sexta-feira, 4 de julho de 2014

E quando os pequenos batem a cabeça?

Sabem quando os nossos babies são recém nascidos e todo mundo fala que, apesar de muito difícil, aquela fase inicial vai fazer falta porque eles estão sempre quietinhos e seguros e ficam exatamente no mesmo lugar onde deixamos?

Ontem tive a certeza absoluta de que faz falta meeeeesmo!! Tomei o maior susto da minha vida até hoje!

Meu filho bateu a cabeça na quina da porta com tanta força que formou um galo enoooorme na hora. Que coisa feia!! A primeira impressão é de que tinha cortado fundo, pois ficou muito inchado e o corte parecia mil vezes maior por causa desse inchaço.

Ele - lógico - chorou desesperadamente. Eu corri, segurei ele no colo, peguei uma bolsinha congelada no freezer e já comecei a compressa (ele odiou, claro). Enquanto isso, liguei para o Pediatra pedindo orientação, pois uma batida na cabeça sempre preocupa, né?


Achei importante dividir as orientações que ele me passou com vocês, mamães e papais, já que isso pode acontecer a qualquer momento, com qualquer criança. Agora que já sei essas informações, fico mais tranquila e preparada para agir em casos parecidos:

Antes de mais nada, o baby precisa de colo, consolo e carinho. Os que chupam chupeta se acalmam mais rápido com ela.

Quanto à pancada em si:

- A primeira providencia é realmente o gelo (aqui em casa, temos aqueles gelinhos que as clínicas dão depois da vacina - são bem mais práticos para esses momentos do que preparar um saco com gelo). O bebê vai reclamar, mas vá aplicando suavemente e bem de leve. Aos poucos eles se acostumam.
- Logo após a batida, não deixe o bebê dormir por pelo menos 60 minutos e fique de olho no comportamento dele.
- Casos preocupantes e que devem ser levados ao PS imediatamente:
:: se a criança bater a cabeça e desmaiar
:: se a criança não parar de vomitar depois da batida
:: se a criança, mesmo com uma batida forte, ficar sem reação (não chorar)
- Se ficar um hematoma muito feio, peça ao Pediatra uma pomada específica para ajudar na cicatrização (Hirudoid, por exemplo)

No mais, muito carinho para os pequenos a calma para os pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário