quinta-feira, 3 de julho de 2014

Por que a gente se irrita com os pequenos?

Hoje me deu vontade de escrever....rsrsrs....faz tempo que não faço um textinho aqui, né?

Acordei com esse tema na cabeça hoje. Isso, porque ontem foi um dia altamente irritante, estressante e frustrante aqui em casa. (quem nunca?)

Durante o cochilo da tarde, meu baby levou um baita susto com um barulho na obra aqui na frente (um estrondo fora do comum - muito alto e forte meeeeesmo!). Resultado: no lugar das típicas 3 horas de sono, dormiu apenas 1h e, por ter acordado assustado, simplesmente se recusou a dormir de novo. E a gente sabe o que essa combinação provoca, né? EFEITO VULCÃO! Pelo amor!! A tarde foi regada a choros, muuuuuitos choros, birras, gritos, mau humor (meu e dele) e frustração. Nossa! Quanta frustração!

Depois que ele finalmente dormiu (já a noite, no horário de sempre), comecei a pensar nisso: por que essas fofurinhas conseguem nos tirar do sério de uma forma tão forte e intensa?

A resposta é muito simples: porque eles nos frustram!

Já pararam pra pensar como crianças nos frustram?

- não querem comer, mesmo depois de termos passado o maior tempão cozinhando pra eles com o maior carinho e cuidado.
- ficam irritados bem naquela dia em que combinamos de dar uma saidinha.
- resolvem fazer cena justo quando estamos cheios de gente por perto
- nos dão uns tapas doídos na cara quando se irritam
- ouvem um milhão de nãos e fingem que nada está acontecendo

E por aí vai!

Eles nos desafiam o tempo inteiro....e fazem isso como ninguém!

E o que podemos fazer quanto a isso? Absolutamente nada!! Nosso papel é corrigir, ensinar, dar bronca (mesmo que eles finjam ignorar) e amar essas lindezas! E o que aprendemos sobre o amor? Que amar alguém é aceitar esse alguém mesmo cheio de defeitos e imperfeições. Como é que isso seria diferente com nossos filhos?

A diferença entre as frustrações antes e depois dos filhos é nosso comportamento: antes do filhos, basta fugir delas.
- Irritou? É só se afastar.
- Frustrou? É só dar um tempo.
- Se decepcionou? Manda passear!
- Se magoou? Nunca mais fale com a pessoa novamente.

Mas com os filhos é diferente, né?
- Irritou? Respire fundo e mantenha a calma.
- Frustrou? Respire fundo e mantenha a calma.
- Se decepcionou? Respire fundo e mantenha a calma.
- Se magoou? Respire fundo e mantenha a calma.

E é justamente por isso que ficamos tão irritadas(os). Não dá pra mandar passear, pra desistir, pra "deixar pra lá". Eles são nossos pequenos, nossos amores. Precisam de nós pra se tornarem pessoas decentes nessa vida.

Por isso, mesmo que a vontade seja de sair correndo quando, por exemplo, a colher de comida voa longe depois que aquela mãozinha dá um tapa incrivelmente bem dado durante o almoço, temos que continuar tentando. Mesmo com esse sentimento de "puts! perdi". E isso é irritante! Querendo ou não, é irritante!

Somos humanas(os), não gostamos de perder, não gostamos de nos sentir frustradas(os), não gostamos de ver nossas vontades serem atropeladas todos os dias.....mas tudo isso faz parte do "ser mãe e pai". é preciso aceitar isso - pelo nosso bem e pelo bem dos pequenos.

A vontade é surtar? Vá para o banheiro e grite com a cara enfiada na toalha - rsrsrsrs.....seja qual for a sua válvula de escape, use-a!

Ceder às emoções e surtar só vai piorar a situação. A criança não entende aquilo e irá se assustar. A mãe ou o pai vai sentir muuuuita culpa e se corroer por dias. Não vai mudar em nada a situação: os desafios estarão lá do mesmo jeito, assim como as frustrações.

Pois é.....ser mãe e pai é muito mais do que colocar alguém no mundo e cuidar desse alguém! É uma verdadeira aula de auto-conhecimento. É aprender a ser uma pessoa melhor dia a dia. É resolver mudar aquele defeitinho que você achava impossível mudar em você. É buscar o melhor a cada dia e correr muito atrás disso.

2 comentários:

  1. Graças a Deus você escreveu esse texto. Ontem o dia pra nós foi péssimo, bebê chorona, irritada, manhosa. Acabei me descontrolando, perdendo a paciência. No fim do dia minha vontade era de sair correndo, deixar tudo, sumir. Resultado: hoje acordei me sentindo a pior pessoa do mundo, muito culpada mesmo. Mas lendo seu texto já me sinto mais calma, mais tranquila, mais "normal". Obrigada pelas palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tânia. Que bom que o texto te ajudou!
      Não se sinta mal.....essa irritação faz parte mesmo. É normal e acontece.
      Com o tempo, vamos aprendendo a lidar melhor com ela, né?
      Ser mãe é aprender cada dia mais um pouquinho..rs...
      Bjsssss pra vcs.

      Excluir