terça-feira, 20 de dezembro de 2016

As mães de antigamente reclamavam menos?

Já ouvi muitas pessoas dizendo isso, mas será que é verdade? Será que realmente as mães de hoje reclamam simplesmente porque reclamam? Será que as mães de antigamente tinham a mesma vida difícil, mas não reclamavam?

Eu não digo que a vida delas era mais fácil, porque a tecnologia nos ajuda demais, mas a vida das mães de antigamente era mais SIMPLES. Vou me explicar:

Pense em um bebê que nasceu lá por volta de 1950. O que acontecia com a mãe no pós-parto? Ela ficava em repouso absoluto por 30 dias, em alguns casos extremos, não podia nem lavar a cabeça, mas durante esse repouso absoluto, o que ela fazia? Amamentava, ficava com bebê no colo, dava carinho, dormia.....e quem cuidava da casa pra ela? Amigas, familiares, as mulheres se uniam para cuidar não só do bebê, mas da mãe.

Era uma comunidade de mulheres lavando, passando, cozinhando, se empenhando de verdade, dando banho no bebê, dando banho na mãe, a mãe simplesmente não tinha com o que se preocupar, a não ser descansar e, a partir desses trinta dias, o que acontecia? A rede de apoio continuava. A mãe agora já não estava mais presa no quarto. Podia cuidar da sua casa, do seu bebê, mas toda a rede de apoio continuava, então, se ela precisasse de alguém para cozinhar, ela tinha. Se ela precisasse de alguém pra passar a roupa, ela tinha. Se ela precisasse de alguém pra ficar com o seu bebê enquanto ela passava um pano pela casa, ela tinha.

A mulher de antigamente não precisava se importar com pressões do tipo:

-"quando você volta a trabalhar"?
- "mas você vai largar tudo pra ficar em casa"? 
- "você não pode se anular por causa de um filho"!
- "mas e sua carreira? Você TEM que investir na sua vida profissional"!
- "mas você vai aceitar depender do seu marido pra tudo"?

A mulher de antigamente não tinha esse tipo de pressão porque, priorizar a família era tão óbvio naquela época quanto escovar os dentes ao acordar. Essa mãe tinha todo o tempo do mundo pra curtir seus filhos, a rede de apoio estava sempre ali, essa mãe não precisava provar pra todo mundo que era uma super mulher, que ela podia ter um filho, trabalhar fora (e não só trabalhar fora, porque isso não basta - tem que ter uma super carreira!).

Essa mãe não precisava estar com o corpo de antes da gravidez apenas pouquíssimos meses após o parto, não existia essa cobrança. Ela estava com uma barriguinha! Claro! Tinha acabado de ter filho.

Já entenderam onde eu quero chegar, né?

As mães de antigamente reclamavam menos, com certeza, porém as mães de antigamente eram menos pressionadas, as mães de antigamente tinham o direito de serem apenas mães, mulheres. Não tinham essa cobrança desenfreada que nós temos hoje, de ser sempre a melhor, de dar conta de tudo sozinha!

Pensem bem: uma mulher que acaba de ter filhos hoje, já sai da maternidade e tem que se virar sozinha, porque todas as amigas trabalham fora, todas as mulheres da família trabalham fora, muitas vezes, até a avó da criança trabalha fora e não tem tempo pra cuidar dos netos.

Essa mulher está sempre sozinha! É ela, o bebê e o marido......só que a licença-paternidade acaba em 5 dias e depois é a mãe e o bebê sozinhos, sem apoio. Tirar dúvidas? Só se for pela Internet, porque a mãe está trabalhando fora, só chega a noite para ajudar a filha e ver o neto.

Que horas o pai vai dar um apoio? Quando chegar em casa do trabalho também, à noite, que é quando enfim, ela faz tudo o que precisou fazer durante o dia, mas não teve como: comer, limpar a casa, tomar um banho,....

E se alguém chegar na casa dela bem naquele dia em que o bebê não dormiu, não largou o peito o dia inteiro e ela não conseguiu nem tirar o pijama? Ela é julgada, afinal "é uma dona de casa muito desleixada! Onde já se viu ficar em casa o dia todo com o bebê e não dar conta de limpar o chão, de varrer a casa, de lavar uma louça"?

E daí, quando enfim ela pode sair de casa com o recém-nascido, já começam as cobranças:

-"meu Deus! Você teve filho há dois meses e sua barriga ainda está grande? Viu que a fulana já saiu da maternidade com o jeans que usava antes de engravidar"?

"Mas você teve estrias? Então não se cuidou direito"!

"Jesus! Você engordou mais do que 5 quilos em toda gestação? Não soube se cuidar! Que desleixada"!

Continuo afirmando o cada dia mais: a vida das mulheres de antigamente não era mais fácil do que a nossa, mas era beeeeeem mais simples e eu morro de inveja delas! Volta e meia eu me pego pensando que eu nasci na década errada, porque olha! Ser mulher está cada dia mais difícil.

*fiz esse texto depois de ler muitos e muitos emails. Depois de receber muitos e muitos desabafos das minhas clientes. Depois de conferir muitos comentários de mães desanimadas nos poucos grupos que ainda acompanho no Facebook. Depois de perguntar para muitas mães de antigamente como eram as coisas naquela época. Pode parecer exagero para algumas, mas são fatos reais, colhidos de pessoas reais. Além disso, claro! Minha própria experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário