segunda-feira, 27 de julho de 2015

Revendo o termo "com apego"

Antes de mais nada, esse não é um post contra a criação com apego...pelo contrário!!!

O post de hoje pode ser um pouco polêmico, mas andei pensando bastante sobre isso depois que uma leitora entrou em contato pedindo para que eu desse a minha opinião aqui e achei bacana falar sobre esse tema, afinal, se tem um termo que está em alta no mundo materno é o da criação com apego ou sem apego.

Mas que história é essa de com apego? Por que esse termo tão injusto? Pra me explicar, vou começar do básico:

Criar uma criança com apego significa usar um conjunto de ferramentas para que os pais criem vínculos com seus filhos por meio de atendimento rápido, consciente e amoroso à criança. As necessidades da criança estão em primeiríssimo lugar.

Alguns exemplos práticos:

. priorizar o parto natural (a criança decide a hora e o dia que quer nascer)
. dar colo sempre que ela pedir e, o máximo possível (uso do sling)
. dar o peito sempre que ela pedir
. praticar cama compartilhada ou  pelo menos dormir com a criança no quarto dos pais
. desmamar o mais tarde possível e somente quando a criança quiser
. amamentação em livre demanda
. evitar ao máximo o uso de bicos artificiais (mamadeira e chupeta)
. fazer o possível para que o bebê não chore, pois o choro provoca alto nível de stress
. a disciplina deve ser feita de forma tranquila e o castigo físico nunca deve ser aplicado.

Para o melhor resumo que li a respeito da criação com apego, acessem esse link.

Não vejo nada de errado com os pontos da criação com apego, mas pra mim, o que está errado...MUITO ERRADO...é o termo com apego.

Será mesmo que não praticar todos esses pontos me transforma em uma mãe sem apego pelo meu filho?

- será que uma mãe que escolhe amamentar de 2h em 2h está criando seu filho sem apego?
- será que os pais que ensinam o bebê a dormir no seu próprio quarto desde sempre estão criando a criança sem apego?
- será que a mulher que optou pela mamadeira cria seu filho sem apego?
- será que um bebê que foi acostumado a não passar o tempo todo no sling é um bebê sem apego?

Acho que esse termo deveria ser revisto, porque não vejo nada de sem apego nas famílias que optam por formas "diferentes" das pregadas pelo método do apego.

Apego??

Apego é cuidar, dar carinho, alimentar, dar colo, amar, gerar, acariciar, fazer cafuné, dar limites, fazer o impossível para ver aquela pessoinha feliz.....e não vejo relação nenhuma em dizer que os pais que - por exemplo - gostam de deixar o bebê no bouncer ao invés de dar colo o tempo todo, estejam criando essa criança sem apego.

Pode parecer frescura o meu ponto de vista, mas é extremamente sincero e real, como tudo o que eu escrevo aqui.....criar uma criança com apego é dar amor e carinho pra ela...com a dose certa de limites e assistência. Não consigo entender como esse termo pode fazer algum sentido pra alguém.

Um comentário: