Mundo Azul

Fatos do mundo azul....

Algumas coisas que poucas pessoas comentam:
. A gente se sente meio mal ao chegar em uma loja e ver apenas uma ou duas araras de roupas masculinas num cantinho (e perceber que existem mais de 20 araras abarrotadas de roupas femininas).
. Quem fala que meninos são "baratos", não sabem os preços de alguns carros, pistas, heróis e jogos.
. O pipi é muuuuito mais prático e simples do que podemos imaginar, mas tem suas peculiaridades e seus cuidados.
. Eles vão ficando monossilábicos desde cedo. ("Do que você brincou hoje na escola? Muitas coisas"!)
. Quando percebemos o quanto eles são práticos desde a infância, dá uma pontinha (ou pontona) de inveja.
. Eles são extremamente carinhosos e beijoqueiros.
. Eles sonham em ser pilotos praticamente desde que aprendem o que é um carro (para o desespero materno).
. Nem todos os meninos são ligados em super-heróis e futebol (eu tinha certeza de que também era automático).
. Uma camisa e um sapato estiloso têm o poder de deixar todo o look irresistível desde a infância.
. Parece que não, mas as possibilidades de cortes de cabelo são muitas pra eles (e ainda com direito a penteados).
. Como eles falam beeeeem menos, são extremamente observadores.
. A preocupação em ser gentil com as mulheres aparece bem mais cedo do que imaginamos (dar flores, ajudar com algo "pesado").
. Dá uma tristeza ver o quanto o mundo anda contrário à masculinidade! Tudo o que é natural do homem (e do menino) é condenado como se fosse algo horrível. Muitas vezes, disfarçado de feminismo ou politicamente correto, a "homemfobia" aparece em muitas áreas. 

 *******

O que eu não quero que o meu filho seja

Lembro que ano passado, eu fiz um post dizendo o que eu sonhava pra minha nora e para o meu filho e hoje, eu gostaria de fazer o inverso.
Vendo notícias e posts sobre comportamentos masculinos nas redes sociais (e no dia a dia), me veio uma lista facilmente na cabeça sobre o tipo de homem que eu não quero que meu filho seja:
- Eu não quero que meu filho fique pulando de galho em galho, experimentando a mulher que for melhor. Acho esse tipo de atitude uma baita falta de respeito. Não tem nada de "legal, bacana ou másculo" nisso.
- Eu não quero que meu filho seja um desses homens que, na primeira dificuldade, pula fora do casamento (ou do emprego, ou do namoro, etc) e já sai apontando o dedo para todos, menos pra ele.
- Eu não quero que o meu filho seja um desses maridos maravilhosos que, ao se tornarem pais, fogem do casamento porque a mulher está "diferente" e o relacionamento não é mais o mesmo (ainda me impressiona a quantidade de emails que recebo de leitoras que estão passando por essa situação).
- Eu não quero que o meu filho ache que ser pai e esposo é só colocar dinheiro dentro de casa e trabalhar feito um condenado. Eu quero que ele saiba que estar presente, acompanhar cada momento da família, é a verdadeira riqueza do ser-humano.
- Eu não quero que meu filho ache que os cuidados com a casa e as crianças são apenas da esposa. Eu quero que ele saiba fazer de tudo um pouco pra poder participar ativamente de todas as tarefas.
- Eu não quero que meu filho seja desses homens que contam vantagens com coisas péssimas como cigarro, bebidas, drogas, violência. Eu quero que ele entenda que vantagem mesmo nessa vida, é ter Deus no coração, ética, honestidade e ser admirado por todos ao seu redor por ser uma boa pessoa.
- Eu não quero que meu filho veja o dinheiro como a principal conquista de uma vida, mas sim, como algo que é importante, mas é apenas a consequência de muito trabalho.
Sim....a missão de nós, pais e mãe, é grande. Todos esses sonhos que tenho para o lindão são, em grande parte, responsabilidade minha e do maridão. Cabe a nós formar essa pessoa bacana. Cabe a nós deixar uma pessoa melhor para o mundo.

 *******

Cistos de Retenção de Esmegma

Nome estranho, né? Mas para as mães e pais de meninos, esse termo passa a ser bem comum. Trata-se de uma ou mais bolinhas que aparecem no pipi do bebê. Elas podem ser pequenas ou grandes.

Mas por que essas bolinhas aparecem? Acontece que o pênis produz uma secreção natural desde o nascimento e por toda a vida do homem. Essa secreção é necessária para a saúde do pipi e, na vida adulta, para facilitar a penetração. É o esmegma.

O esmegma é produzido por glândulas que se localizam na base da cabeça do pênis (em alguns homens, elas são bem visíveis, mas na grande maioria das vezes, são muito pequenas para serem percebidas). A produção do esmegma não pára e, como os meninos nascem com a pele do pênis cobrindo todo o órgão, pode haver um acúmulo (já que a secreção não tem para onde sair, digamos assim). Nisso, ela acaba formando essas bolinhas ao longo do pipi.

Muitos pais ficam assustados, achando que se trata de pus ou cistos, mas não se trata de uma infecção. É importante falar com o Pediatra, claro, pra confirmar o diagnóstico, mas depois de confirmado, o único cuidado é continuar caprichando na higiene durante o banho (abrir a pele até onde ela vai e lavar com água e sabonete). Em alguns casos, pra prevenir infecções, o médico pode receitar uma pomada antibiótica.

O esmegma é absolutamente saudável e necessário (inclusive, ajuda a descolar o prepúcio da glande).

Conforme a pele for se abrindo, o esmegma vai saindo.

Meu baby teve 2 episódios e na primeira vez fiquei bastante assustada, achando que eram cistos. Na segunda vez, no lugar de pequenas bolinhas, formou-se uma grande e única.....estamos tratando e ela já diminuiu bastante, uma vez que a pele vem se abrindo mais a cada dia.

Pois é!! Ser mãe e pai de menino é uma grande aventura...hehehe

*******

Fatos sobre ser mãe de menino

Alguns fatos que aprendo dia a dia no meu mundo azul:
* trocar a fralda de um menino é infinitamente mais rápido e prático.

* eles são extremamente físicos (correm, pulam, trombam sem parar....e te obrigam a botar o corpo em movimento também).

* o mundo das 4 rodas é muuuuuuito mais interessante do que a gente imagina!

* eles são sim, muito carinhosos (na gravidez, sempre ouvia que logo estaria sonhando com uma menininha, porque mulher gosta de abraçar, beijar...e menino corre disso.......não mesmo!).

* eles são muito práticos (desde sempre....homens são mais claros e objetivos do que nós, mulheres).

* bastam 3 peças pra deixar um menino pronto (camisa, calça e sapatênis já arrancam suspiros).

* nosso bolso agradece (assim como os homens, meninos só precisam de 3 ou 4 pares de sapatos).

* o fato deles fazerem xixi em pé facilita DEMAIS a nossa vida naqueles momentos de pânico sem nenhum banheiro por perto. Obs: depois de ser mãe de menino, passei a invejar ainda mais essa vantagem deles...como seria bom para nós ter esse conforto e praticidade, né?

*eles (pelo menos a imensa maioria) não se importam com a roupa que você escolheu ou o corte de cabelo.

* seu coração se derrete toda vez que ouve um: "mamãe, você tá linda".

* a amizade entre meninos nos ensina MUITO (é tão simples, sem rodeios....desde sempre!).

* você passa a entender muito mais o seu marido (vai perceber que alguns comportamentos são mesmo de natureza masculina e pronto).

* você passa a valorizar mais o "olho no olho" (sabe aquela famosa situação quando o homem "sai do mundo"? Pois é....isso é desde sempre. Se quiser que uma tarefa seja cumprida ou uma ordem, obedecida pelo seu filho, tem que fazer ele parar o que está fazendo o olhar nos seus olhos).

* eles enxergam a mãe como uma princesa (e estão sempre querendo nos defender).

No mundo chato em que vivemos atualmente, não posso deixar de dizer o óbvio: não tenho nada contra o mundo rosa, mas é um mundo que conheço apenas por conta da minha sobrinha e das amiguinhas do lindão. Esse post é baseado na minha vivência, meu dia-a-dia, minhas impressões e minha realidade. Sei bem que existem meninos diferentes do lindão e meninas iguais a ele...é comportamental. Mas o padrão é sempre muito parecido e a natureza masculina é clara.


*******

Pérolas que mãe de menino escuta

Post especial para as mães que vivem no delicioso mundo azul....as pérolas que a gente é obrigada a escutar........e o que dá vontade de responder (aquelas respostas que chegam até a ponta da língua, mas que não soltamos por educação):

- Nossa!!!! Mas não vai tentar a menininha?
E você vai ajudar a cuidar e a pagar as contas?

- Ah, mas ser mãe de menina é muito mais gostoso!!
Oi???????

- Afe! Menino é muito agitado! Ser mãe de menina é bem mais fácil!
Gosto de coisas difíceis!

- Você vai se arrepender de não ter tido filha mulher!
Qualquer coisa eu te aviso, tá?

- E quem vai te fazer companhia depois??
E desde quando ter filha mulher é garantia de companhia?

- Você só vai ser feliz DE VERDADE sendo mãe de menina!!
Socorro!!! Me salvem dessa pessoa louca!!!


Por favor! Deixem as mães de meninos em paz, gente!! Nós amamos e somos extremamente felizes com o mundo azul! Carrinhos, agito, bolas.....quando temos um menino em nossas vidas, descobrimos um mundo novo e muuuuuito bacana! Particularmente, costumo dizer que a infância masculina é mais gostosa que a nossa, pois enquanto a menina é treinada para ser mãe, o menino realmente é criança! Eu tô voltando a ser criança todos os dias e amandoooooo!!!!

** E vocês, mamães de meninas? O que escutam? Sei que devem ter boas pérolas pra compartilhar, né? Contem pra mim pelo email dropsdemae@gmail.com ou pelas redes sociais......vou fazer um resumo e postar aqui também.


*******

Ter um menino em casa

Coisas que só acontecem com mães e pais de meninos:

- É normal se preocupar com o jato de cocô que, volta e meia, nos surpreende durante a troca de fraldas, mas quando somos mães e pais de meninos, essa preocupação é dobrada, já que um jato de xixi é pra lá de comum...rsrsrs (pra evitar, é sempre bom fazer a troca com um paninho sobre o pipi).

- O tal do Esmegma é uma desagradável (e preocupante) surpresa.

- O bebê já nasce com o saco escrotal (claro), mas a surpresa é que os testículos podem levar até um ano pra descerem e tomarem o seu lugar.

- O pipi é sagrado: pois é!! Desde sempre!! A partir de 1 aninho, eles começam a reclamar quando a gente mexe ali. No banho, na hora da troca de fralda....se sentem invadidos e reclamam. Mas quando estão pelados, acham o máximo ficar mexendo no pipi...é praticamente um brinquedo novo e particular.

- Nossa preocupação com a vida adulta é muito grande, afinal, o HOMEM tem que ser bem-sucedido, bonito, responsável, ético, provedor da família, bom pai, viril, delicado (mas sem perder o lado "bruto"), cavalheiro, ufa!!! Não digo que a mulher não tenha esse tipo de carga, mas a sociedade poe um peso a mais no homem...isso é fato.

- Meninos não são cheios de amor, mas quando eles resolvem te dar um abraço, prepare-se para ganhar AQUELE abraço. É forte, apertado, delicioso!!!

- Eles amam puns! Pois é.....quer ver seu filho morrer de rir? Espere ele soltar um pum bem barulhento.....kkkkkkkkk

- Tudo vira uma arma ou um carro: incrível como tudo o que eles pegam se transforma automaticamente em espada ou carro.

- Eles são extremamente físicos: correm, pulam, escalam tudo o que vêm pela frente, usam o corpo dos pais como pista para os carrinhos, abraçam você e, logo depois, estão puxando seu cabelo.

- Quadrinhos e personagens de aventura: assim que descobrir que está grávida de um menino, comece a pesquisar sobre Marvel, Star Wars, Star Trek.....logo seu lindão estará fissurado por isso e vai querer dividir as opiniões com você. O mesmo vale para o mundo dos carros e motos (já acho normal ler a Quatro Rodas todos os dias com meu pequeno).

- Roupas e sapatos são uma moleza: é muuuuuuuuito prático ser mãe de menino. Acessórios? Só um sapato bacana e, no máximo, um cinto. No mais, duas peças são mais do que suficientes pra deixar seu príncipe irresistível. A desvantagem é que eles acabam com tudo o que vestem. Furos, manchas que simplesmente não saem, sapatos esfolados......é isso aí!

- O pai é o modelo deles e a mãe, uma princesa que precisa de cuidados.

- Eles já nascem fazendo uma coisa de cada vez: essa é a natureza masculina e não adianta forçar seu pequeno a ser diferente. Portanto, se ele está brincando, nada de querer dar bronca...ele simplesmente não vai te escutar.

- Joelhos ralados, hematomas, galos, cicatrizes: tudo isso vai fazer parte da sua vida assim que o pequeno começar a engatinhar.

- Meninos são extremamente práticos e racionais: isso mesmo!! Desde sempre! Não querem saber de conversas longas ou grandes preocupações com a roupa. Tudo é resolvido com rapidez e sem frescura.

- E o último tópico não poderia ser diferente: VOCÊ VAI AMAR CADA SEGUNDO!! É incrível ser mãe de menino! Nossa vida ganha novas cores, novo ritmo, nova linguagem. Para o pai, as novidades não são assim tão grandes (obviamente), mas para a mãe, é um universo novinho em folha que se abre a cada dia. AMO DE PAIXÃO!!!

*******

A tela da bermuda de banho

Ontem li uma notícia que me deixou impressionada! A revista Crescer publicou no seu Facebook que um menino de 5 anos se feriu depois do seu pipi ficar preso naquela tela que vem por dentro das bermudas de banho.

Achei importante dividir isso com vocês que têm um príncipe em casa.

Esse modelo de bermuda vem com a tela justamente porque foi criada pra ser usada sem cueca (na praia ou na piscina). No entanto, se a tela desfia, os buraquinhos (que são bem pequenos), aumentam e podem "enforcar" o pênis (de crianças e de adultos também).

Como prevenir?

- Sempre que optar por este modelo de bermuda, usar com cueca ou sunga por baixo.
- Trocar a bermuda pela sunga, bem mais segura (Essa é minha escolha aqui em casa. Lindão só usa sunga).
- Optar por um modelo sem a tela.

Pra ler a matéria completa, podem clicar nesse link.

  

*******

Fazer ou não massagem no pipi?

Dúvida bem comum aos pais de meninos, né?

Bom, de acordo com o Pediatra do meu pequeno, não é bom fazer a massagem, pois ela pode provocar irritação e desconforto no bebê.

O que ele indicou foi o seguinte:

- movimentos suaves, sem forçar, da pele para baixo. De preferência na hora do banho, onde já aproveito pra limpar a parte do pipi que aparece.
- esses movimentos só foram liberados a partir dos 2 meses de idade.
- agora, com 1 aninho, ele receitou uma pomada que ajuda no processo de abertura dessa pele. Só deve ser usada com receita médica e é aplicada suavemente apenas na junção entre o pipi e a pele externa. Isso deve ser feito por 2 meses.....vamos ver como será o processo.

Aquele exercício de forçar a pele pra baixo que muitos Pediatras indicam, acho muito bruto e já ouvi relatos de mães onde, nessa forçada, saiu até sangue do pipi. Não dá, né?

Se a pele não ceder até os 4 anos do menino, aí sim é hora de fazer a famosa cirurgia de fimose.


*******

Nenhum comentário:

Postar um comentário