Se antes dos filhos nós vemos o inverno como sinônimo de vinho, edredom, filme, bolinho de chuva, roupas elegantes e preguiça no sofá, depois que eles nascem, só conseguimos pensar em gripes, resfriados, coriza, noites mal dormidas, tosse e crianças irritadas....
Isso porque essa época do ano é bem difícil para os pequenos, principalmente os menores de 3 aninhos. Evitar nós já sabemos, né?
- agasalhar bem
- ligar o umidificador 2h antes do bebê dormir pra aliviar os problemas da baixa umidade
- manter a hidratação da criança em dia
- evitar vento em excesso
- reforçar a imunidade com bastante ferro e vitamina C
Mas e quando mesmo tendo todos esses cuidados, a criança fica doentinha? Como podemos amenizar esses sintomas tão chatos?
Inalação: fazer inalação com soro fisiológico é excelente para liberar as vias respiratórias, pois ajuda a soltar o muco que provoca a congestão nasal, a tosse e a coriza. O ideal é fazer de duas e três vezes por dia. De 5 a 15 minutinhos são suficientes, mas é raro a criança deixar a inalação acontecer. Algumas soluções que me ajudam aqui em casa:
- desenhos: coloco os desenhos preferidos dele na TV. Ele se distrai e acaba esquecendo do inalador.
- deitado: quando ele está bem tranquilo, deitadinho, coloco o inalador o mais próximo possível e deixo até o vapor terminar.
- dormindo: quando a criança estiver dormindo, posicione o inalador perto, mas não muito perto e deixe a fumaça trabalhar o maior tempo possível.
Spray nasal: o Pediatra do lindão pede pra aplicar o spray de hora em hora. Vale Rinosoro ou Salsep. Ambos são sorinhos e podem ser aplicados até mesmo em bebês, mas SEMPRE com a ciência do seu Pediatra.
Elevar a cabeça: pra aliviar as vias respiratórias, diminuir a coriza e acalmar a tosse, coloque um travesseiro embaixo do colchão do bebê ou use um travesseiro mais alto do que o habitual para a criança maiorzinha.
Cebola: como já postei aqui, cortar uma cebola e deixar o mais perto possível do bercinho é tiro e queda pra acabar com a tosse.
Antitérmico: também fiz um post sobre isso. A primeira providência deve ser informar o Pediatra pra que ele passe a medicação correta. Essa medicação só precisa ser usada se a temperatura ultrapassar os 38 graus.
***IMPORTANTE: sempre consulte o Pediatra ao perceber qualquer sintoma atípico nos pequenos. Essas dicas são simples e não oferecem risco algum à criança, claro, mas se for algo mais sério do que uma gripe ou um resfriado, tem que tratar direitinho e isso, só o médico é capaz de identificar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário