quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Dicas práticas para o quarto do bebê

Desde que comecei o blog, recebo emails e mensagens das gravidinhas me perguntando sobre o quarto do bebê, mas me pedem algo bem específico, sem dicas de decoração ou fotos poéticas. O que mais me pedem são dicas práticas e objetivas (justamente por me verem como alguém com essas características)

**Aliás, amo o elogio que vocês sempre me dão dizendo que sou uma pessoa prática e sem mimimi....vocês não imaginam o quanto eu admiro pessoas assim e, saber que vocês me vêem dessa forma, me deixa muito feliz!!

Então, achei bacana transformar os emails que enviei a vocês em post. Vamos lá?

Parede: papel de parede é muito bacana e lindo, mas igualmente caro. Eu prefiro a aplicação de tecido. Fica lindíssimo, bem mais em conta e, com isso, não dá dor no coração (e no bolso) quando chegar a hora de trocar (a gente cansa, o bebê cresce, mudamos de casa, etc).

Caso vocês morem de aluguel, prefiram adesivar as paredes. Adesivos temáticos estão super em alta, dão alegria e cor ao ambiente. Existem modelos que podem ser tirados a qualquer momento, sem danificar a pintura. O quarto do lindão foi adesivado e amamos o resultado.

Tema: é muito comum os pais passarem meses quebrando a cabeça pra definir o tema do quarto e, quando enfim definem, não encontram enxoval. A solução é simples: primeiro, visitem as lojas e escolham o kit berço....aí sim, a partir dele, montem o quartinho.
No quarto do lindão, estávamos totalmente sem ideias de tema. Saímos pra ver kits e nos encantamos com um de ursinho...pronto! O quarto foi todo decorado com ursinhos (foto abaixo).
*quem optar por não comprar o kit, pode usar a mesma estratégia indo até as lojas e vendo quadros, adesivos, tecidos para a parede, .....

Tenha espaço: você passará muitas horas do seu dia (e da sua noite) ali no quartinho do baby. Pense nisso sempre que quiser comprar "só mais uma coisinha". Ficar em um ambiente abarrotado de coisas, todo apertado, é extremamente incômodo. Você vai precisar de espaço pra se locomover com facilidade pelo quarto. Trocar fralda, amamentar, dar banho, limpar aquele jato de cocô que sujou todo o chão, cômoda, armário, parede......siiiim, isso acontece mais vezes do que você gostaria.

Poltrona de amamentação: muitas mães sonham com ela e se arrependem depois. Pense bem. Veja se ela terá utilidade depois na casa. Veja se não vai deixar o quarto apertado. No meu caso, preferi não comprar. No lugar dela, compramos uma bicama de solteiro (morávamos longe da família e, volta e meia, tínhamos visitas em casa) e transformamos em sofá com almofadas firmes e bem grandes como encosto. Eu amamentava ali, mas confesso que amamentei pouco no quarto dele. Era só a noite mesmo, pois durante o dia, ficava na sala, assistindo a TV (ele demorava muuuuito pra mamar - 45 minutos em média - e, sem a TV, eu acabava dormindo no meio do processo).

Berço/cama: sempre prefira o berço que se transforma em caminha. É bem mais prático na hora da transição.

Móbile: sim, ele é extremamente charmoso e fofo, mas faz pouca diferença. Aposte se achar mesmo que ele complementará a decoração. Lindão não curtiu o dele como eu imaginava.

Mosquiteiro: em época de dengue e zica, o mosquiteiro se tornou peça fundamental, né? Procure um modelo que seja fácil de lavar (que possa ir para a máquina, inclusive) e sempre lave no menor ciclo possível e uma vez por semana.

Ponto de luz: quando o bebê acordar de madrugada, não dá pra acender a luz do quarto normalmente, né? Será preciso um ponto de luz no quarto (abajur, luminária) ou o interruptor com regulagem de intensidade. No meu caso, acabei dispensando por falta de espaço e usava a lanterna do celular em intensidade mínima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário