Antes de começar o post, preciso explicar de onde veio esse meu pedido URGENTE!!
Quarta-feira, fiquei chocada enquanto assistia ao jornal local da minha cidade.
A matéria falava sobre o número ABSURDO de 70% de reprovados (!!!) no exame prático do DETRAN.
Os jovens mostrados na matéria simplesmente não sabiam dirigir! Nem sequer conseguiam virar o volante para o lado certo na hora de estacionar. Atropelavam a "baliza" enquanto tentavam acertar a vaga. Não entendiam os sinais de trânsito....enfim!! Um coquetel de vergonhas!
Mas não foi exatamente isso que me chocou...o que me chocou foi que, na matéria, esses mesmos jovens estavam criticando duramente o DETRAN e a prova que o órgão aplica. Chamavam a prova de rígida, complexa e injusta. Como se não bastasse, ainda mostraram a entrevista desastrosa de uma dona de auto-escola dizendo que o exame do DETRAN é incorreto porque "é muito rígido, o percurso tem uma sinalização fraca e muitos buracos na rua".
Aí me pergunto: a não ser que a pessoa esteja tirando carteira pra dirigir na Europa, é exatamente isso que ela vai enfrentar no dia a dia do nosso trânsito: má sinalização e buracos. Além disso, desde quando um teste é injusto e rígido se, claramente, as pessoas é que não sabem o que fazem e estão pessimamente preparadas para o teste em si?
E a cereja do bolo na minha irritação foi ouvir o Diretor do DETRAN desabafando ao dizer que muitos reprovados (acompanhados pelos pais) entram em sua sala pedindo um "jeitinho", pois eles PRECISAM PASSAR NA PROVA!
E foi aí que comecei a pensar na nossa responsabilidade como pais e mães:
É a nossa geração que precisa acabar de vez com esse mi-mi-mi absurdo que vemos hoje em dia.
É a nossa geração que precisa ensinar as crianças que a vida é dura, que os testes são difíceis (e devem ser difíceis), que ser folgado não leva a lugar nenhum, que receber tudo de bandeja só cria vagabundos e preguiçosos.
É a nossa geração que precisa ensinar aos pequenos que nós temos direitos sim, mas antes desses direitos, temos DEVERES. E acima de tudo, que nossos deveres não podem JAMAIS passar por cima nossas responsabilidades.
É a nossa geração que precisa ensinar aos filhos que reclamar de absolutamente tudo não é "colocar nossos direitos em prática", mas que isso é extremamente chato e desnecessário. Se for pra reclamar, que seja do que realmente importa, do que realmente está errado e não reclamar, por exemplo, de não passar em uma prova que você não está apto a fazer.
É a nossa geração que precisa ensinar essa criançada que TER DIREITOS não é sinônimo de SER FOLGADO. Ter direitos não é sinônimo de acomodação, de vitimismo, de drama!
Nós temos que criar pessoas que entendam pontos que parece que a geração atual simplesmente nunca ouviu falar:
- A vida é dura, não perdoa ninguém e bate com força.
- Quem só espera receber as coisas do céu (entenda-se por céu: Governo, escola, pais, instituições, etc) vai acabar mal.
- Defender seus direitos é absolutamente necessário, mas isso não quer dizer que podemos passar por cima de leis, normas e procedimentos.
- Pra cuidar bem do mundo, é preciso primeiro aprender a cuidar bem do seu quarto, depois da sua casa, depois da sua escola, depois da sua empresa, e por aí vai.
- Ficar esperando sempre o outro fazer algo por você é uma grande armadilha pois, além de ser ilusório (cada um é UNICAMENTE responsável pela sua própria vida), uma coisa que você quer, só é bem-feita quando é feita por você mesmo.
Então, gente!! Bora lá ensinar esses pequenos a ajudar em casa, a estudar DURO pra merecer a nota alta. A trabalhar MAIS DURO AINDA pra conseguir crescer profissionalmente. A TREINAR, PRATICAR e REPETIR INCANSAVELMENTE a mesma coisa até estar verdadeiramente preparado para as provas e desafios. A começar de baixo. A correr atrás das coisas e JAMAIS ficar esperando que alguém faça algo por eles.
E por favor!! Não vamos dar continuidade a esse mi-mi-mi ridículo e absurdo que estamos vendo hoje. Precisamos cortar isso logo e é justamente ensinando nossos filhos a serem GENTE que vamos conseguir isso!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário