terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Adaptação escolar

Recebo muitos emails e mensagens me pedindo pra falar sobre esse tema, mas como não o havia vivido até então, achei melhor esperar....

E chegou a hora!!! Depois de 1 ano e 10 meses de muito grude, chegou a hora do meu lindão ir para a escolinha. Agora eu entendo porque todo mundo diz que essa fase é pior para a mãe do que para a criança. Tô me sentindo praticamente na síndrome do ninho vazio (apenas a primeira de muitas, tenho certeza).

Foi tanto tempo colada nele, juntinhos o dia todo, muitas brincadeiras, carinho, chamego.....e claro: cansaço, stress e angústias. Mas foi bom demais esse tempo com ele e só pra ele. Me dediquei de corpo e alma. Curti pra valer o meu grudinho. Acho que é justamente por isso que estou estranhando tanto essa fase (por antecipação, né? Já que ele só começa amanhã).

Hoje, teremos a primeira reunião de pais e professores. Será pra conhecermos as regras mais claramente, pra tirar dúvidas e entender melhor essa nova fase.

E amanhã a tarde, meu fofinho vai para o seu primeiro momento de independência. E a mamãe vai começar o treinamento (afinal, depois vem a noite na casa dos amigos, as saidinhas, a faculdade, o trabalho, as viagens...ai ai ai!!).

Bem que nos falam que criamos os filhos para o mundo, né? Afinal, é isso mesmo. A vontade é sempre tê-los aqui pertinho, debaixo das asas literalmente. Mas é impossível (e seria uma baita sacanagem com eles também, concordam?). Todos precisam viver, se aventurar, ter medos, ansiedade perante as novidades.

O que me acalma é que sei o quanto isso será bom pra ele. Conviver com outras crianças (ele fica muito sozinho só no meio de adultos. Vê a prima no máximo 2x na semana), aprender a dividir, conhecer novos alimentos, novas texturas, novas brincadeiras. Ter um espaço totalmente novo pra desbravar, brincar muito, se sujar (que é o que ele mais ama nessa vida....rs). Enfim, ser criança. Nós fazemos o máximo pra que isso aconteça aqui em casa, mas claro que não temos conhecimento ou energia pra chegar ao nível que ele realmente precisa.

Li recentemente que a escola torna o relacionamento entre a criança e os pais ainda mais forte. Que o momento em que vamos lá buscar os pequenos é quase mágico, já que os dois lados estão cheios de saudades e novidades para contar.

Não vejo a hora de ouvir meu lindão contando como foi a tarde dele, com quem ele brincou, o que fez na escolinha, qual foi a atividade do dia.....

E aproveitando o post, aqui vão algumas dicas pra tornar essa transição um pouco mais leve:

- é fundamental escolher bem a escola. Antes de mais nada, os pais precisam se sentir seguros quanto a ela. Certos de que estarão deixando o filho em boas mãos. Nós pesquisamos muuuuito! Visitamos todas as escolas pessoalmente, sem marcar hora.
- a criança pode ir sendo preparada aos poucos. Por aqui, falamos bastante da escolinha enquanto vemos a Peppa e ele sempre comenta o fato da priminha já ir para a escola. Falo que ele terá novos amiguinhos, uma nova tia, espaço de sobra pra brincar, brinquedos novos, etc.
- fiz um trabalho comigo mesma me recusando a pensar que estou largando meu baby ali. Esse termo é absurdo e vejo muitas mães dizendo que sentem isso. Jamais!!! Largar o filho é uma realidade totalmente diferente. Em momento algum estou me sentindo como se estivesse me livrando dele. Pelo contrário. Já estou até com saudades antecipadas das nossas tardes coladinhos. O que precisa ficar é o sentimento de apoio e ajuda. Estamos apresentando a vida aos nossos pequenos. Ajudando-os a se tornarem pessoas, a crescerem, a se desenvolverem.
- o tempo juntos será ainda mais bem aproveitado. É preciso ter isso como meta. Nada de distrações como computador ou celular. A atenção deve ser só da criança....mais nada!

Espero ter ajudado vocês que estão passando pela mesma fase, famílias. Essa semana, vou ficar focada nisso e contarei minha experiência aqui no blog dia a dia. Então....até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário