Uma dúvida que recebo muito das leitoras é essa: a licença-maternidade vai chegando ao fim e a mãe entra em pânico quando vê que o bebê não quer saber da mamadeira. Existem algumas dicas que ajudam nessa transição tão importante:
*Começar antes
O bebê precisa de tempo para se adaptar à nova realidade. Não adianta apresentar a mamadeira pra ele só na última semana de licença. O ideal é começar a introdução quando faltarem 60 dias para o retorno da mãe ao trabalho.
*Oferecer aos poucos
Mais uma vez, é preciso calma para que a criança possa se adaptar com tranquilidade. Para isso, comece oferecendo a mamadeira uma vez por dia apenas. Vá aumentando aos poucos, conforme a aceitação do bebê for melhorando.
*Peça para outra pessoa oferecer
Da mãe, o bebê só quer peito! Por isso, se você for tentar oferecer a mamadeira, dificilmente o bebê vai aceitar. Peça para outra pessoa fazer isso por você no início. O pai, os avós, os tios, a babá, enfim...alguém de confiança. Na hora, fique longe. Não deixe o bebê te ver. Esse método facilita bastante a aceitação da mamadeira.
*Molhe o bico
Assim como no início da amamentação, nós molhamos o bico do seio com o leite, fazer isso com a mamadeira ajuda bastante. Molhe o bico no seu leite e deixe o bebê sentir que é o mesmo leite que ele já está habituado.
*Acerte o fluxo
Mamar no peito exige muito esforço do bebê. Ele está acostumado a sugar com força pra obter uma pequena quantidade. Por isso, bicos com fluxo intenso podem engasgar. É importante oferecer sempre o bico inicial ao bebê, mesmo que ele não seja mais recém-nascido. Comentei isso nesse post, lembram?
*Mude de marca
Se nada funcionar, é hora de mudar a marca (o bico, na verdade), pois cada bebê tem sua preferência. Por aqui, tentei a NUK por 2 semanas, a Lillo por 1 semana e, enfim, o lindão pegou a da MAM, que usa até hoje.
*Aposte no copinho
Se o bebê não aceitar a mamadeira de jeito nenhum, hora de tentar o copinho de transição. Algumas crianças simplesmente não gostam da mamadeira e se adaptam super bem ao copinho.
*Aposte no copinho
Se o bebê não aceitar a mamadeira de jeito nenhum, hora de tentar o copinho de transição. Algumas crianças simplesmente não gostam da mamadeira e se adaptam super bem ao copinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário