quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Moral x Personalidade

Algo que vejo com muita frequência hoje em dia, são artigos defendendo o fato de que é preciso respeitar a individualidade da criança quando chega a hora da repreensão e da correção. Por exemplo: uma criança muito tímida não deve ser forçada a cumprimentar as pessoas quando chega a uma festa.

Outro exemplo: uma criança pequena não deve ser obrigada a pedir desculpas, pois ela ainda não tem capacidade de entender o que isso significa.

Eu acho esse tipo de teoria um imenso absurdo. Parece que, hoje em dia, as crianças não podem mais ser confrontadas, desafiadas, contrariadas. Parece que vão quebrar se algo acontecer diferente do que elas querem. Morro de medo ao pensar no que essas crianças vão se transformar no futuro. Que tipo de adultos serão ao nunca serem confrontadas na infância?

E por que eu não concordo com essa prática? Porque eu creio piamente que valores morais, nada têm a ver com a personalidade.

Se a criança é muito tímida, você realmente não pode forçá-la a brincar com várias crianças na festinha de aniversário assim que chegam ao local, mas cumprimentar os presentes é obrigatório sim, pois envolve educação e treino para se viver em sociedade.

Se a criança é pequena demais, aí sim é que está na hora de ensinar que pedir desculpas é fundamental quando se faz algo de errado. Por que esperar "a hora em que a criança estiver preparada", como dizem os especialistas? Preparada?! Ninguém está naturalmente preparado para assumir seus erros e se desculpar por eles. Isso exige treino, isso exige ir contra a sua natureza egoísta de ser-humano. Sabem quando a criança estará "preparada"? Quando ela já tiver sido ensinada exaustivamente sobre a importância de se desculpar e de não voltar a cometer o mesmo erro. E como ela será ensinada? Desde sempre, com muita persistência dos pais, pois só assim, quando a percepção dela estiver mais madura, desculpar-se será natural.

Temperamento, personalidade ou sexo não podem ser usados como desculpa para maus comportamentos. Jamais! 

Dois exemplos bem claros sobre o sexo: um menino que é muito violento, nunca ser repreendido porque "meninos são assim mesmo" ou uma menina extremamente fofoqueira nunca ser repreendida porque "meninas falam demais mesmo".

Mau comportamento é mau comportamento e ponto. É fundamental educar a criança para que ela viva em sociedade. Por mais que os especialistas digam o contrário hoje em dia, não é a sociedade que "tem que aceitar a natureza da criança". É a criança que tem, sim, que se moldar aos bons comportamentos para que consiga viver em sociedade sem se tornar um fardo.

E esses bons comportamentos NUNCA virão naturalmente! Nunquinha! A natureza humana é feia, gente! Nossa natureza é egoísta, birrenta, horrível mesmo! Por que vocês acham que toda criança é igual? É simplesmente porque elas nascem sem filtros, sem máscaras, nascem cruas, como o ser-humano é na sua essência. Esperar que essa criança resolva, por vontade própria, compartilhar seus brinquedos ou pedir desculpas para o amiguinho, é quase tão absurdo quanto um adulto acreditar em Papai Noel.

Educação vem de berço....esse ditado diz tudo! Para a criança ser educada, ter bons comportamentos, não adianta ficar esperando a hora certa não! A hora é agora! É toda hora! É dando bons exemplos em casa, é ensinando o que é certo e o que é errado desde sempre. Quem fica "esperando acontecer", vai é levar um belo susto quando tiver um adolescente descontrolado em casa e perceber que já é tarde demais pra passar o que precisava ter sido passado lá atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário