terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Pés inchados

Lembram que há alguns anos atrás a Kim Kardashian virou notícia por conta de uma foto em que aparecia com os pés inchadíssimos em uma sandália de tiras? Até hoje não entendo como ela conseguiu usar aquele modelo sem chorar de dor....rsrsrsrs...mas o fato é que sentir como se os pés e as mãos estivessem enormes, não conseguir usar aquele sapato tão bacana e ter que tirar a aliança de casamento.....tudo isso é bem comum na gravidez e o culpado é o inchaço, ou edema (nome que os médicos dão).

Ele acontece porque, com o crescimento do bebê, o útero vai pressionando as veias da região pélvica, o que faz a circulação do sangue na região fica mais lenta. Como o sangue da grávida também é mais diluído, a água que o corpo não consegue absorver acaba descendo para as extremidades, principalmente para os pés e tornozelos. É esse acúmulo de líquido que provoca o inchaço. Além disso, o aumento da produção de hormônios como a progesterona e a aldosterona também contribui com o edema.

Durante a minha gravidez, inchei muito pouco. Tirei a aliança aos 6 meses, que foi quando percebi as mãos come;cando a inchar. Mas foi só isso. Não tive inchaço nos pés e nem senti desconforto. Segui dicas muitos importantes dadas pelo meu médico e que encontrei em sites bem bacanas como BabyCenter e Alô Bebê.

*Beba bastante água
*Fuja de alimentos industrializados, pois eles têm muito sódio, responsável pela retenção de líquidos.
*Evite passar muito tempo em pé
*Fique com os pés elevados sempre que possível (se o inchaço estiver incomodando demais, eleve o pé da cama com livros ou revistas. Ou use um volume embaixo do colchão. É sutil, mas faz muita diferença).
*Mexa-se (caminhada, hidro, ioga, pilates.....não importa a atividade....o importante é estar sempre em movimento....com a orientação médica, ok?)
*Use meias de compressão se conseguir (eu não consegui...morava em Cuiabá....não suportava o calor)
*Invista na drenagem linfática
*Deixe o salto alto de lado e compre sapatos com numeração acima da sua pra garantir o conforto (em alguns casos - eu por exemplo - a numeração não volta ao que era antes da gravidez. Eu passei dos 37 para o 38).

Nenhum comentário:

Postar um comentário