quarta-feira, 4 de março de 2015

PN ou PC?

Já perdi as contas de quantos emails recebi (e continuo recebendo diariamente) sobre o tema PARTO! Demorei tanto assim pra falar sobre isso porque sei que é um tema polêmico e onde muitas pessoas são radicais.....acho até que o termo "radicais" é muito suave para certas pessoas hoje em dia.

Quando relatei o meu parto, por exemplo, foi assustador o número de leitoras me condenando por ter feito PC (parto cesárea), mesmo eu tendo explicado que foi ordem médica (e não de um Ginecologista aproveitador, como tantas disseram, mas sim, de um Ortopedista, que nada tem a ganhar ao me aconselhar a fugir do PN - parto normal).

Ontem, recebi mais um desses emails. Nele, a leitora afirmava que havia conhecido o Drops essa semana e que mergulhou na leitura, mas se decepcionou ao ver que sou favorável ao PC e que, por isso, não acessaria mais o blog.

Acessar ou não o blog é uma escolha dela, assim como, de cada leitora que vem até aqui, mas achei o fim da picada....MESMO!! Daí não aguentei e tive que fazer esse post.

O fato é que não é a luta pelo PN que me incomoda. O que me incomoda é a luta por menosprezar a mulher que opta por PC....e não estou falando de casos necessários não, mas também, de casos em que a mulher simplesmente opta por isso....por livre e espontânea vontade. Se quem precisa de uma cesárea já é crucificada, o que dizer de quem opta por ela sem motivo nenhum?

Acontece que o motivo é um só gente: ela é dona do próprio corpo e decide o que quer fazer com ele.

Não sou contra nem a favor de nenhum dos dois partos. Sou a favor da vontade da mulher ser respeitada e sou ABSOLUTAMENTE contra radicalismos.

Às militantes do PN, só digo uma coisa: não é atacando que se consegue as coisas, ok? Querem mostrar às pessoas que o PN é melhor? Mostrem, mas sem ofensas, sem ataques totalmente desnecessários, sem esse papo ABSURDO de que mulher que faz cesárea não pode ser chamada de mãe porque não pariu.

Hoje em dia, o que vejo não é um movimento a favor do parto normal. O que vejo não é um movimento contra a cesárea.................O que realmente vejo é um movimento de ataque pessoal à mulher que passou por um PC. Depois do meu relato, já fui chamada de coisas que nem posso publicar aqui....a troco de quê?! Graças a Deus, sou muito bem resolvida quanto a isso, mas e se não fosse? Será que essas radicais não pensam no mal que podem fazer a uma mãe que ouve esses absurdos? Alguém que seja mais sensível, que já se sinta mal por não ter conseguido o PN....e ainda lê ou ouve um comentário com esse nível de maldade e preconceito....gente, isso é muito perigoso! E absurdo!!

Não estou dizendo que não existam as radicais da cesárea (ah, porque existem, viu?). Elas são tão perigosas quanto as do PN. Tão enlouquecidas em estarem sempre certas quanto. Costumam dizer que quem faz PN é louca, que não há nada de NORMAL "naquilo", que quem faz PN escolhe isso pra se mostrar, pra provar que é MULHER e, com isso, passa por cima até mesmo do bem estar do próprio bebê.....pois é!! Já recebi emails assim também (teoricamente, estavam comemorando o fato de eu ter passado por uma cesárea e, com isso, ser um ser superior).

Os dois lados estão errados!! Os dois lados são chatos.....muuuuuuuuuuuuito chatos!!

Quer defender seu ponto de vista? Você tem todo o direito de fazê-lo, mas como tudo nesse mundo, não pode humilhar, julgar, condenar ou banir pra conseguir isso.

Se você é defensora do PN, defenda-o com unhas e dentes, mas defenda o PARTO NORMAL. O método, a natureza do corpo da mulher, as vantagens para o bebê e para a mãe, as facilidades do pós-parto, etc.......não jogue pedras em quem fez PC. 

Se você é defensora do PC, defenda-o também com unhas e dentes, mas defenda o PARTO CESÁREA. O método, as vantagens para o bebê e para a mãe, a necessidade de se informar a respeito dos possíveis efeitos (já que é uma cirurgia que envolve riscos, como qualquer outra), etc.......não jogue pedras em quem fez PN. 

O mundo já está feio o suficiente pra gente ainda ter de aguentar essa guerra infundada e, vamos ser claras, ridícula.

Ninguém é menos mãe por causa do tipo de parto que escolheu. Se fosse assim, esse monte de "mãe" que, assim que coloca um bebê no mundo simplesmente o descarta numa lata de lixo deveria ser exaltada pelo simples fato de terem tido PN? Não, né? Da mesma forma, quem fez PC não precisa ficar gritando aos quatro ventos que é uma mulher muito melhor, mais resolvida, mais moderna, mas inteligente, blá, blá, blá!

Cada uma viva feliz com suas escolhas e deixe a outra ser feliz com as dela também, por favor!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário