sexta-feira, 19 de junho de 2015

Mãe empreendedora

Tá aí outro assunto que chega aos montes pra mim via email, Facebook, blog e demais redes: depois que a mulher se torna mãe, a vontade de ficar mais tempo em casa, poder cuidar do filho de perto, ter os horários mais flexíveis, se torna muito forte e passa mesmo a ser um novo sonho de consumo.

Muitas dessas mães me escrevem pedindo dicas de negócios, orientação pra poder abrir algo só delas, exemplos, pedem pra eu contar minha experiência (fiz um apanhado dessas perguntas nesse post).

O post de hoje é especialmente para essas mães. Aqui, vou reunir informações sobre como abrir seu próprio negócio, com dicas, sugestões e indicações de pessoas que são especialistas no assunto.

Pra começar, vamos às sugestões de negócios que vocês podem abrir trabalhando em casa:

- cestas de café da manhã
- doces caseiros (bolos, pudins, bombons, brownie, pão de mel, bala de coco, etc)
- chocolate artesanal
- cake design (bolos-arte pra casamentos, aniversários e datas especiais)
- venda de roupas infantis, femininas ou masculinas
- venda de calçados
- venda de cosméticos (AVON, Natura, Mary Kay, etc)
- criação (pra quem é da área publicitária, de marketing ou design, existe um grande mercado para os profissionais autônomos)
- hotel para animais de estimação: quem mora em casa e tem espaço pode se dar muito bem com essa opção.
- consultorias: casamentos, alimentação, criação de filhos, atividade física, etc! Você pode usar sua área de conhecimento para ajudar outras pessoas.
- tradutor: domina algum idioma? Montar uma agência de tradução em casa é uma boa.
- aulas particulares: ótima opção! E aqui, vale de tudo: idiomas, matemática, física, química, ....., culinária, computação, redes sociais, etc...
- venda de acessórios (bijuxs, bolsas, laços infantis, lenços, cachecóis, echarpes, carteiras)

Agora, sites que são uma mão na roda. Cheios de informações e com conteúdo riquíssimo que vão te ajudar a formar bem sua ideia, a tomar a coragem que faltava pra empreender e a decidir como será sua vida de agora em diante:

Empreender Materno: http://empreendermaterno.com.br/


Melodia Moreno no YouTube: https://www.youtube.com/user/melodiamoreno

Dicas pra empreender em casa:

FOCO
Ele é fundamental, pois as tentações são muito grandes. Passou a noite em claro? A vontade será de dormir o dia todo, mas é preciso focar no trabalho mesmo assim.

ORGANIZAÇÃO
Tem que organizar bem os horários pra não acabar fazendo tudo ao mesmo tempo sem a devida atenção. Está com a criança? Esteja com a criança de verdade. Sem distrações, sem celular, sem computador. Tenha um horário certo pra fazer o trabalho e se dedique só a ele naquela hora.
Por aqui, minhas manhãs são para os cuidados com a casa (enquanto o lindão dorme) e para o pequeno (quando ele acorda, sou só dele). A tarde, enquanto ele vai pra escolinha é quando trabalho com o blog, com a Consultoria e com as vendas do Drops. Às vezes tem que rolar o serviço de casa também a tarde, já que nem sempre dá tempo de fazer tudo pela manhã.
Sem organização, seu horário flexível vai acabar não acontecendo e você ficará escrava de você mesma.

DIFERENCIAÇÃO
Tem muita gente fazendo muita coisa por aí. Gente boa! Pra ganhar seu espaço, é preciso fazer algo diferente dos demais. Seja focando somente em um determinado público-alvo, seja com um produto totalmente novo.

FAZER O QUE GOSTA
Já que você irá trabalhar para si mesma, nada melhor do que fazer o que gosta, né? Parece óbvio isso? Pois nem sempre é. Eu, por exemplo, se fosse trabalhar com a minha área, estaria com um escritório de criação em casa, mas isso não é, nem de longe, algo que eu goste hoje em dia. Já fui apaixonada pela área da publicidade e do marketing, mas isso ficou bem longe e definitivamente, não faz mais parte das minhas preferências.

NADA DE PIJAMA
Achar que, por trabalhar em casa, você pode ficar o dia todo de pijama é uma cilada. Troque de roupa, mesmo que seja algo confortável, mas mude a roupa, escove o cabelo, passe um batom, use um brinco. Parece bobagem, mas isso faz uma enorme diferença no seu rendimento.

Vantagens
. mais tempo pra você e sua família
. tempo de qualidade com os pequenos
. flexibilidade (Bebê ficou doentinho? Você pode tirar o dia de folga pra ficar cuidando dele bem de pertinho)
. fazer o que realmente ama

Desvantagens
. retorno financeiro é mais lento e demora pra começar a acontecer
. dá sim saudades de conviver com mais pessoas

Espero ter ajudado vocês, mamães empreendedoras. Boa sorte e muuuuuuuito sucesso pra nós!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário