Depois dos dois posts que fiz semana passada falando sobre a amamentação (
aqui e
aqui), algumas mamães de recém-nascidos entraram em
contato comigo dizendo que querem produzir mais leite, mas não sabem como. Outras, pediram para eu relatar como foi esse período pra mim......resolvi unir as duas coisas aqui. Então, vamos lá.....
Água...muuuuita água: mantenha-se bastante hidratada. Durante a mamada, é comum sentirmos muita sede, o que facilita a ingestão da água, mas nos demais períodos do dia, a mãe pode esquecer disso. O organismo precisa de muito líquido para conseguir produzir o leite materno. O normal é ingerirmos 2 litros por dia, né? Pois durante a amamentação, os médicos indicam que essa quantidade passe para 3 litros diários.
Como foi comigo: tenho bastante dificuldade em tomar água, mas me forçava durante a amamentação. Nunca consegui chegar aos 3 litros, mas chegava aos 2 litros diários facilmente. Não tomava apenas água pura, mas também muito
chá de hortelã gelado e sucos naturais.
Alimente-se bem: esqueça o peso ou a pressa de voltar ao peso que estava quando engravidou. Amamentar vai te ajudar a emagrecer naturalmente. Por isso, nada de ficar sem comer. Faça todas as refeições normalmente, mas prefira alimentos leves, naturais e integrais. Muitas frutas e legumes. Com isso, você ajuda a produção do leite a aumentar e também garante uma qualidade TOP para o baby.
Como foi comigo: nas primeiras 3 semanas, fiquei extremamente sem apetite, mas me forçava a comer nos horários certinhos. Minha mãe ficou em casa durante 15 dias e ela preparava todas as refeições...isso me ajudou demais!!
Suco de uva integral: tomar um copo por dia ajuda na produção e é extremamente benéfico para a sua saúde e a do bebê.
Como foi comigo: sempre tomei um copo diário de suco de uva, mesmo bem antes de engravidar, então, foi algo natural.
Não estipular tempo de duração para a mamada: quanto mais o bebê sugar, mais leite você terá (80% do leite é produzido enquanto o bebê mama), por isso, deixe que ele mame até a mama ficar vazia. Quando ele soltar do peito e estiver bem relaxado e sonolento, é sinal de que mamou tudo o que queria.
Como foi comigo: a vontade de interromper era grande, não vou mentir pra vocês, pois o lindão ficava 45 minutos mamando....era uma eternidade!! Mas respeitei o tempo dele e, aos 3 meses, com mais força e prática, ele passou a mamar só 5 minutinhos em cada seio...era o paraíso! Rsrsrsrs.....
Busque ajuda: caso venha a se sentir insegurança, não tenha medo ou vergonha de buscar ajuda. Procure o Banco de Leite ou um Especialista (
atendo também à distância) e tire todas as suas dúvidas.
Como foi comigo: aos 2 meses, enfrentei uma grande dificuldade com a amamentação, pois o lindão resolveu que não queria mais se esforçar pra mamar o leite grosso. A Pediatra me indicou uma médica especializada em amamentação e essa foi a minha salvação!!
Medicamentos: existem medicamentos que ajudam a aumentar a produção do leite materno. Fale com seu Médico se realmente sentir essa necessidade.
Como foi comigo: não tomei nenhuma medicação.
Mantenha a calma: o seu estado emocional está diretamente ligado à sua produção de leite. Por isso é tão importante procurar ajuda profissional assim que perceber que está se sentindo mal, insegura, tensa ou nervosa.
Como foi comigo: como comentei acima, busquei ajuda médica.
Durma sempre que puder: aquela máxima que lemos em todos os livros sobre a amamentação -
durma sempre que o bebê dormir - é extremamente irreal. Nem sempre dá pra dormir quando o bebê dorme (afinal, você também precisa tomar banho, se alimentar, receber visitas, ir ao banheiro, etc), mas assim que perceber que tem um tempinho, corra deitar. Quanto mais descansada você estiver, mais leite irá produzir.
Como foi comigo: admito que dormi beeeeem menos do que poderia, pois ficava inventando o que fazer, por exemplo: via a louça na pia e ia lavar quando poderia muito bem deixar ela lá e dar um bom cochilo.
Use a bombinha de sucção: se está achando que seu leite não é o suficiente, use a bombinha entre as mamadas. Lembre-se: quanto mais leite sair do seu peito, mais leite o organismo irá produzir.
Como foi comigo: nunca usei uma bombinha....rsrsrsrs......nem imagino como seja a sensação.
Atente para a pega do bebê: muitas vezes, o leite parece pouco porque o bebê não está mamando corretamente. Com a pega errada, sai bem menos leite e isso, claro, irá atrapalhar o ganho de peso do bebê e ele estará sempre com fome. Fazendo a pega correta, o leite flui bem e sacia de verdade a criança.
Como foi comigo: demorei uns 3 dias pra acertar a pega e é imensa a diferença que ela faz na qualidade e na quantidade do aleitamento materno.
Cuide do seu seio: se estiver com dor, vai ficar estressada a cada mamada e isso acaba secando o leite ou pelo menos diminuindo drasticamente a produção. Siga as dicas que passei
nesse post pra garantir uma recuperação mais rápida.
Como foi comigo: as primeiras semanas foram terríveis. Sentia muita dor meeeeeesmo!!! Graças a Deus, descobri essas dicas a tempo e pude recuperar as mamas antes de desistir da amamentação.
Use uma sonda: algumas mulheres têm realmente muita dificuldade na produção de leite. Para esses casos, existe uma técnica chamada de
translactação. Nela, você usa uma sonda com leite artificial na hora da amamentação. O bebê suga o seio normalmente e recebe o leite da sonda sem perceber. Conforme ele vai sugando, o organismo vai produzindo o leite materno até normalizar a quantidade. Daí, você pode deixar a sonda de lado e amamentar normalmente o seu bebê.
Obs: esse método é muito utilizado por mães adotivas que sonham em amamentar seus bebês...e sim!!! Elas produzem leite mesmo sem terem engravidado.
Peito inchado não é obrigatório: muitas mães acham que não produzem leite suficiente porque não ficam com as mamas bem cheias. Isso não é sinal de pouco leite. O normal é que as mamas fiquem cheias demais nos primeiros meses, já que o organismo ainda está se adaptando à quantidade que o bebê precisa, mas isso não ocorre em 100% das vezes. Muitas mulheres já oferecem a quantidade certa para o bebê desde o início e, por isso, não ficam com as mamas tão cheias. Se o bebê acaba de mamar e fica tranquilo, relaxado e está ganhando peso, é porque está mamando o suficiente.
Como foi comigo: meus seios ficaram beeeeeem inchados e duros no primeiro mês. Chegavam a arder, mas depois desse tempo, normalizaram.