quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Conhecem o Mirena?


Ele é um pequeno dispositivo que é colocado no útero em um procedimento simples e rápido no próprio consultório do ginecologista. Solta doses mínimas de hormônios diretamente nas trompas, impossibilitando a ovulação e, consequentemente, a gravidez. Tb é indicado para o tratamento da endometriose, pois interrompe a menstruação.

Depois de anos ensaiando, ontem eu coloquei o meu. Mesmo sendo rápido (cerca de 10 segundos pra colocar), achei o procedimento bem incômodo e dolorido, mas ainda assim, estou empolgada e animada com a decisão. Tenho histórico de câncer de mama na família e pelo fato do hormônio não entrar mais na corrente sanguínea (como ocorre quando tomamos a pílula), o Mirena é super indicado pra mim. Vinha tomando pílula de uso contínuo há anos e, por isso, menstruava em média, a cada 7 meses. Agora, espero que ela fique suspensa de verdade...hehehehe!!!

Ontem, fiquei com bastante cólica, mas foi melhorando e hoje já estou bem melhor. Sentindo apenas uma espécie de dor muscular no útero (Compreensível, né? O coitado passou por maus momentos!). No mais, tudo tranquilo.

Alguns fatos importantes sobre o Mirena:

- a vida volta ao normal assim que passam as cólicas (é permitido voltar às atividades assim que saímos do consultório médico);
- é preciso estar menstruada para implantar o dispositivo (entre o primeiro e o terceiro dia) porque nesse período, o útero fica mais dilatado, o que favorece o implante;
- ele tem duração de 5 anos;
- tem a mesma eficiência contra a gravidez que a laqueadura (99,99%) e começa a agir assim que é instalado (Não precisa, por exemplo, daquele período de adaptação do corpo que ocorre quando mudamos de pílula);
- podem ocorrer escapes mesmo usando o Mirena, mas que duram pouco tempo e são muito leves. Eles ocorrem mais comumente nos primeiros 6 meses de uso;
- a pele pode ficar mais oleosa;
- não há alteração no peso;
- efeitos colaterais já relatados: sangramentos irregulares, dor de cabeça, dor abdominal e aumento da sensibilidade nas mamas;
- é fundamental que um Ginecologista faça o implante.

** quando terminar o período de adaptação (6 meses), volto pra falar sobre isso com vocês, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário