo

    Reflexo Gastro-cólico: 
    – Dor quando mama
    – Afasta a cabeça quando mama (como se quisesse tirar o peito ou a mamadeira da boca)
    – Melhora com interrupção da mamada
    – Resulta em evacuação ou flatulência durante a mamada

    Viram só? Importante isso, né? Sabendo diferenciar, fica mais fácil tratar e falar com o Pediatra.

    *******

    Começando o desapego da chupeta

    Semana passada, esqueci de colocar a chupeta do lindão na mochila.....e para surpresa geral, a tia disse que ele dormiu tranquilamente. Demorou um pouquinho mais pra pegar no sono, mas não reclamou nem chorou.

    Resolvi aproveitar a chance pra ver se começamos a desapegar da chupeta por aqui.

    Desde segunda-feira, quando chega a hora do soninho na escola, a tia fala pra ele que a chupeta ficou em casa (mando a bonita na mochila todos os dias pra garantir).

    E ontem veio o aviso na agenda: ele está dormindo normalmente sem chupeta. Continua demorando um pouco mais pra pegar no sono, mas dorme - e super bem! Não reclama, não fica chateado, pedindo pela "pepeta", nem nada!!

    E hoje, para a minha alegria, depois de colocar o uniforme, ele foi até o berço e disse:tchau, pepeta! vc fica em casa, né? não vai pra escolinha!

    Quase mordi!!! Rsrsrsrsrs....a tática tá dando certo...

    Achei bacana compartilhar com vocês. Caso estejam querendo começar a tirar a chupeta, essa é uma boa forma.


    *******

    Etiquetas: cortar ou não?

    Como toda mamãe de primeira viagem, fui orientada a cortar todas as etiquetas das roupinhas do lindão antes dele usar pra que a pele não ficasse irritada.

    Fiz tudo conforme me ensinaram. Lavei as peças com sabão da coco e fui cortando etiqueta por etiqueta! Beleza!! Até aí, tudo bem, mas depois me arrependi amargamente:

    Por quê?

    1) Porque, mesmo cortando bem rente, o que sobra da etiqueta acabou irritando a pele dele. E acho que pinicava também, pois ele ficava bem irritado.
    2) Fiquei totalmente perdida na hora de ver as peças que iria usar nele, já que não tinha mais referência nenhuma de tamanho. Quando passei as roupinhas pra frente, foi o mesmo problema, pois a mamãe presenteada ficou mais perdida do que cego em tiroteio.
    3) As roupas com etiqueta nunca irritaram a pele dele.

    Portanto, baseada na minha experiência, não aconselho cortar as etiquetas não. Só aquelas maiores e duras, mas as da gola, que são menores e macias, deixem lá. Só se fizerem o teste e realmente der alergia no bebê, daí vale a pena cortar.


    *******

    Fortacendo o maxilar

    Dica bacana que peguei com a Odontopediatra do lindão essa semana:

    Se você perceber que a criança está rangendo os dentes dormindo, preste atenção na alimentação dela. Isso pode ser sinal de fraqueza do maxilar, ou seja, poucos alimentos sólidos.

    Pra evitar o problema e treinar a musculatura, é preciso oferecer alguns "desafios" para a mastigação como maçã (para os menores, vale cortar as fatias um pouco maiores), amendoim, castanha do pará, carne mais firme e em pedaços maiores, bolachas, pão de queijo, etc...

    Não precisa ser todos os dias. De duas e três vezes por semana já é suficiente.

    Gostei bastante de saber isso, já que o lindão ama uma comida molinha. Mas compensa bastante nos lanches mais durinhos e nas frutas....


    *******

    Bebê quentinho a noite

    Com a chegada do frio, as noites vão ficando cada vez mais fresquinhas. Logo, logo, elas estarão geladas. E com isso, vem nossa preocupação, né?

    Será que o bebê está quentinho?
    Mas e se ele passar frio?
    Cubro ou não cubro?

    Fiz esse post pra tirar todas as dúvidas que eu já tive e as que vocês me enviam por email e WhatsApp:

    Posso cobrir meu bebê?
    Nunca! Até que a criança tenha mais noção da posição de dormir (cabecinha no travesseiro e sempre voltada para a cabeceira da cama, sem fazer malabarismos pelo berço/caminha), colocar um cobertor ou edredom ali é muito perigoso. Como eles se mexem demais (e por toda a área do berço), podem ficar embaixo da coberta e se asfixiarem. Só o lençol sobre o colchão é suficiente.
    Mas se você só se sente tranquila vendo o bebê coberto, uma boa opção são os sacos de dormir. Eles cobrem a criança, mas como são uma espécie de regata, não oferecem risco de asfixia.

    Para os recém nascidos, algo que funciona super bem é o rolinho feito com a manta, aquele "canudinho" que as enfermeiras fazem na maternidade, sabem? Tem o passo a passo nesse post.

    Posso usar climatizador ou ar condicionado?
    Com certeza! Mas nada de esquentar demais o ambiente, ok? Mantenha o quartinho entre 22 e 24 graus. Isso garante conforto sem esquentar demais. E muito cuidado com a roupinha do bebê. Se lá fora está congelante, mas dentro do quarto está acima dos 22 graus, ele não precisa de pijamas pesados. Manga longa e calça sim, mas leves, ok?

    Aquecedores são confiáveis?
    Os a óleo são sim! Eles aquecem o ambiente aos poucos e não têm risco de curto-circuito. Mas é preciso ter cuidado. Se o seu modelo não tem termostato, ele vai aquecer demais o ambiente. O termostato é o sistema que faz o aparelho ligar e desligar conforme o ambiente chegue na temperatura desejada. Outro problema é que os aquecedores ressecam muuuuito o ar. Portanto, se for deixar o seu ligado a noite toda, faça como faz com o ar condicionado: deixe uma toalha molhada ou uma bacia com água perto do berço.

    Não tenho aquecedor nem climatizador? Como manter o bebê bem quentinho?
    O segredo é aumentar as camadas de roupas ou a espessura mesmo. Pijamas de flanela, pelúcia, plush. Todos eles são bem quentinhos e confortáveis. Por baixo, vale colocar um body pra aquecer mais ainda o tronco (o tronco é a parte que devemos manter mais aquecida durante o inverno. Aquecendo bem os órgãos, o conforto é imediato.) Os macacões de manga longa e pezinhos são os melhores, pois garantem que o bebê fique todo coberto, mesmo se mexendo bastante. Existem modelos que têm uma tecido a mais no punho. Você puxa e ele cobre a mãozinha como se fosse uma luva. Também é uma boa, já que alguns bebês conseguem tirar as luvas durante a noite.
    Se vocês moram em um cidade de frio extremo, vale também colocar gorro no bebê. Dê preferência aos modelos que amarram ou abotoam. Eles não saem do lugar mesmo com a criança se maxendo bastante.

    E lembrando dessa dica que dei ano passado: não exagere na proteção! Tudo que o bebê precisa é de uma camada a mais que você.

    Também vale a pena atentar para os sinais de frio e calor que o bebê pode apresentar:

    FRIO:
    - lábios roxos
    - sonolência excessiva (você não consegue despertar o bebê mesmo com estímulos que antes funcionavam)
    - rosto muito frio
    - apatia
    - extremidades muito geladas

    Achei esse texto sobre hipotermia muito bom. Vale a leitura!

    CALOR:
    - bochechas vermelhas
    - suor
    - irritação
    - bolinhas vermelhas na pele
    - roupinha molhada (principalmente nas costas)
    Se o bebê apresentar um desses sinais, tire uma camada de roupa e veja como ele responde. Se precisar, tire mais uma camada, ou as luvas, gorro, etc. Até que ele se mostre confortável novamente.


    *******

    Teste da linguinha

    Atenção gravidinhas e tentantes: vocês conhecem esse teste?

    O teste da linguinha passou a ser obrigatório nas maternidades de todo o Brasil este ano e consiste em saber se a criança nasceu com a famosa "língua presa".

    O ideal é que o teste seja feito nas primeiras 72 horas de vida. A equipe médica avalia o frio da língua do bebê (aquela membrana que nós temos bem embaixo da língua) tanto visualmente quanto durante a amamentação.

    Se for necessário, o médico realiza o corte do freio na maternidade mesmo, num processo bem simples e com anestesia local.

    Todo mundo conhece o problema que a língua presa causa na fala, né? Mas poucas pessoas sabem que a amamentação também é prejudicada: quando o bebê tem a língua presa, ele não consegue sugar leite suficiente pra ganhar peso e se satisfazer. Acaba ficando irritado e com fome constantemente. No momento da sucção, o movimento da língua é fundamental, então, se ela não está 100%, até a respiração do bebê na hora de mamar fica mais difícil. Ele cansa mais rápido e acaba parando antes da hora.

    Ou seja, uma beleza ter esse teste de graça e obrigatório agora, né?

    Fica a dica ;)


    *******

    Xarope natural

    Essa época do ano é cheia de doenças respiratórias, né? E as crianças são as mais atingidas. Pra melhorar aquela tosse seca chata que insiste em aparecer, já mostreiaqui que a cebola ajuda a acalmar as noites de sono. Mas ela também ajuda - e muito - a realmente tratar a tosse. Essa receita de xarope caseiro é simples e muito eficiente (e vale pra família toda):

    - 1 cebola média
    - 2 copos de água
    - sumo de 1 limão
    - 2 colheres (chá) de mel

    Coloque em uma panela, dois copos de água. Corte a cebola em pedaços grandes e deixe ferver por cerca de 15 minutos. Desligue o fogo e deixe repousar por cinco minutos. Coe e acrescente as colheres de mel. Na hora de tomar, adicione o sumo de limão espremido na hora.

    Tome uma colher de sopa, duas ou três vezes por dia. O xarope tem que ser consumido no máximo em dois dias.


    *******

    Papai também troca fralda

    O ator Ashton Kutcher postou um desabafo no Facebook mês passado e continua dando o que falar: no post, ele reclamava da falta de trocadores nos banheiros públicos masculinos.

    E vamos combinar, né? Isso é mesmo um absurdo. Faz muuuuuuito tempo que trocar fraldas deixou de ser uma tarefa exclusivamente materna. Pai que é pai, ajuda em tudo hoje em dia.....e gosta de ajudar.

    Fico pensando na situação dos pais quando saem sozinhos com o bebê. Se forem trocar a fralda vão fazer isso como? Na pia?! No chão?!

    Com isso em mente, o ator lançou uma petição pedindo para que duas grandes lojas de departamentos americanas providenciem trocadores acessíveis e universais em suas lojas. Segundo o texto da petição, a escolha dessas redes se deu porque são lojas líderes dessa indústria. “Se eles derem esse passo, sei que outras empresas vão seguir o exemplo”, disse Ashton.
    Em uma entrevista,o ator explicou a dimensão de seu pedido: “Estamos em 2015, as famílias têm diversos formatos e é injusto pensar que é apenas uma tarefa da mulher trocar as fraldas. Esse é um pequeno passo para mudar a mentalidade e enxergar os gêneros com mais igualdade".
    TOP!!!
    Por aqui, não existe uma lei federal que obrigue os banheiros públicos a incluírem trocadores. Há alguns projetos de lei em andamento, mas a maioria se refere apenas aos banheiros femininos.

    *******

    Viajando de avião com o bebê

    A primeira viagem de avião do lindão foi aos 2 meses. Viajamos pra comemorar o primeiro aniversário da nossa afilhada (priminha dele). 

    Eu tinha muito medo dele sentir dor de ouvido na decolagem e no pouso, então, pesquisei bastante a respeito e falei com a Pediatra. As dicas foram certeiras e garantiram muitos vôos tranquilos pra nós e pra ele:

    - manter a boca ocupada: assim como é pra nós, o bebê precisa manter o maxilar em movimento quando o avião vai pousar (na decolagem não há o que se preocupar). Como ele não pode mascar chicletes (rsrsrs), a solução é dar o peito, a mamadeira ou a chupeta assim que começar a sentir que o avião está começando a descer. Se não perceber nada por conta própria, é só esperar pelos avisos luminosos de atar cintos pra usar a tática.
    - conforto acima de tudo: para os pequenos, leve um travesseiro que permita que o bebê fique deitadinho no seu colo como se estivesse no berço. Já para os maiores, aposte em roupas leves e fresquinhas (leve uma manta para o caso de esfriar por causa do ar). Como eles ficam no nosso colo, roupas quentes dão muito calor.
    - brinquedinhos: essa dica é fundamental para o sossego da família e dos demais passageiros.....leve os brinquedos preferidos da criança na viagem. Nem sempre eles dormem o tempo todo e, quando isso acontecem, precisam de distração. Vale levar também os vídeos preferidos. Eu colocava a Galinha Pintadinha no celular.
    - viagem juntos: enquanto um fica com o bebê no colo, o outro precisa estar com a mobilidade fácil pra correr com as providências. Exemplo: bebê começa a se esgoelar querendo mamar. Enquanto a mãe acalma a criança, o pai prepara a mamadeira. Se ficarem longe um do outro, será bem mais difícil ter que cuidar de tudo sozinha.
    - fraldas e roupinhas extras: sabem como são as crianças, né? Pra evitar surpresas desagradáveis, tenha tudo à mão na bolsa do bebê.
    - papinha: de casa ou Nestlé, o importante é ter a comidinha sempre à mão. Ela, além de saciar, é uma boa distração para o bebê.

    Mesmo com todos esses cuidados, surpresas podem acontecer, então, prepare-se! Leve tudo na esportiva e relaxe!

    Ah! Não indico viagens muito longas (internacionais, por exemplo) com bebês pequenos (menos de 3 anos). Dificilmente eles ficarão calmos com tantas horas parados. Mas caso seja inevitável, veja as condições oferecidas pela companhia pra que o processo seja o menos complicado possível. Por exemplo: eles oferecem berço? Ou pelo menos o bebê conforto?

    Por aqui, já aconteceu:

    - ele fez cocô bem na hora da decolagem, ou seja, não pude levantar na hora pra trocar a fralda. Fiquei lá esperando o aviso do comandante....e o cheiro tomando conta do avião!!! Que agonia!!
    - ele resolveu acordar bem na hora em que entramos no avião.....e se recusou a dormir de novo nas próximas duas horas.
    - ele se recusou a mamar bem na hora fundamental! O jeito foi dar a chupeta.


    *******

    Febre ou Estado Febril?

    Se tem uma coisa que apavora mães e pais de primeira, segunda e todas as viagens é a febre!! É só a gente sentir os pequenos levemente quentes que praticamente entramos em pânico.

    Esse pânico é justificável e compreensível, já que febre é algo que indica que existe algum problema por ali, né? Mas é preciso cuidado pra que, todo o zelo e preocupação, não acabem fazendo mal para a criança.

    Por que digo isso? Porque existe uma diferença importante entre febre e estado febril.

    Até 37.9°C, a criança está em um estado febril, ou seja, apenas uma resposta do organismo a alguma coisa que não está certa. Essa resposta é necessária, é algo que o corpo precisa fazer para vencer aquele processo. Se for interrompido com a medicação, essa defesa pára e, com isso, pode aparecer uma infecção ou uma inflamação, por exemplo.

    Só a partir dos 38°C é que os Pediatras indicam a medicação. E é fundamental respeitar a quantidade e o intervalo entre as doses, famílias. De nada vai adiantar dar mais remédio ou repetir a dose de hora em hora. Isso só fará mal à criança, além de ser extremamente perigoso.

    Uma conhecida minha quase matou o filho por excesso de zelo. Ele estava com 37,5°C e ela entrou em pânico. Dava remédio a cada 30 minutos para a criança. Resultado? A temperatura ficou tão baixa que ele precisou ser internado.......

    Sei que a tentação é grande, pois morremos de medo de ver a febre subir, mas vamos nos controlar, né? Se está abaixo dos 30°C, dê um banho morno na criança, mantenha o cabelinho molhado, use um paninho na testa.......e só!! Apenas para aliviar mesmo. Remédio, só se passar dos 38°C, combinado?


    *******

    Cistos de Retenção de Esmegma

    Nome estranho, né? Mas para as mães e pais de meninos, esse termo passa a ser bem comum. Trata-se de uma ou mais bolinhas que aparecem no pipi do bebê. Elas podem ser pequenas ou grandes.

    Mas por que essas bolinhas aparecem? Acontece que o pênis produz uma secreção natural desde o nascimento e por toda a vida do homem. Essa secreção é necessária para a saúde do pipi e, na vida adulta, para facilitar a penetração. É o esmegma.

    O esmegma é produzido por glândulas que se localizam na base da cabeça do pênis (em alguns homens, elas são bem visíveis, mas na grande maioria das vezes, são muito pequenas para serem percebidas). A produção do esmegma não pára e, como os meninos nascem com a pele do pênis cobrindo todo o órgão, pode haver um acúmulo (já que a secreção não tem para onde sair, digamos assim). Nisso, ela acaba formando essas bolinhas ao longo do pipi.

    Muitos pais ficam assustados, achando que se trata de pus ou cistos, mas não se trata de uma infecção. É importante falar com o Pediatra, claro, pra confirmar o diagnóstico, mas depois de confirmado, o único cuidado é continuar caprichando na higiene durante o banho (abrir a pele até onde ela vai e lavar com água e sabonete). Em alguns casos, pra prevenir infecções, o médico pode receitar uma pomada antibiótica.

    O esmegma é absolutamente saudável e necessário (inclusive, ajuda a descolar o prepúcio da glande).

    Conforme a pele for se abrindo, o esmegma vai saindo.

    Meu baby teve 2 episódios e na primeira vez fiquei bastante assustada, achando que eram cistos. Na segunda vez, no lugar de pequenas bolinhas, formou-se uma grande e única.....estamos tratando e ela já diminuiu bastante, uma vez que a pele vem se abrindo mais a cada dia.

    Pois é!! Ser mãe e pai de menino é uma grande aventura...hehehe


    *******

    Medo

    Famílias, achei muuuuuuuuuito bacana essa matéria da revista Crescer. Meu baby passou recentemente pelo medo de ficar sozinho.

    Quando ia para o berço, queria que a gente ficasse ao lado dele o tempo todo. Não admitia ficar sozinho no quarto. Mas aos poucos, fomos explicando que não há motivo para ter medo, que o quartinho dele é seguro, que está tudo bem.......deu certo. Depois de 3 noites problemáticas, tudo voltou ao normal.

    *******       *******       *******

    Sentir medo é normal, faz parte do desenvolvimento infantil, mas a criança precisa se sentir amparada quando esse sentimento vem à tona. Veja aqui quais são os temores mais comuns a cada fase e saiba com ajudar seu filho a lidar com eles:
    ATÉ 7 MESES De barulhos inesperados e luzes fortes.
    - Para ajudar: evite expor a criança a qualquer estímulo intenso. Se não for possível, faça de maneira suave e verifique como ela reage.
    DE 7 MESES A 1 ANO E MEIO De pessoas, ambientes e objetos novos; de perder os pais, pois acham que pessoas desaparecem quando não estão ao alcance de seus olhos.
    - Para ajudar: o pai, a mãe ou o cuidador devem estar presentes quando o bebê for exposto a situações novas.
    DE 1 ANO E MEIO A 3 ANOS Do escuro, de pessoas com máscaras ou fantasias, de ficar sozinho.
    - Para ajudar: ao encontrar alguém fantasiado, aproxime-se devagar e mostre que é apenas uma roupa diferente. Se ele não gostar, não force.
    DE 3 A 5 ANOS De monstros, fantasmas, da escuridão, de animais, chuva, trovão, de se perder.
    - Para ajudar: respeite a criança, permitindo que se expresse, e explique que nada lhe acontecerá de mal. Quanto ao medo de se perder, faça-a decorar o nome inteiro e o telefone de casa e a ensine a pedir ajuda. Ela se sentirá mais segura.
    A PARTIR DOS 5 ANOS De ser deixado na escola, de bandido, de personagens de terror.
    - Para ajudar: insegurança melhora com diálogo. Se o medo for de bandido, reforce, por exemplo, a importância de ficar perto de adultos conhecidos. Para a criança se sentir segura, diga que alguém sempre estará cuidando dela na escola.
    A PARTIR DOS 6 ANOS Da própria morte e da dos pais, pois já a entende como algo irreversível; de ser criticado.
    - Para ajudar: se houver perguntas sobre morte, não invente histórias absurdas, diga a verdade de forma delicada. E quanto às críticas: explique que elas nos ajudam a melhorar.




    *******

    A transição para o chuveiro

    E ontem foi dia de tomar o primeiro banho de chuveiro....para a minha imensa surpresa, foi tranquilo e ele não estranhou nada.

    Coloquei a banheira no chão pra ele ligar os fatos (banheira=hora do banho) e pra tornar a transição mais fácil. Deu certo!!

    Outra coisa que ajudou muito foi deixar o chuveirinho ligado na mão dele....se divertiu horrores (meu chuveiro não corta o fluxo de água qdo abrimos o chuveirinho).

    Pra não judiar da coluna, o maridão ficou sentado em um daqueles bancos de plástico.

    Hoje ainda usaremos a banheira como piso de novo, mas amanhã já começamos com o tapete antiderrapante.


    *******

    Saindo da rotina nas festas

    Durante a época das festas de fim de ano, recebi muitos emails (dropsdemae@gmail.com) de mamães me perguntando como fazia com a rotina de sono do meu baby nesses dias. Achei bacana transformar esse assunto em post.

    Meu baby tem um ritual bem certinho a noite:

    - 19h: jantar
    - 21h: banho, seguido de pijama, oração, mamadeira e berço.

    Nos dias de festa (o mesmo vale para dias em que sabemos que dormiremos mais tarde, como em casamentos, aniversários, formaturas, etc), fazíamos assim:

    - entre 17h30 e 18h: jantar
    - entre 18h30 e 19h: banho
    - cochilo às 20h (bem fora da rotina esse cochilo, pra que acordasse em no máximo 2h. Nos dias de Natal e Ano Novo, ele cochilou na casa da minha mãe.)
    - acordava entre 21h e 22h, bem na hora de começar a festança. E nisso, ele ia tranquilo até tarde. 
    Em ambas as datas, fomos dormir às 2h da manhã e ele não teve alteração nenhuma no sono por conta da mudança de rotina.


    *******

    O nascimento dos dentes

    Poucas coisas judiam e incomodam tanto os bebês (e consequentemente, toda a família) quanto o nascimento dos dentinhos. Isso porque, junto com eles, chegam muitos incômodos e sintomas desagradáveis:

    - baba excessiva (fazendo os bebês muitas vezes engasgarem)
    - dor e coceira na gengiva
    - febre
    - diarreia
    - assaduras

    Nós podemos ajudar os pequenos com truques como:

    - géis anestésicos (como o Nenedent)
    - massagem com a fralda ou com dedal de silicone
    - comida bem pastosa e servida mais fria
    - mordedores gelados

    Por aqui, o uso da Camomilina C estava sendo mais do que suficiente. O baby passou pelo nascimento dos dentes sem grandes sintomas. Apenas um incômodo na hora de comer. Mas agora, a coisa deu uma mudada. Isso porque chegou a hora dos molares. Como são os maiores, causam mais sofrimento também. Mesmo com a Camomilina C, ele está febril, chatinho, manhoso, desanimado, babando muuuuito, e incomodado demais com a gengiva. Fui pesquisar sobre isso e achei esse gráfico bem interessante e claro.

    Meu baby está para completar 21 meses....reta final, mas também, a mais sofrida até hoje!

    Vale a pena ter esse resumo por perto, principalmente as gravidinhas e mamães de recém-nascidos.


    *******

    A temperatura do ar condicionado

    É só chegar o verão que, junto com ele, chega a famosa dúvida dos pais: mais qual é a temperatura ideal para o bebê dormir no ar condicionado? 

    Tecnicamente, o indicado para bebês é que o ar fique entre 23 e 25 graus, mas o que dá certo mesmo é conhecer o metabolismo do seu pequeno e ver qual a temperatura mais agradável pra ele.

    Por aqui, meu baby dorme no ar condicionado desde sempre, já que nasceu no MT. O ar era de janela, então ficava difícil controlar a temperatura de forma mais exata. A solução foi deixar de uma forma que o ar ia desligando no decorrer da noite, conforme o quarto atingia uma determinada temperatura. Dessa forma, não ficava aquele gelo que fica quando deixamos o ar de janela ligado direto.

    Já no novo apê, temos ar split. Beeeem mais fácil! Como meu baby é ultra-mega-power calorento, começamos nos 23 graus (24 ou 25 graus, pra ele, já é muito calor). Nesse dia (era a soneca da tarde), ele acordou 1h depois chorando e, quando fui ver, estava todo suado. Baixei pra 22 graus e essa foi a temperatura adotada para os cochilos durante o dia. Ele fica bem, não sua nem fica com frio. Dorme tranquilo.

    Já a noite, deixo o quarto a 21 graus (fiz o mesmo esquema pra ver qual seria a temperatura ideal) e ele dorme com pijama de manga longa leve e meinhas. O quarto fica fresco sem ficar frio. Perfeito pra ele.

    Então, fica a dica: pra saber qual é a temperatura ideal do ar condicionado para o seu baby, ninguém melhor do que ele mesmo pra te ajudar nessa hora. Está suadinho? Abaixe 1 grau. Acordou friozinho ou com soluço? Aumente 1 grau.....até que você perceba que ele está confortável.


    *******

    Cama compartilhada: sim ou não?

    Dia de responder a mais uma dúvida das leitoras: muitas me escreveram (dropsdemae@gmail.com) perguntando o que acho da Cama Compartilhada (CC). Virou post!

    Não sou nem um pouco a favor. E são vários os motivos:

    - risco de vida para o bebê: por maiores que sejam os cuidados, os pais podem sim rolar sobre a criança e sufocá-la.
    - intimidade dos pais: e não estou falando só de sexo não. Estou falando de dormir abracadinho, de bater papo na cama antes de dormir, de assistir TV juntos, etc.....momentos de intimidade vão muuuuito além do sexo em um casamento.
    - independência da criança: claro que eles são dependentes de nós por muitos anos, mas precisam ir conquistando pequenos espaços aos poucos e dormir, é um desses espaços. Dormir no seu bercinho, com todo o espaço do mundo. Poder se virar pra cá e pra lá sem bater em ninguém.
    - limite: a criança precisa saber que existem limites na vida. Por exemplo: na hora de dormir, você tem a sua caminha e a mamãe e o papai têm a cama deles.
    - qualidade do sono: pode dizer um zilhão de vezes que dorme melhor com o filho junto na cama que eu nunca vou acreditar. A criança se mexe muuuuitas vezes a mais do que nós. São chutes, socos, cotoveladas nos pais o tempo inteiro. Ninguém dorme bem assim. Se fizer questão de ficar de olho na criança durante a noite, coloque o berço ao lado da cama do casal, mas na mesma cama, não mesmo!

    Faço CC de vez em quando sim, mas nas sonecas da tarde. Quando, por exemplo, estou na casa da minha mãe, durmo com meu baby na cama dela quando ele vai cochilar. Não fico em paz sabendo que ele pode cair, então, cerco um dos lados com almofadas altas (ou encosto a cama na parede) e fico do outro lado, servindo de barreira (rsrs). Não é um grande cochilo pra mim, já que acordo o tempo todo com os chutinhos e socos dele enquanto dorme, mas curto ficar ali sentindo o cheirinho e simplesmente vendo meu baby dormir.


    *******

    Como foi o desmame por aqui

    E hoje é dia de responder a mais uma dúvida das mamães aqui do Drops. Recebi muitos emails (dropsdemae@gmail.com) me perguntando como foi o desmame aqui em casa, quais foram os sinais que meu baby deu, como me senti, etc. Virou post!

    O desmame foi bem tranquilo! Sem pressão de tempo, sem stress e naturalmente. Graças a Deus!

    Vamos por partes:

    Aos 6 meses, quando meu baby passou a comer frutinhas, já diminuímos duas mamadas (a do meio da manhã e a do meio da tarde - horários em que ele comia as frutas).

    Aos 7 meses, foi hora de introduzir as papinhas salgadas. A partir daí, ele passou a mamar apenas ao acordar e para dormir, ficando assim:

    - ao acordar: peito
    - no meio da manhã: fruta
    - almoço: papinha salgada
    - no meio da tarde: fruta
    - jantar: papinha salgada
    - na hora de dormir: peito

    Claro que, vez ou outra, ele pedia pra mamar no meio do dia, mas era raríssimo. Quando não aceitava a fruta ou a papinha, eu esperava um tempo e dava o peito (esse intervalo foi uma dica da Pediatra que deu muito certo).

    O sétimo mês do meu baby foi bem difícil, pois ele passou a acordar de hora em hora de madrugada pra mamar, coisa que não fazia antes - acordava apenas uma vez, sempre às 3h30. Sofri bastante, principalmente vendo que ele passava os dias irritado, sonolento e estava até com olheiras. Corri na Pediatra.

    Como teste, ela indicou que oferecesse a mamadeira e visse a reação dele. Se dormisse bem, era sinal de que estava com fome. Se acordasse do mesmo jeito, teríamos de investigar o problema mais a fundo.

    Quando chegou a noite, dei a mamadeira e ele dormiu a noite inteira, tadinho! Meu leite não sustentava mais meu baby durante tantas horas.

    A partir daí, ele passou a mamar no peito somente de manhã, ao acordar (acordava as 6h, mamava meio dormindo, voltava para o berço e dormia até às 8h30/9h).

    Até que, com 11 meses, um belo dia, fui até o quartinho dele como de costume para dar a mamada da manhã e ele simplesmente não aceitou! Chorou, me empurrava e ficou irritado. Dei a mamadeira.

    Tentei o peito mais 3 dias, sem sucesso. E a partir de então, ele só mama na mamadeira.

    Como foi um processo progressivo, não tive mastite nem sofri com dores no seio. O leite foi diminuindo e secando aos poucos. Muito tranquilo e sem traumas.

    Confesso que senti uma pontinha de frustração quando ele não quis mais mamar, mas ao mesmo tempo, me senti feliz por ter conseguido amamentar por tanto tempo e por ter sido algo que ele quis, sem precisar forçar o desmame.


    *******

    Banho de ofurô

    Se tem uma dica que sempre dou aos pais de recém nascidos é: o banho de ofurô funciona meeeeeesmo!!!!! É incrível como o bebê fica calminho e relaxado!

    Algumas pessoas pregam que ele é bom apenas para acalmar cólicas, mas não é bem assim. Claro que, quando o bebê está com cólicas, é um ótimo remédio (a temperatura da água e a posição fetal ajudam a liberar os gazes e diminuir o desconforto), mas ele ajuda muito também no dia a dia da família.

    Sabem aqueles momentos em que o bebê chora, chora, chora e não há nada que resolva? Pois o ofurô resolve! E não precisa investir nos modelos caros que vemos nas lojas não! Um balde já faz o trabalho muito bem (claro que só deve ser usado para o banho do bebê, né?).

    Meu baby amava e tomou banho de ofurô até os 4 meses (depois disso, já não cabia mais no balde). Dormia ali, volta e meia estragava a água porque relaxava tanto que fazia cocô...rsrsrs, brincava! Curtia mesmo!

    A água tem que estar bem quentinha (37 graus) e o bebê tem que ficar só com a cabecinha de fora.

    Ah...por que os bebês amam tanto? Porque lembra o ambiente do útero, quente e apertadinho. Antes de completar 1 mês, quando ainda é muito pequeno, o bebê pode ir para o ofurô embrulhadinho em uma manta macia ou toalha, pra que a sensação do útero seja mais forte ainda.

    Pessoinha brincando no ofurô quando tinha 3 meses

    *******

    Já levou seu baby no Oftalmo?

    Ta aí uma coisa que nunca pensei que fosse importante tão cedo, mas conversando com uma grande amiga, tomei conhecimento: assim que o baby completa seu primeiro aninho, é bom levá-lo ao Oftalmologista para uma consulta de rotina. Nessa consulta, o médico verifica o histórico familiar e analisa os olhinhos detalhadamente.

    Hoje levei meu pequeno. Foi mais do que tranquilo. O exame é super completo, com testes de visão, dilatação da pupila e outros que não consegui identificar....rsrsrs.....em 10 minutinhos tudo estava resolvido.

    De acordo com a médica, a próxima consulta, só daqui há 1 ano e meio (claro, a não ser que ocorra algum problema até lá, como machucar os olhos, por exemplo).

    Achei importante dividir aqui com vocês, já que a prevenção é sempre o melhor remédio, né? Portanto, quem já tem baby com mais de 1 aninho, verifique com o Pediatra a indicação de um Oftalmo infantil e marque a consulta....vale a pena!


    *******

    O bebê e o calor

    Um erro muito comum a todos os pais de primeira viagem é o fato de acharem que o bebê - principalmente o recém nascido - sempre está com frio. Gente!! Isso não faz o menor sentido! O bebê é um ser humano, não tem como ele estar com frio em um calor de 35 graus, por exemplo.

    O grande segredo e usar o bom senso e apostar na mesma técnica que comentei com vocês nesse post. O bebê só precisa de uma camada a mais que você. Ou seja:

    - está com uma regata? Deixe o bebê com uma camisetinha ou body de manga curta.
    - está sem camisa (no caso dos homens) ou de top (mulheres)? Deixe o bebê com uma regatinha.
    - está tão quente que o único lugar agradável é dentro da água? Deixe o bebê só de fralda.

    E fiquem atentos aos sinais que o próprio bebê demonstra quando está com calor:

    - choro irritado
    - pouco apetite (ou nenhum)
    - bochechas vermelhas
    - bolinhas vermelhas pelo corpo
    - cabelinhos suados
    - muita moleza (é comum os recém nascidos dormirem muito, mas se passar da conta em um dia quente e ficar sem reflexos - você puxa o bracinho, por exemplo, e ele não reage -, a pressão dele pode estar baixa).

    E bom senso.....sempre!!

    - está calor? Não precisa de manta ou roupinha de lã (ou de manga longa).
    - não é porque é recém nascido que precisa de duas camadas de roupas - se está quente, está quente pra ele também.
    - cabecinha e tronco frios são sinais de frio.....se ocorrer, aumente uma camada, mas não exagere na dose, pra não esquentar demais o bebê (está só de fralda? Coloque um body manga curta.).


    *******

    Desfralde noturno

    Ontem, postei os sinais que as crianças transmitem quando estão prontas para o desfralde. Logo depois, no Instagram do Drops, uma leitora pediu um post especial sobre o desfralde noturno.....e o pedido de vocês é uma ordem:

    * Como ainda não cheguei nessa fase, pesquisei bastante para fazer o post, mas não tenho experiência própria pra compartilhar com vocês.

    - Especialistas sugerem que, 2h depois que a criança estiver dormindo, os pais a levem para fazer xixi no vazo - dormindo mesmo. Eles garantem que a criança não acorda. Depois de 3 dias, passe para 3h....mais 3 dias, passe para 4 h.....e assim por diante. Até que a criança não faça mais xixi durante a noite. (Em determinado momento, mesmo no vazo, não sai mais xixi).
    - Quando acontecerem acidente, jamais repreende a criança. Apenas diga que é assim mesmo e que amanhã será melhor. E - claro - elogie MUITO quando ela acordar sequinha.
    - Diminua a ingestão de líquidos a noite e, caso a criança tenha o hábito de tomar leite, vá diminuindo a quantidade.
    - Explique que, se sentir vontade de fazer xixi, é para chamar os pais pra vocês irem juntos até o vaso.
    - O desfralde noturno apresenta sinais bem específicos também:
    :: a criança começa a pedir para dormir sem fralda
    :: a criança comenta que a fralda esquenta muito
    :: a criança acorda com a fralda seca mais de 5 dias seguidos

    No mais, é preciso muuuuuuuuuita paciência meeeeeesmo, pois o desfralde noturno é realmente complicado e demorado, já que o organismo demora muito pra aprender a segurar o xixi durante o sono.


    *******

    Sinais para o desfralde

    Está aí uma coisa que me dá preguiça só de pensar: a hora do desfralde! Ouço cada relato!! Deve ser muito difícil e trabalhoso...o que me consola é que dizem que para os meninos é mais fácil - UFA! Espero que seja mesmo!

    Mas algo que considero fundamental nesse processo (e em todos os processos que envolvem mudanças marcantes na vida da criança), é respeitar o tempo do meu baby. Não vou impor o desfralde quando ele - claramente - não está preparado para isso.

    E o que é estar preparado? Como podemos identificar isso?

    Percebendo alguns sinais que a criança vai dando:

    - a fralda começa a ficar seca por períodos mais longos (de 3 a 4 horas seguidas)
    - a fralda amanhece praticamente (ou totalmente) seca por pelo menos 5 dias seguidos
    - a criança começa a anunciar quando quer fazer cocô ou xixi
    - a criança se sente incomodada quando a fralda está suja
    - já estabeleceu uma rotina de horários para o cocô
    - quando faz xixi, faz bastante de uma vez e não mais de pouquinho em pouquinho
    - consegue baixar sozinho a roupa
    - entende ordens simples como: pegue tal coisa para a mamãe?
    - já entende o conceito de que cada coisa tem o seu lugar
    - consegue ficar sentado na mesma posição por pelo menos 2 minutos

    Além desses sinais, algumas dicas são igualmente importantes:

    - não adianta querer começar o desfralde se a criança está passando por alguma fase de crise: está "do contra", fazendo tudo que os pais pedem ao contrário, ou está irritado com a chegada do irmão mais novo, ou acabou de começar na escolinha, essas coisas.
    - levem a criança ao banheiro com vocês de vez em quando para que ela vá se acostumando com a ideia do vaso e dos hábitos de higiene. Para os meninos, é fundamental que eles vejam o pai fazendo xixi em pé pra entenderem como isso funciona. Enquanto eles ainda não alcançam o vaso sanitário, o pai pode fazer xixi no ralo do box quando a criança estiver por perto.


    *******

    Como usar o umidificador

    Com esse clima seco que estamos enfrentando, é mais do que necessário manter a qualidade do ar na hora de dormir, né? Por isso, muitas famílias investem no umidificador, afinal, o poder de umidificação dele é muito maior do que o truque da bacia com água ou da toalha molhada na cabeceira da cama.

    O problema é que poucos sabem usá-lo corretamente. O normal é ver as pessoas ligando o aparelho assim que colocam as crianças pra dormir e só desligam na manhã seguinte. Errado, famílias!

    O umidificador dele ser ligado antes da hora de dormir (pelo menos 1h antes) para que a qualidade do ar já esteja boa quando a criança for para a cama/berço. E deve permanecer ligado por no máximo, 2h depois que já estiver dormindo (isso vale para toda a família, ok?).

    O problema de deixar o umidificador ligado a noite toda é que ele forma o que os médicos chamam de "fungo branco". Isso é causado pelo excesso de umidade no ambiente e, por não ser visto a olho nu, passa despercebido por nós (ao contrário do musgo tradicional, que tem o tom esverdeado).

    * Dica: deixar uma toalha molhada ou bacia com água no quarto ajuda a manter a umidade gerada pelo umidificador, mesmo depois que ele for desligado.


    *******

    Muita hidratação

    Esse tempo está difícil, né? Muito calor e, pra piorar, falta chuva em praticamente todo o País. Como já sabemos, a hidratação é fundamental.

    Mas e quando os pequenos não querem saber de água? Como fazer?

    Aqui em casa, a solução são os sucos. Faço naturais (laranja e melancia são os preferidos do pequeno) e também uso bastante o de uva integral (sem açúcar - nesse caso, coloco só o fundo do copinho de suco e o resto, completo com água - é só pra dar um gostinho mesmo).

    Chá, faço menos, mas ele curte camomila, hortelã e maçã.

    Na última consulta com o Pediatra, perguntei se faço certo e ele respondeu que:

    "A criança precisa de hidratação. Manter o organismo hidratado é fundamental. Se ela não aceita água, vai de suco ou chá. O que não pode é ficar sem beber nada".

    Então, bora hidratar os pequenos....e não vale esquecer de si nessa hora, hein? Cada vez que der água ou suco para o seu baby, tome um copo também.


    *******

    Como se sente o irmão mais velho?

    Todo mundo sabe que, quando chega o irmãozinho, o mais velho entra em crise, afinal, há até pouco tempo atrás, ele era o centro das atenções, não precisava dividir o pai ou a mão com ninguém e tinha os avós e tios ao seu total dispor.

    Mesmo preparados para isso, os pais entram numa roda viva de ansiedade e medo quando se deparam com as crises que o mais velho tem. Nada mais normal.

    Dia desses, ouvi uma descrição que, para mim, foi a melhor até hoje. E acho que ela vai ajudar bastante os pais que estão passando (ou estão pensando em passar) por essa fase:

    Quando seu filho mais velho tiver algum comportamento extremo devido ao ciúme do caçula, lembre-se desse exemplo:

    Você está em sua casa quando, do nada, seu cônjuge chega de mãos dadas com o(a) amante dizendo:
    - Olha só, a partir de hoje, ele(a) vai morar aqui com a gente e você precisa aceitar isso, ok? Nesse início, ele(a) vai precisar de uma atenção especial, mas fique em paz.....nada vai mudar entre nós.

    Muito difícil, né? Então, na próxima crise de ciúmes do seu mais velho, respire fundo e pense nesse comparativo. Você vai se lembrar de que ele está apenas sofrendo, não entendendo muito bem o que está acontecendo e com medo de perder o amor que tinha em casa.

    Mostre que o amor não se dividiu, apenas se multiplicou e que ele é amado da mesma forma como sempre foi. Dê atenção ao mais velho - não passe o tempo inteiro com o caçula no colo. Dê de mamar e, na hora em que ele estiver dormindo (que é maior parte do tempo nos primeiros meses, né?), curta o mais velho.


    *******

    Vamos lá fora, pessoal!

    Ar livre e pés no chão. Fundamental para a saúde dos pequenos. Pena que eles curtem menos isso a cada dia.

    Estamos vivendo uma época de muito conhecimento e informação ilimitada. Isso é ótimo, mas também gera uma onda de NEURAS sem fim.

    . Não pode comer isso ou aquilo
    . Não pode se sujar. 
    . Não pode pegar na mão de outra criança
    . Etc.....


    O Fisioterapeuta do meu marido foi a um congresso recentemente onde foi apontado o fato das crianças de hoje terem mais problema de pé-chato do que as de antigamente. Por que isso? Porque as crianças atuais não pisam mais no chão. Elas têm enorme carência de "Vitamina S".....isso mesmo......sujeira.

    Claro que isso não significa viver suja por aí. Significa que elas precisam sair! Elas precisam de contato com o mundo externo (e esse mundo externo não significa só shopping, playground ou a calçada na frente de casa, viu?).

    Esse mundo externo significa:

    - grama
    - terra
    - árvores
    - plantas
    - flores

    O medo é tão grande (da violência, da contaminação) que a gente acaba esquecendo que os pequenos precisam disso pra crescerem mais felizes e saudáveis. Precisam por os pés no chão. Precisam pisar na grama, precisam sujar as mãos em brincadeiras na terra. Precisam correr pelo mato. Precisam tomar sol.

    A infância não pode ser baseada em TV, videogame, brincadeiras no parquinho do prédio/condomínio e no medo de ir lá fora. O passeio não pode ser sinônimo apenas de curtir o ar condicionado do shopping.

    Vamos lá fora, gente!! Vamos deixar nossos pequenos serem crianças como nós fomos. Vamos deixar que eles curtam esse período que passa tão rápido e precisa deixar saudades.

    Por aqui, temos feito assim:

    - todos os dias faço caminhada com ele pela manhã (essa é a hora da minha malhação, então ele fica no carrinho). É quando ele toma o melhor sol!
    - depois do cochilo da tarde, vamos caminhar pela vizinhança. Primeiro, andamos pela calçada mesmo, até chegarmos na pracinha que fica aqui perto. Ali, tiro o sapato dele e deixo que ele curta e explore o lugar (é pé na terra mesmo!). Ele fica numa alegria linda de ver!!
    - no fim de semana, sempre temos a hora da pracinha. Também andamos de bike com ele ou fazemos caminhadas. De vez em quando rola um shopping sim, claro! Mas as atividades ao ar livre sempre superam em quantidade.

    Algumas famílias podem estar se perguntando: mas como faço isso se trabalho fora o dia todo? Aproveitem o fim de semana!!! Saiam com os pequenos, curtam o sol, a natureza! Se curtam!


    *******

    BPA Free

    Vocês sabem o que significa isso, famílias? Significa que o produto é livre de Bisfenol-A, um componente plástico que vem sendo discutido internacionalmente há algum tempo. No início de março de 2011, uma diretiva da Comissão Europeia entrou em vigor proibindo o BPA em mamadeiras e em setembro de 2011 a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também proibiu no Brasil.

    Mas qual é o problema do BPA?

    Ele é um componente necessário para a produção do plástico. O problema é que vestígios de BPA soltam-se aos poucos do plástico, passando ao alimento e, dessa forma, ao corpo. Especialmente os bebês e crianças pequenas podem ser afetados. 


    Como consequência de uma carga de BPA, alguns especialistas e pesquisas mostram distúrbios no sistema hormonal e no cérebro, diabetes e danos ao coração e maior risco cancerígeno.

    Apesar de não haver nenhuma pesquisa científica conclusiva, a Comissão Européia e a Anvisa optaram pela precaução, em vista da máxima segurança de bebês e crianças pequenas.
    Portanto, sempre que forem comprar mamadeiras, chupetas, copinhos e pratinhos para os babies (e demais itens de plástico para a família), procurem sempre pelo selo BPA FREE, ok?

    *******

    Tosse seca

    Já repararam que, pra onde a gente olhe, tem alguém com uma tosse seca? Principalmente crianças. Isso é por causa do tempo seco que estamos enfrentando nessa época do ano. Mas então, como evitar todo esse incômodo?

    Algumas dicas que nosso Pediatra passou:

    - colocar umidificador no quarto a noite (ou toalha molhada na cabeceira do berço ou balde com água ao lado do berço)
    - usar spray nasal várias vezes ao dia (sprays especificamente infantis, ok?). O médico do meu baby indicou o Salsep.
    - dar muito líquido para a criança (as vias aéreas precisam estar constantemente úmidas)
    - não varrer a casa, mas passar pano (ou aspirador no caso de tapetes e carpetes)
    - evitar espanadores. Tirar o pó dos móveis com pano úmido.
    - fazer inalação 2x ao dia (se a criança já estiver com tosse)


    *******

    Pesadelos

    A partir de 1 aninho, os pequenos podem começar a ter pesadelos. No meio da noite, eles acordam chorando muito, desesperados mesmo. Até no nosso colo, demoram pra se acalmar. Qual o papel dos pais nessa hora?

    - o mais importante é dar carinho e conforto ao bebê. Ele está nervoso, com medo. Só quer um colo pra se aconchegar. Fique com ele até que se acalme totalmente e fique relaxado. Só então pode colocá-lo no berço novamente.
    - a partir dessa idade, eles passam a perceber melhor o ambiente à sua volta, ou seja, muito cuidado com o que está passando na TV enquanto o pequeno está por perto. Uma figura aparentemente inofensiva pra nós adultos, pode ser assustadora para uma criança.
    - se esse medo se prolongar, é importante falar com o Pediatra sobre o terror noturno. Ele irá encontrar a melhor solução para o problema.
    - independente da sua religião, ore muito com seu bebê. Antes dele dormir, peça a Deus que o proteja de toda inveja ou demais sentimentos negativos. As pessoas podem sentir inveja mesmo sem terem um coração mau. Num passeio pelo shopping, alguém pode olhar para o seu bebê de uma forma não positiva, mesmo sem intenção. Por isso, ore sempre por seus filhos e peça a proteção de Deus sobre eles. Conheço bebês que, após uma oração, nunca mais acordaram gritando a noite.


    *******

    Vermífugo

    Mesmo com tanto cuidado, meu bebê teve vermes. Fiquei chocada!! Apesar de o Pediatra (e todo mundo que eu conheço) dizer que é absolutamente normal, não imaginei que ele teria, afinal, moramos em apartamento e raramente ele tem contato com terra.

    Mas a verdade é que isso não tem nada a ver com ter ou não ter vermes. A partir do momento em que a criança tem contato direto com o mundo externo (engatinha; levanta apoiada em muros, paredes, bancos, etc; vive com a mão na boca e, principalmente, poe tudo o que vê pela frente na boca), o risco de contrair um verme é muito alto.

    Assim que verifiquei a presença do "bicho" nas fezes, corri ligar para o Pediatra e tomei até um susto quando ele disse que mais de 80% dos pacientes dele apresentam vermes. Já pensaram?! 80%? E só em um consultório pediátrico!

    Justamente por essa taxa tão alta, ele receita o uso de vermífugo uma vez ao ano, a partir de 1 aninho até os 3 anos de idade. Pura prevenção.

    Porém, essa prevenção acaba sendo um susto para os pais que, 2 ou 3 dias após o início da medicação, descobrem que o baby tinha vermes.

    Daí me veio a dúvida: a Pediatra anterior do meu baby não tocou nesse assunto na consulta de 1 ano de idade (mudei de Pediatra recentemente, pois mudamos de cidade) e imagino que isso seja bem comum (alguns profissionais preferem pedir exame de fezes - até aí tudo bem). Mas e se o médico não comentasse nada comigo ou receitasse o vermífugo para prevenção? Eu nem teria noção de que meu pequeno estava com vermes e sabe-se lá o que poderia acontecer em alguns meses....

    Por isso, achei importante compartilhar isso com vocês, mamães e papais do Drops. Se seu bebê está para fazer 1 aninho ou já fez, fale com o Pediatra e peça o vermífugo ou o exame de fezes.

    Depois de ler sobre o assunto, achei mais garantido pedir o vermífugo mesmo, já que nem sempre o exame de fezes consegue identificar que a criança está com vermes.

    Prevenção sempre vale a pena, né?

    Agora é tratar (ele tomaria o vermífugo por apenas 3 dias, mas agora tomará por 3 semanas) e continuar com os cuidados. Eles podem até não evitar o problema, mas pelo menos diminuem as chances, né?

    Para saber maiores detalhes sobre isso, vale a pena ler o artigo do BabyCenter.


    *******

    Você conhece a Roséola?

    Eu nunca tinha ouvido falar, até que meu bebê completou 9 meses e, em pleno aeroporto, voltando das férias, teve - literalmente do nada - uma febre que ficava entre 38 e 39 graus. Foi a viagem mais longa e agoniante que já fizemos. 12 horas com ele incomodado, medicado, chorando.......fora e preocupação, né? Medíamos a temperatura a cada segundo.

    Enfim chegamos em casa. Fomos dormir e, no decorrer da noite, a febre sumiu da mesma forma que apareceu. E ele ficou bem o dia seguinte todo, mas quando eram 20h, a febre voltou com tudo. E lá fomos nós de novo....medicando, medindo a temperatura (que continuava oscilando entre 38 e 39 graus, com episódios curtos de melhora).

    Passamos a noite preocupados. Quando foi de manhã, nada da febre de novo. E ficou assim o dia todo. Dormiu super bem a noite, mas quando acordou pela manhã, lá estava a febre novamente......e passou o dia todo em 38 graus. Quando foi a noite, lá pelas 22h, sumiu novamente.....dessa vez, pra não voltar mais.

    Ao mesmo tempo, ele ficou com o corpo cheio de pequenas manchinhas rosadas que começavam em torno da boca e iam até as pernas.

    Enfim conseguimos um encaixe com o Pediatra para o dia seguinte. Meu bebê chegou ao consultório feliz, animadinho, brincando muito e sem a menor sombra de febre.....o médico fez mil perguntas, mas só conseguiu identificar o problema quando deixou o pequeno só de fralda. Assim que viu as manchinhas, já disse:

    - Fiquem tranquilos! Ele teve roséola e essas manchinhas mostram justamente que já sarou!

    Roséola? O que é isso?

    É uma doença contagiosa, mas que não oferece risco nenhum à criança (claro que é preciso monitorar a febre a todo momento). Ela é transmitida justamente na fase febril e atinge principalmente crianças entre 0 e 24 meses (ainda não se sabe o motivo de ser essa faixa-etária). O período de incubação é de 5 a 15 dias e as manchinhas podem tanto ser suaves, como foi o caso do meu baby, quanto grandes e mais avermelhadas (nesse caso, podem provocar coceira e precisam ser tratadas com cremes e pomadas específicas, receitados pelo Pediatra).

    Sintomas clássicos:

    - Febre alta, repentina e contínua, que fica entre 38,3 e 42,2 graus, durante três ou quatro dias, e que desaparece tão rápido como veio
    - Além da febre, sintomas como nariz escorrendo, tosse, uma leve diarréia, falta de apetite e de energia
    - Quando a febre vai embora, a pele começa a ficar manchada. A erupção costuma começar no tronco, e depois vai se espalhando na direção do pescoço e das extremidades, e desaparece em algumas horas ou em até três dias.

    Obs: ainda no aeroporto, ligamos para o Pediatra que nos orientou quanto à medicação e demais providências (medir a temperatura de hora em hora, molhar a cabeça dele com água fresca sempre que possível) e não levar ao pronto-socorro. Por quê? Porque o pronto-socorro deve ser sempre a última opção, afinal, a criança fica exposta aos mais diversos tipos de doenças ali e é sempre melhor evitar esse tipo de contato.

    Manchas mais fortes, que provocam incômodo e coceira


    Manchas mais leves, não provocam incômodo


    *******

    Dores de colo

    Quando meu baby tinha 8 meses, fui surpreendida com uma dor terrível bem no meio das costas - até me impedia de realizar certos movimentos e tarefas. Além disso, sentia fisgadas no ombro direito o tempo todo. 

    Marquei uma consulta com a fisioterapeuta e o diagnóstico me surpreendeu, apesar de bem óbvio: era uma "dor de colo", como ela chamava.

    Fatores que causaram isso:

    - eu só pegava meu bebê no colo com o braço direito fazendo a maior parte do esforço
    - eu pegava ele do berço ou do cercadinho somente dobrando as costas para a frente

    Tratamento:

    - três seções de fisioterapia
    - passei a intercalar a força dos braços quando estou com ele no colo.....um pouco com o direito, um pouco com o esquerdo.
    - quando vou pegá-lo do berço ou cercadinho, divido a força das costas com os braços e me curvo o mínimo possível. Se for pegá-lo do chão, agacho primeiro, encaixo ele no meu colo e só então levanto.

    Desde então, nunca mais senti aquela dor terrível.

    Também foi  super importante aprender a postura correta na hora de carregar meu pequeno. Nada de quadril pra frente, pessoal! Precisamos da coluna alinhada pra equilibrar tudo em seu devido lugar.


    *******

    Choro de perder o fôlego

    Muitos pais já passaram por isso: o bebê começa a chorar e, de repente, pára de respirar e fica roxinho (alguns bebês chegam a desmaiar).

    Nossa!! Que susto, né? O que fazer nessas horas? Claro que cada caso é um caso, mas aqui em casa, o que foi tiro e queda foi o assopro.


    Quando meu baby perdia o fôlego, eu dava um assopro firme no rostinho dele (não adianta ser muito de leve). Ele voltava a respirar na hora.

    É importante não valorizar muito esse momento, principalmente se ocorre logo após o bebê ter sido contrariado. Valorizando, mostramos que é algo que chama a nossa atenção e, portanto, pode virar rotina sempre que eles se sentirem frustrados.

    Quando acontecer, tente o assopro. Se não resolver, mantenha a calma e espere a crise passar. A criança vai voltar a respirar. Por mais tensa que seja a situação, mantenha a aparência calma e as reações firmes.

    Por aqui, foram apenas 4 vezes e ele nunca chegou a desmaiar, pois logo que começava e perder o fôlego, eu já assoprava o rostinho dele.

    É mega importante relatar ao Pediatra essas crises, ok?

    *******

    Banho no inverno

    Se pra nós é desconfortável enfrentar o chuveiro nos dias frios, imaginem para os bebês. A sensação de desconforto é ainda maior. Mas podemos amenizar isso com dicas simples:


    - Dê apenas um banho por dia, de preferência no horário mais quente (entre 12h e 15h). Em dias de frio extremo, veja se há a possibilidade de deixar o bebê sem banho. Limpe apenas as áreas críticas (bumbum, órgão genital, axilas, pescoço, pés e mãos) com um pano úmido (em água quentinha) e um pouco de sabonete. Depois, passe só um pano com água.
    - Se possível, evite lavar o cabelo do bebê todos os dias. Lave em dias alternados e use um secador de cabelos em temperatura média e em boa distância.
    - Não aumente a temperatura da água para compensar o frio. Isso pode ser perigoso. Faça o teste com o cotovelo - se estiver confortável para você, estará para o seu baby também.
    - O banho precisa ser rápido. Evite brinquedos, que distraem a criança e acabam fazendo o banho ficar mais demorado.
    - Não precisa levar tudo para o quarto. Basta deixar o banheiro bem fechado. Se for preciso apelar para o aquecedor, não exagere. Ligue por 10 minutinhos, encha a banheira, tire a roupa da criança e desligue o aparelho. Assim, o baby não sofrerá aquele choque térmico no fim do banho, tão perigoso à saúde.

    *******

    Conversando com o bebê

    Jamais subestime a capacidade de entendimento dos bebês. Ao contrário do que muitos pensam, eles entendem tudo o que dizemos e nos analisam constantemente.


    Comprovei isso quando meu bebê passou - de uma hora para outra - a não querer mais dormir no berço. Depois de duas noite péssimas, resolvi conversar com ele na hora de dormir. Simplesmente conversar.

    Logo após mamar, enquanto estava relaxando no meu colo, comecei a explicar para ele que a hora de dormir tinha chegado, que ele não precisava ter medo de nada, pois ele iria dormir no seu bercinho, onde ele dormia sempre e gostava tanto. Comentei o quanto o berço era confortável e o quanto eu e o papai o amávamos e havíamos montado o quarto dele com todo o carinho.

    Pois a partir daí, ele nunca mais teve problemas pra dormir no berço. Entendeu tudo o que eu disse e dormiu tranquilo e sem choros.

    Conversem com seus filhos, mamães. Muito e sempre. Voz calma, tranquilidade e olho no olho são essenciais e fazem toda a diferença. Vocês verão como as coisas vão melhorar consideravelmente.

    -------------------------------------------------------------------------------------------

    Como agir?

    Super importante, mamães!!Saber como agir em momentos tensos faz toda a diferença:


    -------------------------------------------------------------------------------------------

    Como proteger meu bebê nos dias frios?

    Dúvida pra lá de comum, né?

    Como saber se nosso bebê está suficientemente quentinho? Como saber se ele não vai acabar passando frio na rua ou na hora de dormir?


    A Pediatra do meu filho deu uma receitinha simples e infalível: sempre use uma camada a mais, ou seja, o bebê precisa de uma camada a mais de roupa do que você.

    - Está com uma manga 3/4 ou uma camisa levinha? Coloque uma blusinha de malha manga longa no seu bebê.
    - Está com uma blusa manga longa? Seu bebê então precisa de 2 camadas (uma blusa e um moletom, por exemplo).
    - Está precisando de duas camadas? Então seu bebê precisa de uma blusa e uma jaqueta pesada.

    E assim por diante.

    Pelo menos aqui em casa, essa dica facilitou muuuuuuito a nossa vida.

    Ah....outra dica fundamental nos dias frios: sempre cubra a cabeça do bebê. Vale gorro, boné, touca e - nos dias realmente gelados - gorros pesados e que cubram as orelhinhas. Isso evita dor de ouvido e resfriados.

    -------------------------------------------------------------------------------------------

    Aprendam a relaxar

    O post de hoje está mais pra conselho do que pra post. Mas tinha que dizer isso pra vocês, mamães: RELAXEM!

    Não adianta querer fazer tudo....a todo momento....em todo lugar.....só Deus tem esse poder. Nós somos humanas. Precisamos dar um tempo, recarregar as baterias, lembrar que - antes de mães - somos mulheres.

    Por isso, RELAXEM!


    O papai está trocando a fralda do baby? Você não precisa ficar lá acompanhando tudo de perto. Ele pode errar? Claro! Mas é justamente assim que vai aprender (do mesmo jeito que foi assim que você aprendeu, né?).

    Chegou o fim de semana e o pai está em casa a tarde? Que tal marcar um salão ou um lanche com as amigas ou uma caminhada ou até mesmo, uma andadinha pelo shopping mesmo sozinha? Uma horinha que seja fora, já te deixa renovada.

    Moram perto dos avós? Converse com o maridão, marquem um dia da semana pra namorarem (compromisso levado a sério, hein? Sem cancelamentos!) e deixem o bebê com o vovô e a vovó. Eles vão amar a festa e vocês vão poder namorar e fortalecer o casamento. Vale um cineminha, um almoço ou jantar romântico, um passeio de mãos dadas, um cafezinho, um lanche..............vocês escolhem. O importante é estarem juntos e, de preferência, não falarem só dos filhos. Falem de vocês. De como VOCÊS estão. Dos planos para o futuro, do trabalho, do dia a dia, do casamento..........se elogiem, façam declarações de amor.............enfim, se curtam!

    Se não moram perto dos avós, peçam a um casal de amigos essa ajuda....e retribuam o favor. Por exemplo: nesse sábado, vocês namoram e eles ficam com as crianças.....no próximo sábado, é a vez deles namorarem e de vocês ficarem com os pequenos.

    Ter esse tempo como indivíduo e como casal faz bem não só pra vocês, mas para as crianças também, afinal, se vocês estão felizes, toda a família fica feliz.

    Então............RELAXEM!!

    -------------------------------------------------------------------------------------------

    Desenvolvimento do bebê

    Olhem só que tabela bacana, mamães e papais! Ela tem o desenvolvimento dos bebês baseado em uma média. Pra tirar algumas "pulgas de trás da orelha":


    -------------------------------------------------------------------------------------------

    Estimulando o bebê

    Esse resumo é muito bacana pra nos ajudar a estimular corretamente nossos babies, mamães:


    -------------------------------------------------------------------------------------------

    O peso do bebê

    Impressionante como, mesmo depois de tantos avanços, a cultura do "bebê gordinho" ainda permanece!! Fico de cara!!!

    Para inúmeras mães, o bebê só é saudável se for cheio de dobras e bem gordinho. Só eu sei o quanto eu aguento por meu baby ser magrinho (mesmo comendo praticamente como um adulto).

    O Pediatra pesa a criança, coloca na curva e avisa a mamãe que está tudo ótimo, mas as pessoas falam taaaaaaanto, que a mesma mãe, que saiu do médico calma e feliz, fica cheia de neuras e apavorada com o peso do seu filho. E daí começam as receitas "milagrosas":

    - Dá mingual bem grosso
    - Coloca açúcar ou chocolate no leite
    - Dá mais massa
    - Faz ele comer de hora em hora (ou até menos)
    - Essa criança precisa conhecer as coisas boas da vida pra ganhar peso...dá doce pra ele, tadinho!
    - Só seu leite não está sustentando essa criança. Tem que dar complemento pra ele ganhar peso.
    - Etc...etc....etc!!

    Queridas mamães!! POR FAVOR!! Bebê gordinho não é sinônimo de bebê saudável. Pra vocês terem uma ideia:

    O peso médio de um bebê (menino) com 1 ano de idade é 10kg.
    Pois acabei de ver uma mãe em pânico, pedindo receitas engordativas para o filho dela, pois ele está muito magrinho, "só" com 10,5kg.

    Vamos ter calma e, principalmente, noção e cuidado, né?

    Forçar um bebê a ficar gordinho hoje, pode ser a porta de entrada para o obesidade de amanhã. O Pediatra disse que está tudo bem? Confie nele!! ESTÁ TUDO BEM!!

    Pra ajudar vocês, aqui está a tabela com as referências:


    -------------------------------------------------------------------------------------------

    O tempo de cada bebê

    Esse post é mais um pedido às mamães e papais: respeitem o tempo do seu bebê.

    Depois que temos filhos, queremos saber tudo e mais um pouco sobre eles, né? Com isso, começamos a pesquisar muito e a perguntar tudo pra todo mundo.

    A internet é uma fonte inesgotável de informações, mas ao invés de ajudar, atrapalha muito nessa hora. É tanto grupo, tanto fórum, tantos artigos informando a data "exata" que cada evolução acontece na vida do bebê que acaba gerando grande stress. E os palpites então?! Ui!!!!


    Pais passam a marcar data como se estivessem etiquetando seus filhos: tem que engatinhar com 6 meses. Tem que estar andando na festa de 1 ano. Tem que falar com 1 ano. Tem que aprender as letras do alfabeto antes mesmo da primeira série......etc.

    Gente!! Assim como cada um de nós tem suas características, cada bebê tem as suas também. Cada bebê tem seu tempo e suas necessidades. Ele vai engatinhar quando achar que precisa engatinhar...não adianta forçar (aprendi isso recentemente, pois meu baby só resolveu engatinhar de verdade com 11 meses).

    Aprendam de uma vez por todas: seu bebê é único e deve ser tratado como tal. Exemplo: o filho da sua vizinha tem 7 meses e já está andando? Ótimo! Isso não significa que o seu bebê também tenha que andar aos 7 meses.

    Os pais têm que fazer sua parte estimulando a criança, mas de forma normal e sadia. Sem neuras ou tabelas pré programadas (geralmente por pessoas que nem têm filhos, diga-se de passagem). Com amor, carinho e compreensão. A vida já vai exigir muito deles no futuro.....vamos fazer com que esse início seja mais agradável?

    -------------------------------------------------------------------------------------------

    Receitinha contra as temidas cólicas

    Essa receita é de família e manteve meu baby bem longe das cólicas. Aliás, manteve todos os babies da minha família bem longe das cólicas.

    Chá de hortelã

    Simples e eficiente, é só ferver as folhinhas e abafar até esfriar a água. Tome um copo após cada refeição e, se sentir necessidade, dê 10ml também para o bebê (em temperatura ambiente).

    Sem açúcar e com as folhinhas mesmo, ok? No meu caso, pra economizar tempo, fazia uma quantidade grande e deixava na geladeira. Para cerca de 2 litros de água, usava um maço de hortelã.


    Benefícios para a saúde:

    Auxilio no emagrecimento
    - Auxilio no tratamento de tosses e resfriados
    - Possui propriedades que ajudam a combater vírus e bactérias
    - Alivio de dores musculares
    - Fonte de vitaminas do complexo B
    - Ajuda na digestão
    - Auxilia no tratamento de diarreias, cólicas e dores estomacais
    - Melhora o hálito
     -Combate dores de garganta

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário