segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Cistos de Retenção de Esmegma

Nome estranho, né? Mas para as mães e pais de meninos, esse termo passa a ser bem comum. Trata-se de uma ou mais bolinhas que aparecem no pipi do bebê. Elas podem ser pequenas ou grandes.

Mas por que essas bolinhas aparecem? Acontece que o pênis produz uma secreção natural desde o nascimento e por toda a vida do homem. Essa secreção é necessária para a saúde do pipi e, na vida adulta, para facilitar a penetração. É o esmegma.

O esmegma é produzido por glândulas que se localizam na base da cabeça do pênis (em alguns homens, elas são bem visíveis, mas na grande maioria das vezes, são muito pequenas para serem percebidas). A produção do esmegma não pára e, como os meninos nascem com a pele do pênis cobrindo todo o órgão, pode haver um acúmulo (já que a secreção não tem para onde sair, digamos assim). Nisso, ela acaba formando essas bolinhas ao longo do pipi.

Muitos pais ficam assustados, achando que se trata de pus ou cistos, mas não se trata de uma infecção. É importante falar com o Pediatra, claro, pra confirmar o diagnóstico, mas depois de confirmado, o único cuidado é continuar caprichando na higiene durante o banho (abrir a pele até onde ela vai e lavar com água e sabonete). Em alguns casos, pra prevenir infecções, o médico pode receitar uma pomada antibiótica.

O esmegma é absolutamente saudável e necessário (inclusive, ajuda a descolar o prepúcio da glande).

Conforme a pele for se abrindo, o esmegma vai saindo.

Meu baby teve 2 episódios e na primeira vez fiquei bastante assustada, achando que eram cistos. Na segunda vez, no lugar de pequenas bolinhas, formou-se uma grande e única.....estamos tratando e ela já diminuiu bastante, uma vez que a pele vem se abrindo mais a cada dia.

Pois é!! Ser mãe e pai de menino é uma grande aventura...hehehe

175 comentários:

  1. Informações bem esclarecedoras. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!!! Foi a melhor explicação que encontrei, afinal eu e o papai estávamos bem preocupados.. Estamos mais aliviados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudei vocês!!!
      Bjsssssssssssssss

      Excluir
    2. Obrigada pelo esclarecimento! Também estou preocupada com meu filhote, mas me tranquilizou muito!

      Excluir
    3. Muito obrigado, me ajudou muito mesmo!

      Excluir
    4. Eu tbem fiquei assustada pois tive HPV E achei que tinha passado pra ele ,mas mesmo assim vou leva-lo ao pediatra muito obrigada pela sua pastagem. ..

      Excluir
    5. Obrigado pela informação. No meu bebê saiu uma grande e eu já estava sem dormir aqui. Bjao Deus abençoe nossos babys 😍

      Excluir
    6. Estava muitíssimo assustada com isso! A resposta foi muito esclarecedora!

      Excluir
    7. Muito legal sua informação....me trouxe tranquilidade pois no
      meu filhote apareceu isto hoje.... obrigada por compartilhar uma informação tão valiosa😘

      Excluir
    8. Ufa meu filho apareceu tbm aki fiquei preocupado mais foi bem explicado. Obg

      Excluir
    9. Boa tarde,agradeço a explicação deveria poder ser compartilhada via zap só dar outras opções 👍

      Excluir
    10. Eu tbm fiquei preocupada mas tudo isso esclareceu pra mim!! Show

      Excluir
  3. Obrigado! melhor explicação que encontrei também. Estava bastante preocupado mas de qualquer forma vamos ao pediatra. Mas estou receoso pois acho que o pediatra forçou muito puxando o pintinho dele, a Minha esposa é Alemã, e consultando pediatras de lá parece que esse procedimento de puxar a fimose não é comum antes dos 2 anos. Meu pediatra faz isso desde pelo menos 1 mês, e agora surgiu um bolha branca, como de pus. Espero que seja esmegma e não prejudicial a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel! que bom que ajudei vocês.
      Sempre é melhor levar ao Pediatra pra confirmar mesmo. Vocês estão certíssimos. ;-)
      Abraços

      Excluir
    2. Hoje o meu bb foi diagnosticado com cisto de retenção no pipi e a pediatra me encaminhou para um cirurgião pediátrico para ver se ele consegur retirar dem precisar fazer cirurgia. A pediatra passou todos os exames que ele precisa fazer. Estava muito preocupada mais agora estou mais aliviada. Obrigado pelo post

      Excluir
    3. Hoje meu bb foi diagnosticado com cisto de retenção agora ele vai passar no cirurgião pediátrico para ver se ele consegue retirar sem cirurgia. Estava muito preocupada mais depois deste post estou mais aliviada. Obrigado pela explicação.

      Excluir
    4. O meu filho também está com essas bolinhas,vou levar amanhã no pediatra.estou mais aliviada também com seu esclarecimento bj

      Excluir
    5. Como tratar, meu neto também tem é a pediatra não passou nada para esmegma, só para a dono de. Qual tratamento você fez para o remetam?

      Excluir
  4. Acabei de encontrar essa bolinha no meu filho de 3 anos e meio fiquei desesperada agora tô ficando um pouco mais calma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom, Patrícia!!!
      bjssssssss

      Excluir
    2. Olá,Unknown e aí resolvel seu filho já deve está com 8 anos. É que o meu tem 4 anos e apareceu também essa bolinha.

      Excluir
    3. To aqui tambem a procura meu tem 2 anos ta com uma grande abaixo da cabeça do penis é fechadinho só aberto na pontinha parece mesmo pus esta com pediatra marcado

      Excluir
    4. Do meu filho também saiu essa bolinha aí passei no méxico evangélico disse que tinha levar uma mercearia para tirar essa bolinha aí passei com outra aí ela falou que era normal austin mais calma cada um fala uma coisa e mãe de primeira viagem fica bastante assustada

      Excluir
  5. Que alívio pois também encontrei no meu filho de 2 anos e 9 meses, fico mais tranquila agora até a consulta...Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudei, flor!!
      Bjsssssssssss

      Excluir
    2. NOssa me tranquilizou muito pois a do meu filho é enorme e fiquei muito assustada agora com a sua explicação fiquei super aliviada

      Excluir
  6. Muito boa explicação ! Era a minha duvida de mamãe de menino👍👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje eu achei essa bolinha no meu BB de 1 ano e 8 meses, depois que eu li me aliviou mais, mesmo assim levarei aí da hoje no médico


      Excluir
    2. Nossa que susto!
      Ainda bem que encontrei a resposta que eu precisava 🙂 obrigado por ajudar mamães de menino 👦 como eu!

      Excluir
  7. Muito obrigado! Ajudou bastante e me tranquilizou muito!

    ResponderExcluir
  8. Eu tb adorei a explicaçao, meu bebe tem 1 aninho e percebi que ele tava com isso desde os 8 meses levei a pediatra e ela falou que era normal pois era a formaçao, mais dando banho hoje percebi uma macinha saindo e quando fui ver vi um cisto,mais com essa informaçao fico maid tranquila, obrigado por levar essa experiençia para nos.

    ResponderExcluir
  9. Oi querida, meu filho tem 2 anos e apareceu dois dessas bolhas, só que a única forma dela sair é só lavando, demorar pra ela sair?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca. É isso mesmo. Vai tirando no banho, pois a água ajuda a amolecer. Demora um pouco pra sair, porque vai conforme a pele sede.
      A cada banho, puxe a pele só até onde ela vai (sem forçar) e tire o excesso.
      Bjsss

      Excluir
  10. Ola. Meu filho tem 3 anos. Hoje ele acordou reclamando que o pipi tava doendo.
    Fui olhar e percebi que estava inchado e vermelho.
    Pode ser esmigma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiane.
      Pode ser sim, mas é preciso levar o pequeno ao Pediatra, pois, como está doendo,pode haver alguma pequena infecção. Só o esmegma não causa dor ou desconforto....

      Excluir
  11. Melhor explicação mesmo!

    ResponderExcluir
  12. Olá. Meu bebê tem 1 ano e 9 meses. Estava com essa massinha branca. A pediatra sempre me alertou q era sebo q iria sair. Porém foi ficando maior na ponta do pipi até q ontem eu vi q começou a sair. Como se fosse uma espinha. Achei q sairia pelo canal do xixi, mas não. Se eu passasse o algodao sem apertar, saia mais. Preferi não mexer. E limpava varias vezes ao dia. Foi drenando sozinho. Ate q hj amanheceu quase sem nada. Porem qdo fui limpar, onde estava com a abertura q saiu o sebo, começou a desgrudar, sem eu fazer força. Meu bebê não chorou, não resmungou nem nada. Mas tá de um lado só, e só um pouco. Me desesperei achando q machucou. Será q é assim mesmo? Vai abrindo aos poucos assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana!
      É assim mesmo..o esmegma ajuda a desgrudar a pele do pipi.....e ela vai desgrudando por partes.....pela sua descrição, começou o processo de deslocamento da pele do seu bebê...ótimo sinal!!
      Bjssssssss

      Excluir
  13. O esmegma, como foi dito, é importante para a saúde da cabeça do pipiu tanto de meninos como de homens. Por isso deve ser evitado a retirada da pele, ou prepúcio, pois sem este o esmegma não se forma. Só deve ser retirada a pele em caso de fimose.

    ResponderExcluir
  14. Nossa que explicação fantástica, eu Papai e Mamãe ficamos muito preocupado, agora estamos bem tranquilos, mais vamos levar tbm n pediatra, somos país de um casal de gêmeos e cada dia aprendemos um pouquinho, Que Deus abençoe vc é toda sua família. Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Eu não sabia nem como descrever no Google, tudo que escrevia os resultados da pesquisa não tinha nada haver. Até que de tanto oração e desespero eu achei seu post e me parece que é exatamente o que está acontecendo com o meu bebê de 7 meses. Confesso que estou mais aliviada, pois é algo novo ( na verdade tudo é novo, mãe de primeira viagem) rsrs.Estava tão aflita que não estava nem conseguindo dormir. Amanhã levarei ele ao pediatra, mas estou mais tranquila agora. Obrigada por compartilhar sua experiência conosco.

    ResponderExcluir
  16. Encontrei uma bolinha no meu filho e fiquei muito nervosa, levei ao pediatra e ele pediu uma ultrasson, estou na espera. Mas agora estou bem mais calma e confiante. Obrigado por compartilhar essa informação super importante.

    ResponderExcluir
  17. Apareceu tipo uma veia no penis do meu filho, e nessa veia saía uma massinha branca tipo espinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu filho também tem uma veia por baixo da pele com um nódulo branco vcs sabe o que seria???

      Excluir
  18. Obrigada!! Adorei a explicação.... Realmente ser mãe de menino é uma aventura adorável!! Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  19. Quero agradecer por ter pessoas como vc que postam experiencias, nos foi muito util, pois meu carinha tem dois anos e tem uma grande...fiquei muito preocupado até agora...obrigado mesmo

    ResponderExcluir
  20. Explicou melhor que duas médicas que consulto meu filho hj e remarcou para outro pq elas não sabe se e esmegma , infecção ou tumoração mas está do jeito que vc explicou la em cima só que a pele dele é muito grudada

    ResponderExcluir
  21. Oiii, boa noite fui perceber agora, meu filho tem 2 anos e 7 meses... E reclamou de dor no pipi ... Quando fui verificar tinha uma massinha ... Achei que era sujeira... Quando fui limpar ele disse que doía ... Ou seja essa massinha não pode ser retirada assim pq além de tudo que foi explicado. Tbm doi !!! Eu estava preocupada ... Muito mesmo, mas depois do post fiquei melhor! Agradeço .

    ResponderExcluir
  22. Muito obrigada!! Eu já estava desesperada aqui. Meu bebÊ de 01 ano começou a ter febre do nada ontem e quando fui limpar foi que vi tipo um cisto grande. Fui na pediantra de plantão e ela disse ser sebo que não foi limpo. O fato é que sua explicação foi bem melhor. Só espero que a febre não seja disso. Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. amei me ajudou bastante. Do meu filho saiu, e depois estourou e pele não estava mais grudada, observei que tem mais bolinhas do outro lado, achei que tinha machucado e vim pesquisar mais e agora estou aliviada. Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Ótima explicação, realmente a melhor que encontrei. Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos!!! Vou levar meu filho na pediatra, mas agora fiquei mais aliviada, pois estava muito preocupada.abraços

    ResponderExcluir
  25. Obrigada eu ia pirar até o dia dá consulta agora estou mais calma.

    ResponderExcluir
  26. Oiiii, estou passando por isso com meu filho e só fico na dúvida se devo ajudar essas bolinhas brancas a saírem?! Estou passando a pomada e hj começou a soltar eu fiquei desesperada rsrs
    Mas parei de mexer, fiquei na dúvida se a gente deve fazer mais alguma coisa pra sair logo.

    ResponderExcluir
  27. começou sair uma massinha do piu piu do meu filho e entrei em desespero, agora fiquei mais calma lendo seu post.agradeço

    ResponderExcluir
  28. Obrigada pela explicação, foi muito importante pra nós.

    ResponderExcluir
  29. Sua explicação ajudou bastante para que eu ficasse pudesse ficar tranquilo,pois estava muito preocupado. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  30. Obrigada! Percebi isso hoje no meu pequeno. De toda forma, vou consultar a pediatra dele.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde,to muito alfita pois meu filho tem 1 ano e 7 meses e ate agora nao consegui fazer a higienização no pipi dele,so da pra aparecer a pontinha da cabecinha do pipi dele,e tmb vi q tem uma grande quantidade de uma macinha branca,isso e norma?

    E com quantos anos abre totalmente pra poder fazer a limpeza,ainda nao consigo espor a cabecinha do pipi dele,to muito preocupada.
    Agradeco se poder me responder.

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde ,meu filho tem 1 ano e 7 meses,e hj vi uma grande quantidade de massinha no pipi dele,to preocupada pois ainda nao descolou pra eu poder fazer a limpeza to muito preocupada e normal pra idade dele ainda nao ter sido exposta a cabecinha do pipi dele?

    ResponderExcluir
  33. Ufa..que alívio!
    Obrigada por fornecermos informações tão necessárias!

    ResponderExcluir
  34. Ai q alívio !! Sou mãe de.primeira viagem ... fui perceber agora no meu filho de 1 ano e 4.meses! me assustei quando vi isso no pipi no meu filho pensei q fosse cisto ou pus ... dai resolvi pesquisar e vi esse post sua esclarecida ...

    ResponderExcluir
  35. Bom dia gostaria de saber qual o tratamento você fez pra sair o esperma dos sei bebê? Com esse post você me tirou muitas dúvidas, obrigada! Mas só tenho essa!?

    ResponderExcluir
  36. Bom dia, com esse post você me tirou muitas dúvidas, mas ainda tenho só uma, gostaria de saber como você tratou o esmagam do seu bebê! Obrigada pelas dicas desde já!

    ResponderExcluir
  37. Obrigada mesmo, querida!
    Como outra mãe informou aqui, eu também não sabia nem como pesquisar no Google, mas depois que a médica disse ser esmegma eu encontrei seu post muito explicativo e com relatos de outras mães que também me ajudaram bastante, agora estou mais tranquila. Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  38. Obrigada mesmo, querida!
    Como outra mãe informou aqui, eu também não sabia nem como pesquisar no Google, mas depois que a médica disse ser esmegma eu encontrei seu post muito explicativo e com relatos de outras mães que também me ajudaram bastante, agora estou mais tranquila. Meu filho vai fazer três aninhos agora dia 28 e está com uma bolha dessas grande, de um lado só do pintinho!
    Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  39. Meu bebê está igual.mas estou mais tranquila tomara que seja só isso mesmo.Amanha ele vai na pediatra pra vê o que pode ser.obrigada sua linda.bjsss😘

    ResponderExcluir
  40. A mí niño de 2 años 4 meses tiene una bolita blanca pero no se deja hacer casi nada le baja muy poquito batalló mucho no llora pero patalear y empuja

    ResponderExcluir
  41. Meu filho está com essa bolinha na verdade três na glande, na hora que vou fazer a limpeza ele chora muito , não consigo fazer a limpeza sozinha pois ele não permite , sempre preciso de ajuda pra segurar ele enquanto faço a limpeza , eu puxo a pele somente até onde ela vai não forço, fiquei alguns meses sem abrir a pele pra lavar por dentro pois achei que não precisava , voltei a fazer a dois dias pois fui no médico e ele passou a pomada anti inflamatório de 8 em 8 horas porém tô notando que a região está vermelha como se tivesse irritada, as bolsinhas sumiu mais como disse minha preocupação é essa vermelhidão, será que é normal ficar irritado? Sera que é por conta de fazer um tempo que eu não puxava a pele e ter voltado agora deixa irritado nos primeiros dias?

    ResponderExcluir
  42. Meu filho tem quatro anos e também tem essas bolinhas do prepucio. Fiquei assustada pois nunca tinha apresentado. Em uma parte do pipi fica como se fosse uma minhoquinha branca. Alguém com essa experiencia.

    ResponderExcluir
  43. Caramba, muito obrigada pela explicação. No meu filho aparecia bem pequenininha mas depois saia quando eu limpava . esses dias apareceu uma grande e eu pensei tanta coisa , ja saiu uma pequena parte , mas ainda falta sair brm mais. mas gracas a Deus achei aqui uma otima explicação, me confortou MT , eu nem sabia que existia isso, e foi bem difícil de ptocurar no google.
    Muito obrigada pela ajuda !

    ResponderExcluir
  44. Olá mãe! Qual foi o tratamento que a pediatra passou...algum tipo de pomada?
    Já levei meu filho em 2 urologistas e os dois disseram pra não se preocupar que conforme ele for crescendo iria diminuir...mas não pelo contrário parece que está um pouco maior.

    Abç
    Cristiane

    ResponderExcluir
  45. Melhor explicação, estavamos assustados, optamos pela cirurgia nosso bebê tem dois anos completos e o medico nos alertou que é a melhor opção tendo em vista que o pipi (não abriu) :(

    ResponderExcluir
  46. Olá o Pediatra do meu filho falou que ia sair sozinho e realmente esta saindo porem ele se incomoda de dores e a pontinha do pênis está meio assadinho estamos passando pomada para assadura alguém teve algo parecido é normal assar ? e não é assadura da fralda etc tem haver com o sebinho mesmo !

    ResponderExcluir
  47. Nossa fiquei mais aliviada agora mas e qual a pomada q se usa para?

    ResponderExcluir
  48. Meu filho tem 2 anos e 10 meses apareceu isso nele também, um caroço como se fosse uma espinha e meu esposo foi espremendo e foi saindo uma massa branca. Ele não sentiu dor, depois passamos um pouco de pomada para assaduras. Será que agimos errado? Vou observar qualquer coisa levo no pediatra.

    ResponderExcluir
  49. Olá o meu filho de 1 ano e 4 meses tem uma bolha não é massa é bolha que cada dia cresce mais já passei pomada mais não adianta tem bolinhas pequena e uma bolha maior oque pode ser?

    ResponderExcluir
  50. Tenho um filho de 1 ano e 4 meses ele tem 3 bolha duas pequenininha e uma grande o que pode ser. Uma dessas bolha não diminui ela vai crescendo a cada vez mais e aí ela chegou um tamanho médio e agora ela não diminui mais e nem aumentou mais, ela é bolha não é massa. Uma bolha amarelo claro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vôce levou seu filho ao pediatra, como se resolveu essa situação. Estou passando o mesmo com o meu filho. Poderia me ajudar.?

      Excluir
    2. Drika, não cheguei a levar no pediatra. Falei com ele pelo whats. Enviei fotos, ele passou a pomada e usei até abrir a pele e sair o esmegma.

      Excluir
    3. Quantos anos seu filho tem?abriu com quantos anos. O meu já vai pra quatro anos e meio e não abriu quase nada e agora apareceu essa mancha branca por dentro da pele. Obrigado por exclarecer 🙏

      Excluir
    4. Oiê!
      Meu filho tem 8 anos e ainda não abriu 100%...tá quase.
      Começou a abrir mesmo depois do 5 anos.
      Bjsssss

      Excluir
  51. Obrigada por compartilhar! Aliviou minha preocupação...

    ResponderExcluir
  52. Estou mega assustada e preocupada apareceu essa massa igualzinho vc disse...fiquei assustada ainda bem que vi seu posto aki...obrigada por compartilhar fiquei mais tranquila...nem tava conseguindo dormir...mas vou levar no pediatra com certeza.bju

    ResponderExcluir
  53. Olá, percebi que meu filho de um aninho tbm apareceu essa massinha, ele fiquei preocupada mas lendo os post fiquei mais tranquila, o pior que eu estava forçando pra baixo pra ver se a massinha subia e via que ele se alterava tadinho, então não fiz mais... só limpando na hora do banho de vagar e agora é esperar pra ver se com o tempo sai sozinho como li vários post que é normal.

    ResponderExcluir
  54. Ola meu filho está com uma bolinha. Oque devo passar ?
    Ele tem 7 anos.

    ResponderExcluir
  55. Muito obrigada pela informação, estávamos preocupados, a bolinha já estourou mas não saiu tudo, ainda tá metade e ele não gosta que pegue , deve doer. Mas graças a Deus diminuiu .

    ResponderExcluir
  56. Amei a explicação! Tirou um peso da minha cabeça! Muito obrigada

    ResponderExcluir
  57. Adorei a explicação estava preocupada!

    ResponderExcluir
  58. Nossa q alívio ao ler seu post,já estava preocupada pq apareceram 2 massinhas uma saiu e deixou um furinho e a outra permaneceu e fui percebendo q cresceu fiquei preocupada.Já marquei o médico mas vim procurar na net e achei seu post bem explicativo e me acalmou.Muito obrigada.Q Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  59. Nossa que legal que conseguir ler sobre assunto, estou preocupada marquei o pediatra já. Mais é sempre bom ler sobre o assunto, fiquei mais aliviada. Muito esclarecedor parabéns.

    ResponderExcluir
  60. oi thais meu neto esta com um carocinho em cima do penis ele disse que não doi pode me dizer o que é.

    ResponderExcluir
  61. Gente, meu bebe fez dois caminhos, agora em julho, e somente hoje percebi essa massinha na pintinha dele, ele as vezes faz força para fazer xixi, agora estou preocupada, é grande, mais parece um carocinho, será que some sozinho ?
    O que fazer ? Me ajudem !

    ResponderExcluir
  62. Acabei de encontrar isso no meu filho de 2 anos e 9 meses e fiquei desesperada, já queria levar pro medico agora as 22:06. Com esse post esclarecedor fiquei mais tranquila e deixarei para ir ao medico amanha cedo. Obrigada

    ResponderExcluir
  63. Eu vi uma bolinha dessa no meu pqno, vim aqui pra ter uma idéia do q seria. Obrigada pela explicação. Foi muito boa.

    ResponderExcluir
  64. Encontrei essa bolinha também no meu filho,fiquei desesperada, levei na pediatra ela passou antibiótico para ele tomar durante 7 dias,estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
  65. Meu filho tem 7anos e apareceu essa bolinha no pinto dele,mas agora estou mais tranquila,mas sera que na idade dele e normal?

    ResponderExcluir
  66. Boa noite!Meu filho tem 7anos e apareceu essa bolinha no pinto dele,mas agora estou mais tranquila,mas sera que na idade dele e normal?

    ResponderExcluir
  67. Muito obrigada. Meu bebê tem 1 ano e 2 meses e está assim tmb. Eu estava muito preocupada. Agora estou mais aliviada. Mas tomara que saia logo.kkk. ufaa

    ResponderExcluir
  68. Quando fica por dentro da pele igual ta na foto qual pomada vc usou?

    ResponderExcluir
  69. Meu filho esta com um carroço desse mesmo jeito. Se apertar um pouco sai líquido branco meio grosso será a mesma coisa ?

    ResponderExcluir
  70. Olá, bom dia! venho agradecer pelos esclarecimentos... meu príncipe está com 5 meses e a pele já comecou a descolar, foi aí que notei a presença dessa massinha e fiquei um pouco preocupada, mas depois que li sua orientações me traquilizou até a consulta com pediatra q também disse q está tudo perfeito. Só pra questão de informação... sou enfermeira trabalho na assistência, mas agora que estou tendo experiência com bebê (o meu rsrs).

    ResponderExcluir
  71. No caso do meu sobrinho nasceu uma massa na lateral do pipi dele o pediatra falou que é normal,eu falei pra ela passar em outro pediatra pra ouvir uma segunda opinião

    ResponderExcluir
  72. Hoje 31 de Dezembro de 2018 as 2:40 da manhã eu estava preocupada com essas tais bolhas. E gracas a Deus encontrei essa resposta detalhadamente importante.muito obrigada

    ResponderExcluir
  73. Ola.. obrigada pela informação. Tambem estava bem procupada, e seu post me ajudou a esclarecer. Procurarei o pediatra, porem mais aliviada. Grata

    ResponderExcluir
  74. Meu bebê ten 1 ano e 2 meses saiu 3 bolinhas dessas na cabeça do pipi tava muito preocupada mas com sua explicação estou mais aliviada , ele tem pediatra final do mês vou falar sobre isso. Obrigada Boa noite

    ResponderExcluir
  75. Muito obs por esclarecer essa duvida que deixa os pais bastante assustador

    ResponderExcluir
  76. Oi pessoal, meu bebê está com isso, parece uma veia, parece um cisto. Mais a pele é muito grudada não sai nada. E parece q ta incomodando ele.
    Alguém já viu casos assim??

    ResponderExcluir
  77. Eu encontrei no meu bebê de 9 meses uma bolinha branca assim igual fala na explicação inchada.mais nada vou levar ao médico.

    ResponderExcluir
  78. Nossa obrigado pela explicaçao me alívio

    ResponderExcluir
  79. Acabei de encontrar essa bolinha no meu bebê de 10 meses, fiquei muito assustada,agora um pouco mais calma mas irei levar ao pediatra para um diagnóstico clínico.

    ResponderExcluir
  80. Meu filho tem 1 e 10 meses, alguns dias atrás ficava se debatendo gritando e coçando, quando fui retificar puxando a pele do pintinho dele tinha um carocinho amarelo bem próximo da ponta. Está um pouco grande apresse que vai estourar, ele não faz xixi normal não chora, estou muito preocupada, vou levar ele ao médico. Já aconteceu com bebê de vcs mamães.grata

    ResponderExcluir
  81. Quero agradecer por esta matéria. Apareceu um carocinho desses no meu filho, minha esposa ficou muito preocupada, mas, quando vi essa matéria, comecamos a higienizar e depois de 2 semanas, desapareceu completamente. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  82. Meu filho tem 5 anos tem a pelinha do prepúcio menos da metade grudada,mas tem esse pontinho amarelo debaixo do prepúcio ,mas essa parte do prepúcio ainda estar colada , é normal meu filho tem 5 anos

    ResponderExcluir
  83. Boa madrugada estou aqui preocupada com meu filhote deixei acomodar sujeira na pênis dele porque ele tava sentindo incomodo aí preferi deixar mas agora estou preocupada pois acho que ele está sentindo dor e essa bolinha branca está maior será que já tá infeccionado porque devo fazer

    ResponderExcluir
  84. boa tarde meu bebe tem 1 ano e 3 meses e percebi esse caroço meu deus fui no pediatra ela mandou eu ir pra um cirurgião hoje fui pro cirurgião ela mandou eu ir pra um urologista. agora lendo essa explicação estou mas tranquila mas o de meu filho não ta saindo ainda a massa e normal será que vai sair

    ResponderExcluir
  85. tem alguma pomada que posso pssar ,pra e tudo novo nao sei muito fiquei com muito medo .kmeu DEUS,achei que eswtava machucado

    ResponderExcluir
  86. Muitooooo obrigadaaaa.
    Realmente foi a melhor explicação, principalmente no momento desesperador que o “esmegma” do nada como a sair.
    Muito obrigadaaaa!!!

    ResponderExcluir
  87. Meu filho tem 3 anos e apresentou essa bolinha como se fosse pus, fiquei sem saber o que era e resolvi pesquisar. Pois não posso levar ao médico agr devido essa pandemia covid-19. Mais agora fiquei aliviada, pois estava preocupada. Obrigada

    ResponderExcluir
  88. Oi eu tenho um filho de 3 anos eu percebi que ele ta com uma bolinha branca bem perto da cabeça do pipi estou muito preoculpada mais ele nao reclama de dor .....

    ResponderExcluir
  89. Obrigada pela explicação... Já estávamos assustados... Mesmo assim iremos perguntar ao pediatra pra ter certeza!

    ResponderExcluir
  90. Obrigada pela explicação... Já estávamos assustados... Mesmo assim iremos perguntar ao pediatra pra ter certeza!

    ResponderExcluir
  91. Hoje mesmo quando o meu marido estava a mudar a fralda percebemos algo anormal era mesmo muita secreção desses cistos até cometemos o erro de exprimir pois quanto mais espremia mas saía 🥵 e estavmos muito preocupados depois de ver este post sinto me melhor e tranquila.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  92. Mariana Nunes de Andrade Padula29 de maio de 2020 às 11:25

    Bom dia, eu estava atrás de uma boa explicação também! Fiquei muito preocupada agora que apareceu no meu filho de 9 anos... chorei muito, lógico sem ele perceber. Falei pra ele não ficar preocupado que ia melhorar e pedi pra ele lavar bem o pipizinho quando fosse ao banho. Agora com essa pandemia fica difícil sair de casa , sou do grupo de risco. Vou procurar um pediatra mas bem mais aliviada ❤ obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
  93. Muito obrigado por compartilhar essa informação, ajudou muito.

    ResponderExcluir
  94. Hoje fui dar banho no meu bebe, e vi isso, fiquei preoculpada demais, agora estou mais aliviada, e irei leavr ao medico.

    ResponderExcluir
  95. Me ajudou muito estou usando a pomada

    ResponderExcluir
  96. nossa fiquei ate mas tranquila depois de ler sua publicação, pois meu bb tem 2 anos e apareceu isso tava ate com medo..agradeço a explicação 🤗🤗🤗

    ResponderExcluir
  97. Meu filho tem 2 anos e 7 meses, ele nao tem fimose a cabeça do piu piu ja estava saindo com facilidade na limpeza antes de completar 2 anos. Mas, com 2 anos e 6 meses eu percebi no corpo do penis um inchaço de um lado um nodulo bem grandinho e duro, comecei a me preocupar, pq o ano anterior eu passei por cirurgia para remover câncer. Marquei consulta pra ele a pediatra passou vários exames para nos certificarmos, encaminhou para um cirurgião pediatra.
    Antes de eu sair da consulta perguntei o que ela estava diagnosticando, e ela disse que a princípio era lipoma.
    Fiz todos os exames de imagem com urgência, graças a Deus não deu nada. O exame de sangue decidimos fazer após a consulta com o cirurgião, pois pensamos que talvez ele fosse pedir outros e não queríamos furar duas vezes o bebê.
    O cirurgião foi rápido no diagnóstico, passou a pomada postec para ser usada no piu piu uma vezes ao dia. Disse que esse nódulo é uma formação de sebo que é benigno. Com a aplicação da pomada durante 60 dias ele vai estourar e sairá uma massa com cheiro forte de queijo. Estou passando a pomada e depois de uma semana o nodulo ficou mais macio e começou a descer em direção a cabeça do piu piu. JÁ passou 20 dias e agora a pele que cobre esse nódulo está se rompendo como uma espinha. Continuarei com a pomada até a remoção total do sebo.
    Vou retornar ao cirurgiao pediatra assim que vencer os 60 dias.
    Hj estou super aliviada por saber que algo tão assustador é algo comum e simples.

    ResponderExcluir
  98. Obrigado! Salvou um pai de um infarto e uma mãe de um surto. Vamos ao pediatra essa semana e aproveitaremos para olhar! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  99. Que boa explicação ... Eu fiquei muito preocupada quando percebi... Marquei pediatra pra próxima semana ... Me aliviou muito sua matéria.
    Muito obrigada !!!

    ResponderExcluir
  100. Seu poste foi muito bom para tirar duvidas ,mas e bom leva a criança no medico já que pode aparecer mas esmegma e causa uma inflamação .Meu filho também tem a primeira vez estava recente a esmegma eu conseguir tira(espremendo) com muito cuidado,mais doí e agura apareceu outra por descuido meu porque por mas que a criança não tenha fimose tem que olhar todos os dias mãezinhas ,em pura com cuidado a pele pra limpa com a água .Com essa segunda esmegma eu tive que volta ao medico porque eu não estava conseguindo tira ,o medico me passou a pomada com betametasona pra afina a pele ,mas não precisa fazer a massagem .espero que resolva .

    ResponderExcluir
  101. Muito obrigada !!meu filho está assim vim perceber agora ,eu já estava doida sem saber oque era isso agora estou mais tranquila mais mesmo assim amanhã vou no médico pra ver se ele passar pelo menos um pomada ....Muito obrigada por compartilha essa experiência com filhos😘

    ResponderExcluir
  102. O meu tem 2 anos e 7 meses e faz mais de um mês que a bolinha continua lá, mesmo lavando no banho com água e sabão e limpando bem na troca de fralda. Até está aparecendo outro menor do lado. Devo me preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom falar com o pediatra, mas as bolinhas demoram mesmo pra sair. Importante continuar a limpeza como está fazendo.

      Excluir
  103. Muito obrigada eu estava preocupada pensando que era uma coisa séria. Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  104. Meu filho tem 1 ano e 9 meses e apareceu umas bolinhas brancas e uma maior,estou muito preocupada, mais me aliviou o texto e comentários.

    ResponderExcluir
  105. Aí como foi bom ler isso 😪😍 eu já tava aqui tendo um treco 😂😱

    ResponderExcluir
  106. Meu bebê está com isso; esmegma!
    O pênis dele estou higienizando é fazendo aquele processinho,ñ esforçando nem nd,está abrindo por conta própria. Qro saber se o esmegma vai sair pra fora e o saquinho por si se rompe? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  107. Continue assim que sai sozinho.
    É um processo lento mesmo.
    E sempre vale a pena falar com o pediatra.
    ;)

    ResponderExcluir
  108. Nossa passei por isso hoje com meu filho de 3 anos e 8 meses fiquei desesperada, só o esperei dormir e vim pesquisar obrigado Deus por colocar esse post pra eu me acalmar e obrigado a vc que o produziu, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  109. Obrigada pela informação ja tava desespera...

    ResponderExcluir
  110. Obrigada fiquei muito preocupada ,ótima explicação. Grata ❤

    ResponderExcluir
  111. Meu Deus que alívio❤️ já marquei consulta para o meu bebê muito preocupada , mais depois dessa explicado estou bem mais tranquila. A dele é uma só do tamanho de dois feijões e já estava doida procurando saber o que era e não encontrava rsrs ❤️ obg

    ResponderExcluir
  112. Ai meu Deus muito obrigado por essa informação valiosa,eu já estava aflita aqui em casa,meu pequeno tem 4nos e vi isso essa semana,pois tempos atrás não tinha aparecido,mais poxa tô respirando melhor depois de ler isso!!🙌🏼🙌🏼🙌🏼
    Muito obrigado minha linda, Deus te abençoe grandemente 🙌🏼🙌🏼🌹🌹🌹🥰

    ResponderExcluir
  113. Tbm achei no meu bb de 3 aninhos,estu muito preocupada pq sai uma macinha branca de dentro das bolhinhas! Sera q é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super normal 😉
      Essa massinha é o esmegma.
      Se está saindo, excelente...logo desincha.

      Excluir
  114. Ufa estou aliviada agora. Meu bebê de 1 aninho está com isso e eu não sabia o que fazer, estava pensando em algo pior Deus me livre. Obs: sou mamãe de primeira viagem.

    ResponderExcluir
  115. meu bebê tá assim só eu vim observando alguns dias q ele não para de pega no pipi peguei fui ver essa bolha amarelada eu acho q dói pq quando eu mexo ele chora.nao sei q fazer a pediatria dele só e semana q vem.

    ResponderExcluir
  116. Obrigada pela explicação, foi muito importante para mim, pois ja estava desesperada achando que era algo sério.Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  117. Obrigada pelo esclarecimento!😄🙏

    ResponderExcluir
  118. Ufa kkk no meu filho tmbm apareveu essa bolinha kk quando vi aqui o significado até fiquei mais despreocupada muito obg

    ResponderExcluir