terça-feira, 10 de março de 2015

Como congelar a papinha?

Se tem uma coisa que me ajudou muuuuuuito na época das papinhas era o freezer!! Como a alimentação do lindão era diferente da nossa entre os 6 e os 10 meses, fazia a comidinha dele separada. Pra facilitar o processo, escolhi o sábado a tarde como a hora da papinha, já que o maridão estava em casa pra ajudar com o pequeno enquanto eu ficava na cozinha preparando tudo.

Fazia duas receitas totalmente diferentes uma da outra e oferecia cada uma em dias alternados:

- 2a, 4a e 6a: um sabor
- 3a, 5a, sábado: outro sabor
- domingo: escolhia a que tinha dado maior quantidade no preparo de sábado.

Li muito a respeito e aprendi algumas dicas preciosas sobre como congelar as papinhas que acho importante compartilhar aqui com vocês:

- coloque a papinha ainda quente no potinho e leve ao freezer (fazendo isso, você evita que a comida atinja a temperatura que é ideal para a proliferação das bactérias....indo para o freezer ainda quente, a papinha passará do calor ao gelado sem ter esse risco)
- use potinhos de vidro ou de plástico, mas nesse caso, precisa ser o BPA Free, ok? Os potes das papinha Nestlé são ótimos pra isso!
- armazene já a quantidade certa para o consumo...um potinho para o almoço e outro para o jantar. no início, meu baby comia o equivalente ao potinho pequeno da Nestlé.....aos 8 meses passou para o médio e aos 9 meses já estava comendo o mesmo que o grande. Fica bem mais fácil medir o apetite deles assim.
- se achar melhor, etiquete os potinhos com a data de preparo e os ingredientes usados na papinha.
- o ideal é que a papinha fique congelada por até 7 dias pra que se mantenham os nutrientes.
- pra descongelar, use o microondas ou banho-maria.
- não deixe a papinha descongelando em temperatura ambiente (volta o risco da proliferação das bactérias). Faça o descongelamento na geladeira e, depois, aqueça como descrito acima. Nessa hora, acrescente 1 colher de sopa de água ou leite pra melhorar a consistência.
- depois de descongelada, a papinha pode ficar na geladeira por até 24 horas, mas nunca guarde o que o bebê deixou no prato, ok? A saliva pode contaminar a papinha.
- jamais congele novamente o que já foi descongelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário