quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Muito cuidado com o tênis de rodinha

Dia de alerta!

O tênis com rodinhas caiu no gosto dos pequenos, mas deixa muitos pais preocupados, né? Será que ele é seguro?
 
O tênis passou pela análise da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que aprovou o produto e afirmou que ele ajuda a criança no desenvolvimento motor e favorece os reflexos de equilíbrio, mas deve ser usado com parcimônia!

A fisioterapeuta da Unicamp, Renata di Grazia, conta que já atendeu um menino que sentiu dores pelo uso exagerado do skatênis. “Se a criança anda só um pouquinho com a rodinha no tênis, não tem tanto problema. Mas se ela andar o dia inteiro com aquilo, pode ter uma esporão de calcanho (deformidade no osso do calcanhar)”, explica.‼️

A fisioterapeuta aponta ainda como consequências do uso em excesso, o encurtamento de músculos, dores e alterações posturais, como a hiperlordose (aumento da curvatura da coluna lombar) e a escoliose (quando a coluna faz um "s" ou "c").
 
A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos acaba de lançar um folheto que alerta para a importância das crianças usarem capacete e protetores nos pulsos, joelhos e cotovelos sempre que estiverem usando os tênis com rodinhas.

De acordo com os especialistas, o modismo tem levado cada vez mais crianças para o Pronto Atendimento dos hospitais. "Muitas vezes elas testam os patins longe da assistência dos pais, sem avaliar riscos ambientais como irregularidades no piso e movimento de pedestres ou automóveis, o que pode causar graves acidentes e lesões diversas, principalmente em membros superiores, que são as fraturas mais comuns em crianças".
 
Já existem escolas proibindo o modelo devido ao grande número de acidentes.

Fonte: G1, Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário