quarta-feira, 16 de abril de 2014

Introdução alimentar - Fase 1

Como é difícil ensinar alguém a comer, não é verdade?

Tudo é estranho - o sabor, a consistência, a colher, a cadeira de alimentação. Lembro até hoje da carinha do meu bebê pra mim enquanto provava as frutinhas. Parecia me dizer: mas, mãe, cadê meu leite? era tão mais fácil? por que essa novidade toda agora? rsrsrsrsrsrsrs.....

Mas apesar de todas as dificuldades, a gente consegue vencer essa fase. 

Pensando em quem está passando por esse momento (ou está prestes a iniciar o processo), hoje começo a contar aqui no Drops como foi que rolou a introdução alimentar (IA) aqui em casa. Espero, com isso, poder ajudar as mamães nessa fase difícil e cheia de dúvidas e questionamentos.


Pra começar, vamos ver o que rolou no primeiro mês de IA:

- Durante 7 dias, dei apenas suco de uma laranja lima pra ele duas vezes ao dia (como se fosse o lanche da manhã e o lanche da tarde. No mais, era leite materno.) Nos primeiros 2 dias foi péssimo!! Rsrsrsrs....ele nunca tinha tomado nada além de leite e, pra piorar, não sabia o que era a mamadeira até aquele momento. Resultado: mordia o bico da mamadeira e não tomava nada.....acabava se irritando com aquilo e chorava.
     No terceiro dia, a coisa começou a melhorar, mas não muito. Ele percebeu que podia sugar o bico da mamadeira, mas detestou o gosto do suco. E assim foi durante toda aquela semana. Não importava quão doce era a laranja.....parecia que ele estava tomando suco de limão. Foi um stress pra nós dois (três, né? Já que o pai sofreu também).
- A partir dessa semana, comecei com as frutas. Tentava o suco várias vezes, mas nunca tive sucesso (e ele detesta laranja até hoje. Acho que - no final das contas - simplesmente não curte a fruta mesmo, tadinho...rsrsrs). A primeira foi a banana. Para o meu alívio, foi um baita sucesso! Ele amou tanto que comeu uma banana nanica inteira logo de cara.
       Fui dando a banana durante 3 dias seguidos (a Pediatra deu essa dica porque, dando o mesmo alimento 3 dias seguidos na fase da IA, podemos avaliar as reações do organismo do bebê àquele alimento. Fazendo isso, descobri - por exemplo - que banana nanica trava o intestino do meu filho.) Ah....dava a banana bem amassadinha com o garfo.
       A partir daí, comecei a variar da seguinte forma:
- mamão: picava bem e passava na peneira
- maçã: fazia em forma de papinha (Coloca 3 maçãs pequenas com casca e tudo em uma panela e enche de água até quase cobri-las. Tampe a panela e espere a água ferver. Daí, abaixe o fogo e deixe até que as cascas se soltem ou as maçãs fiquem bem molinhas. Corte as maçãs e passe na peneira.
- ameixa: também oferecia em forma de papinha (5 ameixas secas grandes e sem caroço na água - uns 3 dedos acima delas. Espere ferver, abaixe o fogo e, com a panela tampada, ferva até que fiquem beeeeeeem macias - uns 20 minutos. Daí é só passar na peneira). Vira um creme delicioso.
- pera: ofereci de todas as formas possíveis - e tento até hoje! Ele não come de jeito nenhum!
- melancia: dava em forma de suco, com um pouquinho de água.
- bananas maçã e prata: bem amassadinhas com o garfo sempre. Como todos os tipos trancam o intestino dele, passei a servir com farinha de aveia. Além de ficar ainda mais gostosa, faz o intestino funcionar super bem.

Obs: durante essa fase das frutas, mantinha o ritmo do suco, ou seja, frutas 2 vezes ao dia e, no restante das refeições, leite.
Obs2: essa fase é ótima pra tirar muuuuuuuuuitas fotos, pois as caretinhas que eles fazem são impagáveis!!

No próximo post, conto como foi o segundo mês, quando começaram as papinhas salgadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário