terça-feira, 6 de dezembro de 2016

A decisão pelo filho único

Hoje é dia de responder às dúvidas de vocês, que sempre me escrevem perguntando sobre a decisão de ter um filho único. Como sempre, vou colocar o post em tópicos, com as perguntas mais frequentes:

Vocês sempre quiseram um filho só?
Não. Na gravidez, tínhamos certeza de que teríamos o segundo filho. E rápido, já que eu engravidei com 36 anos.

Quando veio a decisão pelo filho único?
Pra mim, praticamente assim que o lindão nasceu. Percebi que ali, sozinha, a mais de mil km da família, não daria conta de duas crianças. Quando voltamos a morar perto dos familiares, o lindão estava com 1 aninho, mas vieram dificuldades financeiras, desemprego e a vontade, que já era nula, sumiu de vez.
O maridão só parou de querer quando começaram essas dificuldades. Agora, mesmo com as coisas se estabilizando, desanimamos.

De vez em quando não pinta uma vontade?
Não pinta!! Desde que o lindão nasceu, nunca tive nenhuma vontade de ter outro filho. Lembro das pessoas dizendo: "quando ele tiver 1 ano, você vai começar a ter vontade". Mas a vontade não veio. 
Daí, diziam que viria quando ele tivesse 2 anos....3 anos...já está com quase 4 anos e nada ainda!!

Você não sente medo de se arrepender lá na frente?
Arrependimento faz parte da vida. Se me arrepender, paciência. O que não acho certo é colocar alguém no mundo só pra não correr o risco de me arrepender um dia.
E se o lindão pedir um irmãozinho?
Vamos explicar pra ele que esse irmãozinho não virá e pronto. Assim como disse acima, não acho justo trazer alguém ao mundo só pra dar um presente para o irmão mais velho.

O que você acha que muda na vida quando temos só um filho?
Acho que tentamos prolongar a infância deles o máximo que podemos, já que será só essa vez. Sem nenhuma pressa, respeitando o tempo deles. Curtindo cada etapa sem ficar já sonhando com a próxima.
Lindão já pediu um irmão?
Não. Já perguntou porque ele não tem irmão, eu expliquei que é porque o papai e a mamãe não tiveram mais nenhum bebê e ele já ficou satisfeito. Muitas pessoas AMAM cutucar, perguntando pra ele se ele quer um irmãozinho, mas ele sempre responde que não.
Como você encara a pressão da familia?
Não ligo não. Finjo que ouço, dou um sorriso amarelo e saio de perto. Ninguém tem nada com isso. Esse tipo de decisão é extremamente particular. Só cabe ao casal decidir. Afinal, quem vai arcar com as despesas, privações, etc, é o casal e mais ninguém.
E a saudade de ter um bebê em casa? Como fica?
Quanto a isso, não tenho o menor problema, porque não sinto falta do bebê. Gosto mesmo da fase atual. Achei a fase bebê bem chatinha e monótona.
Você não tem dó de pensar nele sozinho apoiando vocês na velhice?
Mais uma vez, acho que isso não deve ser motivo pra ter outro filho. Ter um irmão (ou mais), não é sinônimo de ter apoio, amizade e companheirismo (infelizmente).
Qual é a principal razão de vocês não quererem o segundo filho?
Na verdade, são duas razões empatadas: o lado financeiro e a total (pura e simples) falta de vontade.

O que deve mover um casal a querer ter mais filhos?
O desejo por esse filho. A sensação de que ainda falta uma parte da família, independente de qualquer situação.
E a menininha? Não sonha em ter uma companheira?
Nunca sonhei. Meu sonho sempre foi um menino. Sempre! E a realidade superou minhas expectativas. Tanto que, se fosse ter outro, faria de tudo pra que fosse menino de novo. Nada contra o mundo rosa, mas a vida é tão mais fácil e prática no mundo azul!! Rsrsrsrsrs.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário