terça-feira, 2 de junho de 2015

Toda grávida....

...sente mais calor que o marido: é algo impressionante!! Vem de dentro meeeeesmo! Culpa do líquido amniótico, que funciona como uma bolsa térmica praticamente. Lembro que, pra dormir, precisava do ar condicionado e do ventilador de teto ligados!! E o coitado do maridão lá, todo encolhido e morrendo de frio....rsrsrsrsrs

...ganha um olfato de cão farejador: nenhum cheiro passará despercebido pela gestante! Inclusive, esse é um dos motivos dos enjoos tão chatos.....alguns cheiros de tornam simplesmente insuportáveis. No meu caso, era cheiro de carne (passar por uma churrascaria era uma tortura!) e de doce (pois é! Amo doces, mas aquele cheiro que sobe enquanto o doce está no fogo me fazia muuuuito mal).

...tem sono, MUITO sono: dá vontade de dormir o dia todo! Mesmo!! É só encostar ou ficar quietinha que os olhos já começam a pesar. Eu cheguei a perder a hora algumas vezes por causa disso. Me sentia mal por causa dos enjoos ou com dor nas costas, por exemplo, e dava uma deitada pra aliviar....nessa deitada, acordava só uma hora depois (ou até mais). É um sono absurdo e, muitas vezes, incontrolável!

...fica íntima do GO: se antes de engravidar sua ida ao gineco-obstetra se resumia ao check-up anual para colher o papanicolau, prepare-se.....encontrar com o médico pelo menos uma vez ao mês fará vocês se transformarem quase que em grandes amigos.....

...precisava de uma bexiga extra: conforme a criança cresce, nossa bexiga passa a não ser mais suficiente! Além do peso do bebê, o órgão acaba virando o primeiro brinquedinho de apertar do seu filho, porque é impressionante como eles apertam a coitada!! No meu caso, o lindão achava suuuuper legal chutar a minha bexiga quando eu ficava muito tempo sentada. A partir dos 8 meses, andar a pé era muito difícil, pois ele ia pesando, pesando, pesando....e eu precisava correr para o banheiro a toda hora.

...vira bipolar: ao mesmo tempo em que você está feliz e radiante, cai num desânimo profundo! O choro de alegria vira choro de tristeza em minutos (às vezes, segundos). Uma notícia mais forte no jornal pode te fazer chorar de soluçar. Cenas com parto, bebês e mamães vão te levar às lágrimas mais rápido do que você imagina! Eu chorava.....simplesmente chorava. Muitas vezes, nem sabia por quê.

...se sente uma bolinha: e não só pelos kg a mais não!! Mas pelo inchaço! Parece que nossos pés vão explodir.....sempre que temos a chance, colocar as pernas pra cima se torna um dos melhores programas do mundo! Quanto mais avançada a gestação, maior será seu inchaço (por isso que indico comprar o enxoval do bebê no segundo trimestre, antes do inchaço ficar difícil). Eu quase não inchei.....foi só no último mês mesmo, mas não chegou a me atrapalhar...mesmo assim, só queria saber de ficar com os pés pra cima. Também deixei de usar minha aliança aos 7 meses....não dava mais por causa do inchaço dos dedos.

...passa a amar travesseiros: e almofadas, e huggies.....o que pudermos abraçar na hora de dormir é válido. Com esse apoio, as posições se tornam mais cômodas e o sono, mais tranquilo. Eu só dormia abraçada ao travesseiro. No fim da gravidez, me sentia mais confortável com uma almofada pequena apoiando a barriga por baixo.

...sonha em dormir de bruços: ai que saudades que dá!!! Seu maior sonho passa a ser conseguir virar de barriga pra baixo.....e quando o baby nasce e você se anima, descobre que não vai conseguir fazer isso tão cedo. Agora, por culpa dos seios inchados com o leite. Por aqui foi exatamente assim! Só durmo de bruços, então, a saudade era grande! Quando parei de amamentar, um dos motivos mais felizes foi justamente poder voltar a dormir na minha posição preferida.

...quer comer coisas estranhas: nem sempre são estranhas de verdade. A estranheza pode ser, por exemplo, por ser algo que você não chegava nem perto. Eu, aos 8 meses, tive um desejo incontrolável por gomas.....e nunca gostei de gomas. Mas naquele dia, acabei com um pacote em poucos minutos, sem pensar no amanhã.

...fica meio gagá: nossa cabeça vira outra. Ficamos esquecidas, com raciocínio mais lento, meio lerdinhas mesmo.....rsrsrsrs....Eu, se não anotasse tuuuuudo, perdia até compromissos importantes!

...vira amante dos cítricos: por culpa dos enjoos, frutas como limão e laranja se tornam grandes amigas. Pra aliviar meus enjoos, espremia meio limão em um copo com água e tomava.....o alívio era imediato e eu tomava pelo menos 4 copos desses por dia....e achava uma delícia!! rsrsrsrsrs......

...se apaixona por vestidos: no começo da barriga, é tudo lindo! Dá pra usar calça jeans, short, bermuda....mas no último trimestre, principalmente nos dois últimos meses, a barriga começa a incomodar bastante e até a doer quando é apertada. Por isso, vestidos se tornam nossos grandes amigos!! Usei muuuuuuuuuuito meus vestidos.....a partir do oitavo mês, só usava eles. Principalmente os longos.

...esquece do salto alto: nem tanto pelo desconforto que ele causa, mas pelo medo de cair mesmo. Sem salto, a grávida já vive tropeçando e perdendo o equilíbrio.....de salto então! Eu abandonei o salto de vez aos 5 meses. Morria de medo de cair!!

...vira refém do que come: tuuuudo preocupa a gente!! Passamos a comer só pensando no bebê. Eu abandonei as folhas, que gosto tanto, durante a gravidez. Isso, porque minha nutricionista explicou que nem sempre elas são corretamente lavadas nos restaurantes e que o risco para o feto era grande. Fui tão radical que nem em casa comia mais. Também parei de comer comida japonesa (minha preferida), já que carne crua é extremamente proibida.

...começa a ter visão ultra apurada: outras grávidas, bebês, crianças maiores.....a partir do momento em que você descobre que está grávida, passa a enxergar tudo o que é relacionado ao mundo da maternidade de longe! Lembro que, na gravidez, comentava com o maridão que nunca tinha visto tanta mulher grávida na vida! Rsrsrsrs.....

...tem medo: quando estamos grávidas, sentimos um trilhão de tipos de medos diferentes...é medo de ficar doente (já que gestante não pode tomar praticamente nenhum remédio), medo do bebê ter algum problema (a cada ultrassom onde vemos que está tudo bem é um alívio novo), medo de não dar conta quando o bebê nascer, medo de engordar demais (e com isso, ter diabetes gestacional), medo da amamentação, medo do futuro, etc, etc, etc.....são infinitos medos e, infelizmente, não tem fórmula mágica pra resolvê-los.....toda grávida sente e toda grávida vai sentir.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário