O ritmo vai bem por aqui. Em casa, os escapes são cada dia mais raros. Ele ainda não entende o que é a vontade de fazer xixi ou cocô, mas já sente o incômodo e vem gemendo pra mim....rsrsrsrs.....
Na escolinha, só fez xixi no vaso no primeiro dia sem fralda. Depois disso, fica segurando até a hora do soninho e, quando dorme, relaxa e faz xixi na fralda.
Esses dias, disse para a professora que só vai fazer xixi na patente quando estiver em casa, mas ela me informou que é absolutamente normal a criança sentir esse medo de usar o vaso fora de casa.
Ontem (domingo), foi a primeira vez que ele usou o vaso em outro lugar. Estávamos na casa dos avós paternos e, no começo da noite, ele fez xixi no vaso. Lá pelas 20h, ele começou a dizer: mamãe, mamãe! Bem baixinho.....perguntei se ele queria fazer cocô e ele disse que sim. Levei ao banheiro e tivemos sucesso!!!
Ele ficou todo cheio de si! Saiu do banheiro contando a novidade para os avós e pedindo palmas......fizemos a maior festa, claro!
Com uma semana de desfralde, ele passou a entender o conceito de que, ao acordar, vamos ao banheiro fazer xixi. Pela manhã, a fralda está bem cheia, então, não costuma sair nada, mas pelo menos ele está criando esse hábito. Na escolinha, logo depois da hora do soninho, eles são levados ao banheiro também.
Uma dica que recebi da escola e que vem me ajudando muito nessa fase é: trate o xixi e o cocô como absolutamente normais e naturais. Nunca diga que é feio, fedido ou nojento. Isso pode gerar bloqueio na criança (algumas, desenvolvem sérios problemas de prisão de ventre por conta de terem nojo do próprio cocô).
Depois que eles usarem o vaso, deixem que vejam o xixi/cocô. Na hora da descarga, mostre a água levando tudo embora e deixe a criança "se despedir".
Por aqui, o lindão diz tchau e sempre quer dar a descarga e olhar a partida do xixi/cocô.....rsrsrsrs.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário