Ando bem incomodada com a quantidade de listas que vemos apontando os "maiores" erros que nós cometemos com nossos filhos na hora de comer, de dormir e até de se divertir...e foi lendo mais uma dessas listas (inúteis), que me veio a ideia desse post: porque, na real, os grandes erros são:
1) Dar atenção a essas listas, que só sabem trazer culpa e constrangimento.
2) Deixar de seguir seus instintos por achar que está errando.
3) Esquecer que ninguém conhece melhor os seus filhos do que você.
4) Acreditar que existe "certo e errado" na vida materna e paterna (tirando os extremos que vemos acontecer às vezes, tudo o que tentamos é para o bem dos pequenos).
5) Acreditar que você não sabe o que está fazendo por ser "de primeira viagem".
6) Ceder aos modismos só pra acompanhar o fluxo no lugar de seguir aquilo que você acredita e que se encaixa na forma de viver da família. O problema não é ser modismo. O problema é insistir em algo que só causa dor de cabeça pra vocês só porque "todo mundo está fazendo". Exemplo: vocês não conseguem dormir se o bebê estiver na cama com vocês? Então pra que insistir na "cama compartilhada"?
7) Insistir em algo que está dando errado só porque "é o que os especialistas dizem que é o certo". Exemplo simples: o post que fiz sobre os especialistas em alimentação.
8) Acreditar mais no que dizem os grupos maternos da internet do que em pessoas próximas e, principalmente do que em você.
9) Entender que existem padrões e regras pra tudo relacionado a crianças sim, mas quando falamos em crianças, as exceções valem muito mais do que as regras. Exemplo: a criança que chupa chupeta pode não ter problema nenhum com a amamentação, da mesma forma que a criança que nunca viu uma chupeta, pode ter dificuldades imensas na amamentação.
10) Acreditar que a maternidade e a paternidade são um mar de rosas e que, se com você não é assim, o problema é você. Quem acha que educar um ser humano é fácil, ou não tem filhos, ou está terceirizando a função ou - o mais provável - está mentindo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário