Quando a gente engravida, já começa a sonhar com os modelitos que vamos usar pra desfilar nosso barrigão por aí, né?
Pra não cair na armadilha da empolgação, seguir essas dicas é bem importante:
- calças: prefira as com elástico inteiro. Hoje em dia, existem modelos com elástico apenas nas laterais (a frente é com botão normal, como a calça que não é pra grávida). Essa é mais bonita, mas com o tempo, o botão machuca a barriga. As soltinhas são as mais confortáveis. Se quiser um modelo justo, precisa ter elastano.
- batas: as que têm aquele elástico logo abaixo do busto são as melhores, pois acompanham o crescimento da barriga sem apertar ou diminuir o conforto.
- camisetas: as de grávidas vêm com elásticos na linha da cintura que vão moldando a barriga conforme ela vai crescendo. São perfeitas para o dia a dia.
- shorts e bermudas: a gente sente muito calor na gravidez. MUITO MEEEESMO!! Por isso, é bacana dar atenção especial aos shorts e bermudas. Quanto mais soltinhos, mais confortáveis, pois na reta final, o que menos queremos é roupa que fique "pegando".
- vestidos: pelo menos pra mim, foi o que eu mais usei. Principalmente no último trimestre, pois não me sentia bem com nada pegando na barriga. Vale a mesma dica das batas. Aquele elástico abaixo do busto é show!! Importante que sejam da linha dos joelhos pra baixo, pois conforme a barriga vai crescendo, a parte da frente vai subindo e, se for curto, não vai dar pra usar.
No geral, prefira peças de tons neutros e que combinem entre si. Ao contrário do que muitas futuras mamães pensam, as roupas da gestação não são esquecidas assim que o baby nasce. Pelo contrário. A gente fica inchada e precisa usar essas roupas por mais longos meses.
Aproveitando essa informação, vale atentar para o decote das batas e vestidos, pois se forem fáceis para amamentar, melhor ainda. Por exemplo: modelo envelope ou decote canoa amplo.