Foi quando veio a luz: ele dormia super bem a noite - 7 horas seguidas. Então, o problema não era sono ruim. Era alguma coisa que estava incomodando meu baixinho. E qual é a principal diferença entre o dia e a noite? Luz, claro!
Percebi que deixava a casa muito clara na hora dos cochilos dele. Passei e cobrir o carrinho com um lençol quando ele dormia e a fechar as cortinas pra deixar o quarto escurinho, na penumbra. Pronto!! Voltou a dormir bem durante o dia - e é assim até hoje.
Quando aprendemos nos livros que a casa precisa ficar bem iluminada e barulhenta durante o dia para o bebê começar a diferenciar o dia da noite, levamos muito ao pé da letra. Claro sim, mas não precisa exagerar, né? Uma penumbra não faz mal a ninguém. Pelo contrário! É bem mais gostoso pra dormir.
A diferença entre o dia e a noite está no estímulo das brincadeiras, no ritual antes de dormir, no escuro total do quarto e no pijaminha. De dia, pode sim ficar mais escurinho na hora do cochilo. Pode e deve, afinal, ninguém merece aquela luz forte nos olhos quando se está querendo dormir, né?
Nenhum comentário:
Postar um comentário