quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Não dê a punição de acordo com o seu humor

Veja se essa cena também é familiar pra você como foi pra mim:

Você está em um dia muito bom, cheio de vitórias. Seu humor está lá nas alturas. Na hora do jantar, seu filho derruba o copo e o suco se espalha por toda a mesa. Você vira pra ele com todo o amor e diz: sem problemas...foi sem querer. É só suco...vamos limpar isso juntos!

No dia seguinte, tudo dá errado pra você. Nenhum plano é cumprido. Tudo o que você tinha planejado vai por água abaixo. Na hora do jantar, seu filho - novamente - derruba o copo e o suco se espalha por toda a mesa. Você vira pra ele com fúria: mas que coisa!! Já não te falei pra tomar cuidado?! Vai ficar sem TV hoje!! Já pro quarto!

Um dia de diferença.....dois comportamentos totalmente opostos......uma criança sem entender o que é certo e o que é errado. O que ela pode ou não pode fazer. Quando é "normal" derramar suco na mesa e quando é "criminoso".

Essa foi uma das lições que mais me tocou no curso que fiz no semestre passado: "Educando Filhos à Maneira de Deus", pois eu fazia isso com lindão...inúmera vezes. Mas o fato é que não podemos - não devemos - dar a punição de acordo com o nosso humor. A punição deve ser sempre a mesma quando o erro se repete.

Pra vocês, pais, derramar suco na mesa sem querer é algo tranquilo? Então TEM QUE SER SEMPRE TRANQUILO.

Pra vocês, chegar em casa e não guardar o sapato no lugar é muito errado? Então, TEM QUE SER SEMPRE MUITO ERRADO, mesmo naquele dia em que o cansaço é tão grande que dá preguiça de lembrar mais uma vez, que a criança não pode deixar o sapato espalhado pela casa.

Pra vocês, repreender a criança quando ela responde malcriadamente é lei? Então, TEM QUE SER LEI SEMPRE, mesmo quando vocês estiverem descontraídos em uma festa de família.

Para que a criança aprenda a "ser gente", ela precisa aprender o real motivo das coisas, por isso, o que é inadmissível hoje, deve ser inadmissível amanhã. O que é tranquilo hoje, deve ser tranquilo amanhã. O que é errado hoje, deve ser errado amanhã, e o que é certo hoje, deve ser certo amanhã. Não importa como foi o dia de vocês. Não importa o quão cansados vocês estão, não importa se vocês estão mais felizes do que nunca.

A única exceção, na minha opinião (e sem abuso, claro) é quando os pequenos estão doentinhos....nesse caso, não tem como deixar de ceder aqui ou ali...no mais, precisamos mostrar pra eles o que é certo e o que é errado na nossa família...precisamos transmitir nossos conceitos de forma clara e objetiva. Eles precisam entender o recado, sem dúvida nenhuma, com toda a transparência e clareza possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário