segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Queda de cabelo no pós-parto

Lá pelo terceiro mês de vida do bebê, toda mãe enfrenta um momento de pânico: repentinamente, o cabelo começa a cair - a cair MUITO!

O ralo do box fica coberto, a escova de cabelo fica cheia e a cada passada de mão, dezenas de fios são arrancados. Isso sem contar que a gente encontra fios pela casa inteira, né? A impressão é de que vamos ficar carecas.

Calma, mamães! Isso é absolutamente normal e, ao contrário do que muita gente pensa, não tem nada a ver com a amamentação, mas sim, com os hormônios.



Durante a gravidez, a queda natural do nosso cabelo diminui muito! É o que os médicos chamam de Fase de Repouso dos folículos capilares.

Depois que o baby nasce, os hormônios começam a voltar ao normal e é aí que todos os fios que não caíram durante a gestação começam a cair. O normal é perder de 100 a 150 fios por dia. Nessa época, essa média passa para 500 fios por dia. Por isso a gente tem a impressão de que vai ficar careca.

Além disso, fatores como stress, cirurgia e mudanças rápidas do peso também podem provocar queda de cabelo - e a mulher passa por tudo isso ao mesmo tempo quando o bebê nasce, né?

 A boa notícia é que assim como os fios caem, novos nascem. Logo, logo você estará cheia de fios novos aparecendo. E além disso, esse problema passa. Dura no máximo até os 8 meses do baby.

** Atenção: se o cabelo continuar caindo muito depois desse tempo ou se você notar falhas em pontos específicos da cabeça, é preciso procurar seu Ginecologista, pois isso não é normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário