Dicas para Casa

Dicas pra facilitar o nosso dia a dia com os cuidados da casa:

Fazia tempo que eu não postava algo referente à casa, né? Pois essa dica me pegou de surpresa....e negativamente: sempre usei a linha Pratice, da BomBril para a limpeza dos vidros e espelhos de casa.

Dia desses, resolvi experimentar um produto novo, que oferecia todas as vantagens do que eu uso, mas prometia uma secagem rápida....achei que isso seria vantagem, mas não foi não. Não sei se é por conta da secagem, mas o produto deixou tudo manchado. Mesmo passando um pano depois de usar....achei péssimo.

Tentei por quase 30 dias, variando a forma de aplicar (usei pano de prato, flanela, paninho multi-uso, papel-toalha)...nada funcionou.

Acabei voltando para o que sempre usei, que é o 3 em 1 (sem a secagem rápida). Esse eu garanto! É excelente e deixa um cheirinho delicioso! Recomendo....


*******

Como tirar manchas de papinha e outros alimentos

Toda mãe sabe bem a felicidade de ver seu bebê crescendo e ficando cada vez mais forte. E para isso, eles precisam estar bem alimentados! Mas a hora da papinha, muitas vezes acaba se tornando uma verdadeira bagunça. Para que você possa aproveitar cada momento da alimentação dos pequenos sem se preocupar com a sujeira, neste artigo trago dicas práticas de como tirar mancha de gordura e de outros alimentos, salvando as roupas do seu bebê – e as suas também!

Vale lembrar, que o segredo para se livrar de qualquer mancha com facilidade é agir rapidamente. Por isso, evite deixar que as manchas sequem e impregnem nas fibras do tecido, e invista de um sabão de boa qualidade. Como a pele dos bebês é mais sensível que a nossa, dê sempre preferência a fórmulas hipoalergênicas e dermatologicamente testadas que não agridam a pele.

Como tirar mancha de papinha e de frutas

Retire o máximo possível da papinha ou da fruta que caiu sobre a roupa com movimentos suaves (uma colher pode ajudar, mas tome cuidado para não esfregar muito forte e impregnar ainda mais a mancha nas fibras do tecido).
Coloque a peça de molho na água fria por algumas horas (nunca utilize água morna ou quente para não fortalecer a mancha).
Aplique algumas gotas de sabão líquido diretamente na mancha, fazendo movimentos circulares com os dedos.
- Coloque a peça na máquina de lavar, respeitando as instruções na etiqueta da roupa. Se a peça for do bebê, programe a máquina para o ciclo delicado.
Se após a lavagem, a mancha não tiver sido removida completamente, coloque a peça de molho mais uma vez e repita o processo de lavagem.
Deixe a peça secar ao ar livre e na sombra.

Como tirar mancha de gordura

No caso de manchas gordurosas, o mesmo passo a passo vale para acidentes com cremes ou pomadas.

- Retire o excesso da gordura e aplique farinha, talco ou bicarbonato de sódio para que a oleosidade seja absorvida. Deixe o produto agir por cerca de 15 minutos.
Em seguida, lave a peça na máquina, com água fria e um sabão de boa qualidade. Respeite as recomendações de lavagem indicadas na etiqueta da roupa e programe a máquina para o ciclo delicado se estiver lavando as peças do bebê.
Se a mancha persistir, aplique algumas gotas de sabão líquido sobre ela, fazendo leves movimentos circulares com os dedos.
Caso a mancha ainda esteja muito evidente, você pode deixar a peça de molho na água fria com sabão por cerca de duas horas.
Lave a peça de novo e deixe secar naturalmente na sombra.

Truques para eliminar manchas

Alguns truques com produtos caseiros também podem ajudar você a retirar manchas de papinha e frutas das roupas do seu bebê. Confira a seguir algumas dicas infalíveis:

Usar água sanitária nas roupas dos bebês pode ser muito perigoso, já que sua fórmula pode causar irritações e alergias na pele dos pequenos. Uma boa alternativa, é utilizar vinagre de vinho branco para tratar a mancha antes da lavagem, ou por último, para uma enxaguada final.
O sabão de coco pode ser outro bom aliado na hora de eliminar as manchas das roupas dos bebês. Esfregue a roupa manchada com sabão de coco, e em seguida lave normalmente na máquina.
- Além de remover mancha, o bicarbonato de sódio também ajuda você a eliminar odores indesejados dos tecidos, sem correr o risco de agredir a pele. Para isso, misture duas colheres de bicarbonato de sódio com água fria, e aplique na área suja ou malcheirosa, esfregando suavemente. Outra opção é deixar a peça de molho nesta mistura antes de lavar.
A amônia também pode ajudar! Combine 230ml de água e uma colher de sopa de amônia, deixando a peça de molho ou adicionando a mistura à lavagem na máquina. Apenas lembre-se de nunca misturar amônia e produtos que contenham cloro, já que as duas fórmulas combinadas podem produzir substâncias tóxicas.

Com as dicas acima e sem se preocupar com a sujeira, a hora da papinha vai ficar ainda mais proveitosa. E você, tem algum outro truque para eliminar manchas de comida? Me conta aí nos comentários.


*******

Cebola sem choro

Pra acabar de vez com o sofrimento que é cortar cebola, é só umedecer (com um pincel ou guardanapo) a faca com azeite antes de começar o corte.

O azeite neutraliza o gás que é liberado da cebola quando ela é cortada. Já testei e super aprovei, gente! Faço sempre!


*******

Mais uma dica que ajuda muito o nosso dia a dia: pra esquentar a comida de maneira uniforme no microondas, é só fazer um buraco bem no centro do prato. Assim, o calor consegue se distribuir melhor.



*******

As folhas sempre acabam murchando antes da hora, né? Resolvi esse problema aqui em casa fazendo uma coisa bem simples:

- quando chego do mercado, já lavo todas as folhas, pico com as mãos mesmo e vou colocando em um recipiente plástico.
- conforme vou colocando as folhas ali, elas escorrem a água, que vai se acumulando no fundo do recipiente.
- tampo e levo direto para a geladeira.

A água que fica no fundo mantém as folhas hidratadas e fresquinhas e, com isso, consigo fazer as folhas durarem a semana inteira na geladeira (dependendo das folhas, duram até mais).

Passei muito tempo fazendo a técnica que aprendemos com os especialistas, onde secamos folha por folha antes de irem para a geladeira, mas não dava certo não. As folhas duravam no máximo 5 dias.

Então, fica a dica (◠‿◠)


Pra evitar a pia entupida, basta despejar água sanitária nas pias da casa uma vez por semana. Uma quantidade boa. De preferência a noite, pra agir durante o tempo em que vocês dormem. Com esse truque simples, as pias nunca mais entopem. Fica a dica   ^‿^



*******

Conheci o Sekito no Instagram. Sempre via o aparelho nos supermercados, mas nunca me chamou a atenção. Mas depois desse post do Insta, resolvi experimentar. E me apaixonei! Nada pode ser mais prático, gente! Agiliza demais a limpeza do chão. Principais vantagens:

- você não tem mais contato com os produtos de limpeza, pois não precisa mais torcer o pano.
- a vassoura pode ser aposentada, pois o Sekito faz o serviço dela também.
- o refil dura bastante - de 2 a 3 meses usando todos os dias.
- ele tanto molha quanto seca o chão, depende do quanto você o deixa seco.
- tem muitas utilidades: chão, parede, vidros, janelas, etc.

Como se usa:

- deixe o Sekito de molho por uns 10 minutos
- puxe a alavanca para tirar o excesso de água
- use onde quiser
- molhe novamente para limpar
- tire o excesso de água
- use normalmente

Obs: é preciso comprar também o balde próprio, que é oval. Esse formato facilita muito o uso, pois o Sekito não cabe nos baldes tradicionais.

Pra facilitar, deem uma olhada nesse vídeo.

Super indico, gente! Depois que conheci, a limpeza passou a render beeeeem mais por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário