Desfralde

Desfralde noturno

Como prometi nas redes sociais, vou falar como foi o desfralde noturno do lindão. Mas acima de tudo, vou falar sobre o que esse momento reforçou no meu coração. Algo que eu sempre defendo com os seguidores e com as clientes da consultoria materna: é preciso respeitar o tempo da criança.
Assim como aconteceu com o desfralde diurno do lindão, tinha certeza de que ele nos daria os sinais de que estava preparado pra dormir sem fraldas. E foi o que aconteceu....
Em uma determinada semana, ele acordou com a fralda seca por 7 dias seguidos. Só não desfraldei ali mesmo, porque estava frio e as chances de acidentes seriam maiores. O clima começou a esquentar e, uma semana depois (e com a fralda amanhecendo sempre seca), quando fui colocar o pijama nele, ele simplesmente pediu pra dormir sem fralda como fazia no cochilo (pra ir treinando, tiramos a fralda na hora do cochilo há mais ou menos 20 dias). Perguntei se tinha certeza e ele foi convicto!
Dormiu sem fralda desde então (hoje, completamos 11 dias). Nos dois primeiros dias, ele ficou sequinho, mas o tempo virou e o frio fez com ele fizesse xixi na cama no terceiro, quarto e quinto dias. Porém, sempre entre 5h e 5h30 da manhã. Nunca de madrugada. E, depois desses dias, não teve mais acidentes.

Algumas dicas que estamos seguindo:

- o colchão continua com o plástico que veio da loja. Só higienizamos bem com álcool e álcool gel.
- colocamos uma toalha de banho por baixo do lençol, bem na altura do bumbum dele, onde se concentram os vazamentos.
- não damos bronca quando rolam escapes.
- não damos banho de madrugada. Só trocamos o lençol e o pijaminha.
- já deixo uma muda para a troca prontinha ao lado da cama, com lençol, coberta e pijama.
E é isso aí! Desfralde finalizado por aqui, graças a Deus! Como vocês viram no post que fiz sobre a seção de fraldas do supermercado (foto abaixo), a alegria de não precisar mais se preocupar com aquele espaço é imensa!! Rsrsrs.....
Mas por que esse momento reforçou ainda mais a minha convicção de que é preciso respeitar o tempo da criança nessas transições? Porque quando respeitamos esse tempo, temos infinitamente menos stress, a transição acontece de forma gradativa e sem traumas para a criança ou para os pais.
Respeitar o tempo da criança pode até fazer com que as coisas andem mais devagar, mas a quantidade de aborrecimento que economizamos, faz absolutamente tudo valer a pena! 👍😉

 *******

E o desfralde continua

Muitas mamães me perguntam como anda o desfralde do lindão..... vou resumir aqui nesse post.
Sobre o desfralde diurno, ele está totalmente livre da fralda. Aprendeu a pedir para ir ao banheiro tanto para nós, quanto para as professoras da escola e as tias que cuidam das crianças na igreja. Não rolam mais vazamentos e eu continuo levando uma peça a mais de roupa na bolsa por puro costume, porque nunca mais precisei.
O cocô tem dias fáceis e dias difíceis. Difíceis, porque fica segurando e sente medo às vezes. Já chegou a ficar 5 dias sem fazer o número 2. Ele nunca admite que precisa ir ao banheiro para fazer cocô....nós é que levamos ele meio que na marra, por percebermos os sinais que ele dá.
Vez ou outra, ele vence essa barreira e pede para fazer cocô normalmente. Pra ir tirando essa resistência dele, nós tratamos o momento do número 2 com muito humor e naturalidade.
Ele ainda usa fralda para dormir. Recentemente, amanheceu com fralda totalmente seca durante 7 dias seguidos, mas foi só o frio recomeçar, pra ele voltar a encher a fralda como antes. Mesmo assim, já criou o hábito de, ao acordar, ir ao banheiro fazer xixi. Isso é excelente!
Já aconteceu 3 vezes dele acordar no meio da noite pedindo pra fazer xixi... achei isso ótimo! Claro que é cansativo ter que levantar de madrugada, mas é um bom sinal de desenvolvimento.
Continuo acreditando e principalmente, defendendo o fato de que tudo no desfralde se resolve quando respeitamos o tempo da criança. Quando deixamos pra trás as datas pré fabricadas pelos especialistas, as coisas fluem com mais calma e tranquilidade. Sem pressão e com bem menos stress. Forçar uma situação só porque a criança "já tem X anos", não vale a pena pra ninguém.

 *******

Desfralde

Fatos novos que ando aprendendo por aqui:

. É só sentar pra comer que eles resolvem que querem fazer xixi ou cocô.

. Nunca saberemos o tamanho do nosso poder de negociação até que tenhamos que convencer uma criança a parar a brincadeira para ir ao banheiro.

. Poder fazer xixi em pé é um grande presente que os homens receberam de Deus (tão simples e prático!).

. Eles SEMPRE vão querer ir ao banheiro na hora de sair de casa.

. Alguns dos melhores (e mais divertidos) papos que você terá com seus filhos, acontecem enquanto eles estão no banheiro (geralmente, esperando o número 2).

. A vida sem fraldas é extremamente vantajosa: gastamos menos, somem as assaduras, irritações e alergias, etc.

. O número 2 é o maior desafio. Não por ser mais difícil nem nada, mas por demorar mais (para os pequenos, ficar sentadinhos ali, quietinhos, demora uma eternidade). Por isso, é preciso muita criatividade dos pais pra distrair as pessoinhas.


*******

Dica para o desfralde de meninos

A dica de hoje é especial para os papais e mamães de meninos que estão para começar o desfralde ou já começaram e estão na fase inicial.

Quando fomos atrás do adaptador de vaso para o lindão, vimos que existem dois modelos: o simples e o que tem uma elevação na frente. Acabamos optando pelo simples, bem parecido com o vaso sanitário.

No início, achamos que tanto fazia um ou outro modelo, mas.......grande erro!

Para pais e mães de meninas, realmente tanto faz, mas com os meninos faz toooooda a diferença! Isso porque, quando eles fazem xixi, o pipi dá aquela "esticadinha" e, com isso, a chance de pingar fora do assento é quase de 100% (às vezes, todo o xixi acaba sendo pra fora). Até que eles aprendam a segurar o pipi com a mão na hora do xixi, esse risco quase sempre se cumprirá e vocês terão o trabalho dobrado de limpar o vaso a cada ida ao banheiro (o xixi passa pelo acento e acaba pegando na tampa do vaso também. Se não limpar com produtos adequados, o cheiro fica terrível).

Já os assentos com essa pequena elevação frontal, impedem esse problema e são bem mais interessantes para o desfralde dos meninos. Então, fica a dica: elevação frontal é a melhor para os meninos (e para os pais e mães de meninos também - rsrsrs).


*******

Desfralde - escapes

Depois que fiz o post sobre os erros na hora do desfralde, recebi muitos emails e mensagens de mães e pais comentando que o mais difícil de tudo é não dar bronca na hora dos escapes. Achei importante explicar melhor esse item, pois o "não dar bronca" é relativo e depende muito da fase em que a criança está no desfralde:

A fase inicial do desfralde realmente pede paciência extra dos pais, pois é quando a criança ainda está se adaptando à vida sem fraldas. Os escapes serão frequentes (e várias vezes por dia) e é justamente nessa fase que as broncas, castigos e gritos devem ser totalmente evitados.

Essa fase inicial varia de criança para criança. Pode durar apenas alguns dias ou muitos meses. O que mostra que ela passou é quando a criança já pede sempre pra ir ao banheiro, segura bem o xixi, tem controle na rua (pede pra fazer xixi, mas já consegue segurar pelo tempo necessário até chegar ao banheiro mais próximo), os escapes se resumem a 1 ou 2 vezes POR SEMANA.

Quando a criança está mais adiantada no processo, já entendeu que lugar de xixi e cocô é no banheiro, aí as coisas mudam um pouco.

A bronca ainda precisa ser evitada ao máximo, mas existem momentos em que ela começa a ser possível sim (sempre sem gritos, sem castigos...é mais uma conversa):

- A criança fica um tempão no vaso e não faz nada. Daí, assim que coloca a roupa, solta todo o xixi.
* A bronca é bem vinda sim, pois ela segurou o xixi sem necessidade e já entende que deveria ter feito lá no vaso. Mas é uma bronca construtiva. Sem berros ou descontrole. Converse, repreenda, explique.

- Está na hora de sair e a criança pede pra ir ao banheiro. Fica enrolando, inventando desculpas (leia uma historinha pra mim | quero ver um vídeo | quero um brinquedo | ...) e não faz nada.
* A bronca já pode acontecer ali mesmo, no banheiro. Explique que não é hora de criar dificuldades, que vocês estão de saída, que faz mal ficar segurando o xixi e que, se a criança segurar agora que tem a chance de fazer e acabar soltando no carro ou no lugar para onde vocês estão indo, vai levar bronca.

- Toda vez que a criança faz birra, ela solta o xixi onde estiver.
* Em primeiro lugar, converse com o Pediatra e veja se não há algum descontrole físico ou emocional da criança com relação a este comportamento, Viu que está tudo bem? Pode dar bronca sim. Muitas crianças usam o xixi como arma para descontrolar os pais e chamar a atenção.

- A criança não aceita ir ao banheiro e diz que não está com vontade. Daí solta o xixi na roupa.
* Situação bem comum quando eles estão brincando com outras crianças, pois não querem perder tempo. Se acontecer o escape, a criança deve ser repreendida por conta da teimosia. Pra evitar o problema, leve a criança ao banheiro - mesmo contra a vontade dela - quando ela mostrar sinais (segura o pipi, ou fica dando pulinhos no lugar, ou cruza as pernas enquanto brinca).



*******

Desfralde - Como limpar o xixi do sofá/colchão

Quem me segue nas redes sociais, viu que tivemos um pequeno (grande) acidente de desfralde aqui na quarta-feira.

Depois de ter feito xixi no vaso, o lindão colocou a roupa, subiu no sofá (que estava sem o plástico preventivo) pra brincar e.....veio um dilúvio!! O estrago só não foi maior porque consegui tirar ele dali e colocar no chão, onde a maior poça se formou!

E o sofá ficou assim

Depois que postei essa foto no Face e no Insta, recebi muitas mensagens e emails de mães querendo saber como limpei a bagunça. Então achei bacana fazer um resumo aqui de todas as técnicas que conheço e que já testei ou tenho amigas/clientes que testaram e aprovaram (essas técnicas valem tanto para o sofá quanto para o colchão):

1) Sobre esse fato especificamente, fui procurar o álcool que usei quando ele molhou a cadeira do carro e não achei (acabou e eu não percebi), daí, o jeito foi improvisar: peguei o Veja junto com uma escova macia e uma toalha e fui à luta (detalhe: lindão ajudou em tudo, pra ter trabalho mesmo com o escape, como comentei no primeiro post sobre desfralde).
Coloquei a toalha por cima e deixei que ela fizesse a absorção do excesso sozinha (se vc apertar pra tentar ajudar, pode fazer com que o estofado absorva ainda mais o xixi). Quando estava mais seco, joguei o Veja na mancha e esfreguei de leve com a escova macia. Deixei secar com um ventilador bem de perto a noite toda.
Resultado, amanheceu sequinho, sem manchas e sem cheiro de xixi. Deu certo a invenção.

2) Como comentei no tópico 1, quando ele fez xixi na cadeirinha do carro, usei álcool pra limpar, mas não sozinho. Foi uma mistura de álcool e vinagre em partes iguais. Coloquei num borrifador, apliquei no tecido e deixei secar no sol. Foi ótimo! Na falta do sol, vale usar um secador de cabelo também. O calor ajuda na evaporação. Se não tiver o borrifador, aposte em um pano pra aplicar.

3) Dica da leitora que com certeza vou tentar: tira o excesso do xixi com uma toalha e, depois, aplica talco por cima e deixa secar. O talco tira toda a umidade e ainda deixa um cheirinho bom. Quando estiver tudo seco, é só bater pra tirar o excesso.

4) Dica de uma seguidora do Insta: coloque uma toalha ou papel absorvente por cima e deixe sugar o excesso do xixi. Depois, cubra a mancha com bicarbonato de sódio (o pó absorve o odor e ameniza a mancha). Espere 30 segundos e escove com uma escova macia ou de dentes velha.
Se a mancha não sair por completo, faça uma pasta com uma colher de sopa de bicarbonato pra meia colher de chá de água e deixe sobre a mancha. Depois de 20 minutos, esfregue novamente com a escova macia.

*******

Desfralde - parte 6

Continuando com os posts sobre o desfralde do lindão:

O xixi está indo muito bem, raríssimos escapes. Mas também estamos com alguns probleminhas:

- Ele avisa que quer fazer cocô, mas fica na patente um tempão sem sucesso. Daí pede pra sair e, uns 10 segundos depois, faz na cueca (algumas vezes, faz na fralda, durante o soninho da tarde na escola).
- Bem no começo do desfralde, como ele ficava muito nervoso no vaso, usava a chupeta pra acalmá-lo. Resultado: pegou a mania e só fica ali com a chupeta na boca (mas isso, só em casa, pois o espertinho faz xixi de boa na escola e em outros lugares sem precisar da chupeta).
- Ele percebeu que damos prioridade para o momento em que ele precisa ir ao banheiro, portanto, quando quer escapar de alguma situação, usa isso como desculpa. Quando quer descer da mesa pra brincar, quando não quer tomar banho, quando quer usar a chupeta, etc. Às vezes nós arriscamos e não levamos, principalmente durante as refeições, pois dá pra perceber que é "golpe", mas na grande maioria das vezes, levamos.

Algo que está sendo bacana é que ele começou a notar que fralda é desconfortável em comparação com a cueca. Sempre comenta que fralda é quente, que é dura. Começar a ver vantagem no desfralde é um enorme passo para o sucesso da empreitada.


*******

Desfralde - Dúvidas das leitoras

Desde que comecei a falar sobre o desfralde do lindão, venho recebido muitas dúvidas das leitoras e achei bacana juntar todas elas em um único post pra facilitar a pesquisa e a vida de vocês:

- Meu filho já dá todos os sinais, mas morro de preguiça de começar o desfralde. Isso é normal?
Super normal, mas é preciso respeitar o tempo da criança. Se os pequenos já dão pelo menos dois dos sinais de desfralde, é hora de começar o processo. Mas é fundamental que os pais estejam preparados para essa nova fase, pois exige muita paciência e disciplina de todos os envolvidos. Esperar demais pode confundir a cabecinha deles e deixar o processo mais estressante do que precisa ser, pois a criança vai se apegando mais e mais à fralda e à praticidade que é usá-la.

- O que é melhor? Peniquinho ou adaptador de vaso?
Isso varia muito de família para família. Por aqui, optamos pelo adaptador por três razões:
1) mais fácil de transportar (quando saímos de casa, é só colocar na bolsa e pronto).
2) por pedido da escolinha, já que eles também trabalham com o adaptador, usar o penico poderia confundir o processo.
3) pra ter um trabalho a menos (com o penico, seriam duas transições: da fralda para o penico e, depois, do penico para o vaso).

-  Já aconteceu de molhar sofá ou cama? Como vc limpou?
Já aconteceu de molhar a cadeirinha do carro. Limpamos com um pano úmido e vinagre. Deixamos secar no sol. Foi o suficiente. Quando ele está no sofá, forramos com plástico e colocamos uma toalha macia por cima. Isso evita acidentes. Quanto à cama, já vazou muitas vezes (apesar dele ainda dormir de fralda), mas como o colchão tem plástico, é bem tranquilo limpar. 
DICA: pra quem não tem o colchão plastificado, vale a pena investir nos lençóis absorventesEles funcionamcomo uma grande fralda e seguram bem o xixi.

- Como lidar com os escapes?
Com calma. Não grite ou se irrite com a criança. Apenas explique que ela precisa te avisar quando quiser fazer xixi ou cocô e que usar a patente é muito mais divertido.
É preciso gerar um pequeno "incômodo" na criança com os escapes, ou seja, faça com que ela te ajude a limpar o chão, peça que ela leve a roupa suja até o cesto/máquina/balde, etc.

- Como fazer a patente ficar atrativa?
Use um assento bacana, com um personagem que a criança goste muito; leve "ajudantes" para o banheiro, como livrinhos, gibis, note/tablet/celular com vídeos e desenhos; fique ali com a criança, conversem, riam, interajam.
E, claro! A cada vitória (xixi ou cocô na patente), façam muuuuuuuuuuita festa!!!



*******

Desfralde - parte 5

O processo está indo bem por aqui. Ainda acontecem escapes, mas nada de mais. A maior dificuldade está sendo convencer o lindão de que é possível usar o vaso fora de casa também.

Enquanto estamos em casa, dá tudo certo. Ele avisa (do jeito dele) que quer fazer xixi ou cocô, senta no vaso e, no máximo em 5 minutos, faz.

Mas quando estamos em qualquer outro lugar, ele acaba fazendo na roupa, mesmo sendo levado ao banheiro diversas vezes. Em vários momentos, assim que sai do vaso (dizendo que não quer fazer nada) solta tudo o que estava segurando na roupa.

Esse "bloqueio" vem acontecendo mesmo em lugares onde ele se sente altamente confortável, como a escola e a casa dos avós. Em todos eles há o adaptador, mas mesmo assim, ele não se sente tranquilo pra usar a patente.

Tivemos algumas vitórias nesse período:

- usou o vaso duas vezes na escola para o xixi
- usou o vaso duas vezes na casa da minha mãe para o xixi
- usou o vaso 4 vezes na casa dos avós paternos, sendo uma delas para o cocô
- usou o vaso da igreja para o xixi durante a festa do Dia das Crianças (essa foi a maior surpresa, pois era um vaso normal, sem adaptador, mas coloquei ele sentado bem para trás, com as perninhas quase esticadas e ele ficou confortável)

Aos poucos ele vai entendendo que qualquer lugar tem patente e que ele pode usar sempre que precisar. Toda vez que levamos o lindão no banheiro fora de casa, assim que chegamos perto do vaso ele diz: "Olha, só! Aqui também tem patente"!

Lugares públicos, como shoppings, ele não faz nem por decreto! Se recusa até a sentar. Quando conseguimos fazer ele sentar, ele fica ali um tempão, mas não faz nada. Até hoje não tivemos acidentes nesses lugares, mas já percebemos que é só uma questão de tempo....kkkkkkkkkkkkkk

Algo que ele ama é ver a nossa festa quando ele consegue usar o vaso (seja em casa, seja em outro lugar). Faz questão de receber os parabéns e sai contando pra todo mundo que conseguiu usar a patente.


*******

Fatos sobre o desfralde - parte 2

Como prometi no post de ontem, mais fatos sobre o desfralde:

- você descobre o que é pânico quando vê a criança sentar - sem fralda - toda relaxada no sofá limpinho (ou na sua cama, ou na cadeira forrada com tecido).

- você tem vontade de plastificar a casa inteira.

- você sente pena dos pequenos, porque percebe que talvez, essa seja a maior transição da primeira infância: acho que é até maior do que a introdução alimentar. Já pararam pra pensar no tamanho dessa mudança? De uma hora pra outra, eles precisam entender o que é "ter vontade de ir ao banheiro", o que é "precisar parar tudo o que estão fazendo pra irem ao vaso", o que é ter que "segurar" até chegar ao banheiro mais próximo. Até então, a fralda estava logo ali, prontinha pra ajudá-los nesses momentos difíceis.....rsrsrsrs.....

- você passa a admirar todo artefato que te ajude a secar o chão com rapidez (no meu caso, a paixão é pelo Sekito e pelo Veja).

- você descobre o real significado do termo "cada criança tem seu tempo", porque, se quiser atropelar o  provesso, vai conseguir desfraldar sim, mas com muuuuuuuuuuito mais dificuldade.

- você morre de vergonha quando acontece o escape fora de casa: mesmo que seja na casa da sua mãe, dá vontade de procurar um buraco pra enfiar a cabeça.

- pegar a criança no colo quando vocês estão na rua passa a ser um pouco tenso, já que os escapes podem acontecer a qualquer momento....rsrsrs...

- você percebe o quanto a vida é mais prática sem as fraldas!!!

- seu bolso agradece: não precisar mais ficar comprando aquele monte de fraldas é ótimoooo!!!

- você percebe que o tempo passou voando e que você não tem mais um bebê em casa.


*******

Fatos sobre o desfralde - parte 1

Algumas coisas que estou percebendo (e aprendendo) nessa fase do desfralde:

- se você acha que sua paciência já foi testada ao limite, você não sabe de nada, inocente! kkkkkkk....

- você sente cheiro de xixi em todos os lugares, mesmo quando não há a menor chance da criança fazer xixi. Exemplo: no shopping, sem a criança por perto e você ainda sentirá o cheiro (que está impregnado na sua cabeça).

- é incrível a quantidade de coisas que conseguimos fazer enquanto a criança está sentadinha na patente: ler, colocar as redes sociais em dia, escrever o próximo post do blog, falar com alguém no celular, arrumar as unhas, fazer as sobrancelhas, tirar o esmalte (todos esses eu já fiz).
Mas existem opções diversas. Essas, eu nunca fiz, mas não posso negar que elas já passaram pela minha cabeça: malhar (agachamento, abdominal), fazer ginástica facial (você já está ali de frente para o espelho mesmo), arrumar as gavetas (é só tirá-las do lugar e levar para o banheiro com você), etc...

- você começa a criar novas rotinas: por exemplo, enquanto o lindão está no vaso logo ao acordar, já troco a roupa dele e escovo os dentinhos. Antes, era tudo feito no quarto.

- às vezes, o banheiro ganha outras funções: você está lá, com tudo organizado, faltando 10 minutos pra sair e a criança solta a temida frase: "mamãe, xixi"! Nessas horas, enquanto eles estão ali sentadinhos, troca-se toda a roupa, escova-se os dentes, coloca o sapato, penteia o cabelo (faz algum penteado no caso das meninas), etc.

- você fica com pena da criança ter que ficar ouvindo você repetir a mesma frase um milhão de vezes: "quer fazer xixi"?

- você acha que leva muita coisa na bolsa até quando começa o desfralde, porque aí sim você passa a sair de casa com uma mala: "trocentas" mudas de roupas, a mesma quantidade de cuecas/calcinhas, pelo menos um sapato extra, lenço umedecido para limpar a criança em caso de escapes, saquinhos plásticos pra guardar a roupa caso o xixi vaze.

- você descobre o quanto são bons esses sapatos de plástico (sandálias, crocs) porque, em caso de vazamento, é só passar na torneira, secar e colocar no pezinho deles de novo.

- você descobre que nunca lavou tanta roupa.

**Pra não ficar muito longo, vou postar mais fatos amanhã, ok? Bjsssss......


*******

Desfralde - parte 4

O ritmo vai bem por aqui. Em casa, os escapes são cada dia mais raros. Ele ainda não entende o que é a vontade de fazer xixi ou cocô, mas já sente o incômodo e vem gemendo pra mim....rsrsrsrs.....

Na escolinha, só fez xixi no vaso no primeiro dia sem fralda. Depois disso, fica segurando até a hora do soninho e, quando dorme, relaxa e faz xixi na fralda.

Esses dias, disse para a professora que só vai fazer xixi na patente quando estiver em casa, mas ela me informou que é absolutamente normal a criança sentir esse medo de usar o vaso fora de casa.

Ontem (domingo), foi a primeira vez que ele usou o vaso em outro lugar. Estávamos na casa dos avós paternos e, no começo da noite, ele fez xixi no vaso. Lá pelas 20h, ele começou a dizer: mamãe, mamãe! Bem baixinho.....perguntei se ele queria fazer cocô e ele disse que sim. Levei ao banheiro e tivemos sucesso!!!

Ele ficou todo cheio de si! Saiu do banheiro contando a novidade para os avós e pedindo palmas......fizemos a maior festa, claro!

Com uma semana de desfralde, ele passou a entender o conceito de que, ao acordar, vamos ao banheiro fazer xixi. Pela manhã, a fralda está bem cheia, então, não costuma sair nada, mas pelo menos ele está criando esse hábito. Na escolinha, logo depois da hora do soninho, eles são levados ao banheiro também.

Uma dica que recebi da escola e que vem me ajudando muito nessa fase é: trate o xixi e o cocô como absolutamente normais e naturais. Nunca diga que é feio, fedido ou nojento. Isso pode gerar bloqueio na criança (algumas, desenvolvem sérios problemas de prisão de ventre por conta de terem nojo do próprio cocô).

Depois que eles usarem o vaso, deixem que vejam o xixi/cocô. Na hora da descarga, mostre a água levando tudo embora e deixe a criança "se despedir".

Por aqui, o lindão diz tchau e sempre quer dar a descarga e olhar a partida do xixi/cocô.....rsrsrsrs.....


*******

Desfralde - parte 3

Ontem foi um dia marcante!! Como vocês viram no post, o lindão fez xixi no vaso pela primeira vez.

A tarde, foi para a escola sem fralda (e com um mega estoque de roupas extras - rsrsrsrsrs). Pois não é que ele não deixou o xixi escapar lá e ainda fez no vaso? Fiquei muuuito surpresa!!

Daí, a noite, quando estava terminando de jantar, pediu pra fazer cocô na patente. Levei ele lá, coloquei um vídeo pra ele assistir no celular e, 5 minutos depois, eis que o primeiro "número 2" no vaso aconteceu!! Ele estranhou um pouco, mas fiz tanta festa que ele se empolgou também. Quis dar descarga pra "mandar o cocô pra casinha dele".

Como tínhamos um carrinho aqui esperando uma oportunidade especial pra ser dado de presente, escolhemos esse momento. Ele ficou muito feliz e até pediu pra que eu escreva um recadinho (na agenda) pra tia da escola saber que ele conseguiu fazer cocô na patente.

Claro que ainda teremos muitos escapes e surpresas até que ele aprenda 100% a usar o vaso, mas estou bem feliz e animada. Achei que ele daria mais trabalho. 

A lição que estou levando para a vida toda com o desfralde do lindão? Cada criança tem seu tempo e nós, adultos, precisamos respeitar esse tempo. Cabe aos pais avaliarem e definirem a hora certa de cada mudança. Não importa o que os outros digam, não importam os (muitos) palpites, não importa a pressão dos médicos. O que importa é o bem-estar da criança e a tranquilidade durante cada transição, pra que seja sem traumas.


*******

Desfralde - parte 2

Hoje rolou o primeiro xixi no vaso (fizemos a maior festa, com direito a muitas palmas e gritos de VIVAAAAA)......até agora, só tinha tido escapes mesmo (número 2 ainda não aconteceu....rsrsrsrs.....anda fazendo logo que acorda, quando ainda está de fralda no berço).

Depois do fim de semana todo sem usar fraldas, ele demonstrou que está conseguindo segurar bem a vontade de fazer xixi. Chegou a segurar por 6 horas.

Tivemos muitos momentos como os descritos por todos os pais que estão no desfralde: fica sentadinho no vaso e não sai nenhuma gotinha de xixi, mas assim que sai dali e coloca a fralda, faz tudo o que estava acumulado no chão. Realmente, é preciso ter muuuuuuuuuuita paciência nessa fase!

Hoje pela manhã não foi diferente. Levei o lindão até o vaso de hora em hora, normalmente. Fica sentadinho ali por 15 minutos. Mas era só estar no meio da sala pra molhar todo o chão. Até que, de repente, ele apareceu na porta da cozinha trançando as pernas e reclamando (gemendo na verdade....rsrsrsrs). Daí eu perguntei se ele queria ir no vaso e a resposta, obviamente, foi NÃO!

Levei mesmo assim e, alguns segundo depois de sentar, saiu um "xixizão" daqueles beeeem longos!!

Hoje será o primeiro dia sem fralda na escolinha.Vai colocar só na hora do soninho. Tive que mandar muuuuuuitas mudas de roupas para o caso de haver acidentes....amanhã eu conto como foi, tá?

Uma dica que a escola passou e que achei bem interessante: sempre é bom começar o desfralde no fim de semana para que a criança perceba que é algo da família, e não uma atividade da escola.

Algumas dicas que estão facilitando a logística aqui:

- o Sekito e o Veja ficam sempre à mão. Quando ele faz xixi no chão, é só pegar o aparato e limpar. Depois que tiro o excesso, jogo o Veja direto no piso e passo o Sekito quase seco pra finalizar (lembrando que tudo isso é feito com a "ajuda" dele, que despeja o Veja no chão e me ajuda a segurar o Sekito).
- as cuecas estão no lugar onde antes ficavam as fraldas (primeira gaveta da cômoda). Assim, na hora da troca é mais rápido, pois está tudo no automático pra mim.
- lenços umedecidos também estão sempre à mão, pois é preciso limpar bem a criança depois dos escapes e nem sempre dá tempo de rolar um banho.
- ele está ficando de sandálias plásticas ou chinelo. Se molhar, é só colocar na água, deixar secar (ou enxugar com um paninho) e usar de novo. Em dias bem quentes, fica descalço mesmo.
- comecei a adiantar todo o processo do almoço. Impressionante como o desfralde toma o nosso tempo. As idas ao banheiro, a limpeza da casa e da criança quando rola um escape.....seu tempo fica reduzido à metade do que era antes.
- as cuecas são coloridas e com estampas de carros e super-heróis: é importante a criança curtir a novidade e as cores e os personagens preferidos ajudam muito nisso!
- quando está em casa, o papai fica de cueca também, mostrando que está igual ao lindão. Além disso, sempre que vai ao banheiro, leva o pequeno junto pra ele ir "pegando o jeito".


*******

Desfralde - parte 1

A partir de hoje, vou falar sobre o desfralde diurno do lindão aqui. Contar a evolução, as dificuldades, os erros e os acertos. Espero poder ajudar vocês. Sempre que quiserem voltar ao tema, podem acessar essa aba.

Ele está começando um pouco "tarde", com 2 anos e meio. Coloquei entre aspas porque, na verdade, cada criança tem seu tempo, mas os médicos afirmam que, em média, o desfralde ocorre aos 2 anos.

Mas, na minha opinião, o que deve mesmo ser levado em conta é a criança estar pronta para o desfralde. E como sabemos se ela está pronta? Verificando se ela apresenta pelo menos dois dos sinais esperados. Por aqui, os sinais começaram há algum tempo, mas tivemos dois probleminhas:

1) os sinais começaram junto com o frio (desfralde no inverno não é indicado)
2) ele tinha pavor do vaso sanitário! Ficava em pânico cada vez que chegava perto.

Conversei com a professora da escola e pedi pra que ela o levasse junto quando os amiguinhos fossem até o vaso. Vendo os colegas, veria que não há motivo para ter medo. DEU CERTO! Em menos de uma semana, passou a aceitar o vaso e até a curtir ficar sentado ali.

Esse foi o sinal mais importante para começarmos o desfralde. O que estamos fazendo?

- fica sem fralda em casa
- quando saímos, ele vai de fralda (sempre prefiro fazer as mudanças aos poucos, pra ele se adaptar sem sustos)
- vai para o vaso a cada 1h e fica sentadinho ali por 15 minutos (vê desenhos, lê, brinca com carrinhos)
- quando o xixi escapa, ele me ajuda a limpar (vira o frasco do Veja e "segura" o Sekito comigo)

Por enquanto é isso. Quando o estoque de fraldas terminar, ele vai passar a sair de casa sem fraldas, mas se o passeio for longo (ir à igreja, por exemplo), vamos usar o modelo de vestir e diremos a ele que é uma cuequinha.

E bora lá, porque essa é uma mudança das mais difíceis para os pais e para os pequenos. Exige calma, paciência e, acima de tudo, perseverança.


*******

Sinais para o desfralde

Está aí uma coisa que me dá preguiça só de pensar: a hora do desfralde! Ouço cada relato!! Deve ser muito difícil e trabalhoso...o que me consola é que dizem que para os meninos é mais fácil - UFA! Espero que seja mesmo!

Mas algo que considero fundamental nesse processo (e em todos os processos que envolvem mudanças marcantes na vida da criança), é respeitar o tempo do meu baby. Não vou impor o desfralde quando ele - claramente - não está preparado para isso.

E o que é estar preparado? Como podemos identificar isso?

Percebendo alguns sinais que a criança vai dando:

- a fralda começa a ficar seca por períodos mais longos (de 3 a 4 horas seguidas)
- a fralda amanhece praticamente (ou totalmente) seca por pelo menos 5 dias seguidos
- a criança começa a anunciar quando quer fazer cocô ou xixi
- a criança se sente incomodada quando a fralda está suja
- já estabeleceu uma rotina de horários para o cocô
- quando faz xixi, faz bastante de uma vez e não mais de pouquinho em pouquinho
- consegue baixar sozinho a roupa
- entende ordens simples como: pegue tal coisa para a mamãe?
- já entende o conceito de que cada coisa tem o seu lugar
- consegue ficar sentado na mesma posição por pelo menos 2 minutos

Além desses sinais, algumas dicas são igualmente importantes:

- não adianta querer começar o desfralde se a criança está passando por alguma fase de crise: está "do contra", fazendo tudo que os pais pedem ao contrário, ou está irritado com a chegada do irmão mais novo, ou acabou de começar na escolinha, essas coisas.
- levem a criança ao banheiro com vocês de vez em quando para que ela vá se acostumando com a ideia do vaso e dos hábitos de higiene. Para os meninos, é fundamental que eles vejam o pai fazendo xixi em pé pra entenderem como isso funciona. Enquanto eles ainda não alcançam o vaso sanitário, o pai pode fazer xixi no ralo do box quando a criança estiver por perto.


*******

Desfralde noturno

Ontem, postei os sinais que as crianças transmitem quando estão prontas para o desfralde. Logo depois, noInstagram do Drops, uma leitora pediu um post especial sobre o desfralde noturno.....e o pedido de vocês é uma ordem:

* Como ainda não cheguei nessa fase, pesquisei bastante para fazer o post, mas não tenho experiência própria pra compartilhar com vocês.

- Especialistas sugerem que, 2h depois que a criança estiver dormindo, os pais a levem para fazer xixi no vazo - dormindo mesmo. Eles garantem que a criança não acorda. Depois de 3 dias, passe para 3h....mais 3 dias, passe para 4 h.....e assim por diante. Até que a criança não faça mais xixi durante a noite. (Em determinado momento, mesmo no vazo, não sai mais xixi).
- Quando acontecerem acidente, jamais repreende a criança. Apenas diga que é assim mesmo e que amanhã será melhor. E - claro - elogie MUITO quando ela acordar sequinha.
- Diminua a ingestão de líquidos a noite e, caso a criança tenha o hábito de tomar leite, vá diminuindo a quantidade.
- Explique que, se sentir vontade de fazer xixi, é para chamar os pais pra vocês irem juntos até o vaso.
- O desfralde noturno apresenta sinais bem específicos também:
:: a criança começa a pedir para dormir sem fralda
:: a criança comenta que a fralda esquenta muito
:: a criança acorda com a fralda seca mais de 5 dias seguidos

No mais, é preciso muuuuuuuuuita paciência meeeeeesmo, pois o desfralde noturno é realmente complicado e demorado, já que o organismo demora muito pra aprender a segurar o xixi durante o sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário