segunda-feira, 23 de março de 2015

Gravidez e salto alto

Recebo muitos emails de gravidinhas me perguntando o que acho da combinação salto alto + gravidez e se usei quando estava grávida.


Vamos por partes: usei sim durante a gravidez, mas abandonei o salto alto a partir do sexto mês. Me sentia desconfortável e morria de medo de cair. As sapatilhas me deixavam muito mais segura e extremamente confortável.

O que acho sobre o uso? Creio que vai de mulher pra mulher. Se a gestante consegue se equilibrar no salto mesmo com o inchaço dos pés e a barriga mudando todo o centro de equilíbrio dela, ótimo!

Mas eu acho que é preciso um cuidado redobrado. Não vejo necessidade, por exemplo, de uma grávida usar salto 15, como vemos muitas famosas fazendo. Os riscos não compensam! Já pensou o perigo que é levar um tombo estando com aquele barrigão todo?

Vejo a gravidez como um estado em que a mulher precisa sim se cuidar e fazer de tudo pra se achar bonita (apesar de ser difícil), mas em primeiro lugar, está a segurança.


Os ligamentos (que servem para manter as articulações que sustentam o nosso corpo) se afrouxam na gestação, deixando as articulações mais frágeis e, consequentemente, suscetíveis a torções. O salto alto provoca mudanças no centro de gravidade do corpo, contribuindo para o desequilíbrio e trazendo riscos para as grávidas, como torções e quedas.

Ou seja, o salto alto só vai aumentar o risco de queda. Tenho uma amiga que, aos 7 meses, levou um tombo sério em um casamento por estar de salto alto e teve que passar por um parto de emergência. Até hoje ela se culpa dizendo que, se estivesse com um salto baixo, isso não teria acontecido.

O recomendado é, caso você não abra mão de um salto, usar o de no máximo 3cm e quando não for caminhar muito. Prefira os modelos mais confortáveis, como os quadrados e os anabela.


E acima de tudo: cuidado!!! Sinta-se bem e confortável!! De nada adianta ficar no saltão, mas morrendo de dor nas costas e com os pés parecendo duas bolas, né? Não compensa, gente!! O desconforto não compensa meeeeeeeeesmo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário