segunda-feira, 8 de junho de 2015

Não podem passar em branco

Às vezes a gente exagera, né? Basta um espirro pra ligarmos correndo para o Pediatra dos nossos pequenos. Mas alguns sintomas são realmente urgentes e precisam de atenção redobrada. Se algum deles pintar, é hora de ligar correndo meeeesmo para o médico, ok?

Febre alta:
Em bebês de até três meses de idade, uma febre alta já é considerada quando o termômetro acusar 38 graus. Acima desta idade até os seis meses de vida uma febre alta já pode ser considerada acima de 38.3 graus. Para crianças maiores 39 é considerada febre alta. Vale lembrar que mais do que o grau apresentado no termômetro é importante considerar a disposição e hidratação de seu pequeno, se a febre estiver ainda baixa, mas a criança estiver muito indisposta contate seu pediatra.

Febre de longa duração:

Se mesmo após quatro horas de uso de medicamentos a febre não tiver baixado ou se mesmo com o tratamento a febre (mesmo sendo baixa) não ceder em até cinco dias, é hora de procurar ajuda médica

Febre associada a dor de cabeça:
Muita atenção se a queixa de seu pequeno for de dor no pescoço, torcicolo ou dor de cabeça associado a febre, pois estes sintomas muitas vezes podem estar associados a meningite.

Manchas vermelhas sobre a pele:
Esse tipo de sintoma precisa ser examinado para que o tratamento adequado possa ser iniciado. Se verificar quaisquer manchas, procure um pediatra.

Pintas irregulares:
O ideal é que você faça uma verificação mensal no corpo de seu pequeno para detectar pintas que possam ser irregulares, com bordas irregulares ou em crescimento. Se encontrar algo deste tipo procure o médico.

Súbita dor de estômago:
Se seu pequeno se queixar de dor ao redor do umbigo, ou na lateral direita do abdômen leve ao pediatra, principalmente se estas queixas estiverem associadas a outros sintomas, como vômito, diarreia, pois pode ser um sinal de apendicite.

Dor de cabeça com vômitos:
Se esta for a queixa de seu pequeno procure seu pediatra, enxaquecas não são incomuns em crianças, mas estes sintomas precisam ser examinados com mais cautela.

Pouco xixi:
Este sintoma associado à boca seca, palidez, vômito, diarreia pode ser um sinal de desidratação. Se perceber palidez e apatia chame a emergência ou procure o hospital mais próximo.

Lábios azuis:
Este sinal pode estar associado à dificuldade respiratória, você pode perceber que seu pequeno está ofegante e com o peito emitindo uma espécie de chiado. Trata-se de um problema respiratório, causado por uma reação alérgica ou até mesmo crise de asma. Neste caso procure a emergência mais próxima para que os primeiros socorros possam ser feitos.

Inchaço no rosto, língua ou lábios:
Sinais característicos de um quadro alérgico forte. Contate seu médico para verificar se ele indica algum medicamento antes de chegar ao médico e leve rapidamente a criança para uma emergência médica.

Vômito após queda:
Principalmente quando se trata de um bebê, este pode ser um quadro de emergência neurológica, de qualquer forma se seu filho apresentar este sintoma, não perca tempo, leve ao médico.

Sangramento excessivo:
Se houver um corte em que o sangramento não cessa mesmo após alguns minutos de pressão ou se a proporção do mesmo for grande leve a criança para emergência médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário