quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Desfralde - Dúvidas das leitoras

Desde que comecei a falar sobre o desfralde do lindão, venho recebido muitas dúvidas das leitoras e achei bacana juntar todas elas em um único post pra facilitar a pesquisa e a vida de vocês:

- Meu filho já dá todos os sinais, mas morro de preguiça de começar o desfralde. Isso é normal?
Super normal, mas é preciso respeitar o tempo da criança. Se os pequenos já dão pelo menos dois dos sinais de desfralde, é hora de começar o processo. Mas é fundamental que os pais estejam preparados para essa nova fase, pois exige muita paciência e disciplina de todos os envolvidos. Esperar demais pode confundir a cabecinha deles e deixar o processo mais estressante do que precisa ser, pois a criança vai se apegando mais e mais à fralda e à praticidade que é usá-la.

- O que é melhor? Peniquinho ou adaptador de vaso?
Isso varia muito de família para família. Por aqui, optamos pelo adaptador por três razões:
1) mais fácil de transportar (quando saímos de casa, é só colocar na bolsa e pronto).
2) por pedido da escolinha, já que eles também trabalham com o adaptador, usar o penico poderia confundir o processo.
3) pra ter um trabalho a menos (com o penico, seriam duas transições: da fralda para o penico e, depois, do penico para o vaso).

-  Já aconteceu de molhar sofá ou cama? Como vc limpou?
Já aconteceu de molhar a cadeirinha do carro. Limpamos com um pano úmido e vinagre. Deixamos secar no sol. Foi o suficiente. Quando ele está no sofá, forramos com plástico e colocamos uma toalha macia por cima. Isso evita acidentes. Quanto à cama, já vazou muitas vezes (apesar dele ainda dormir de fralda), mas como o colchão tem plástico, é bem tranquilo limpar. 
DICA: pra quem não tem o colchão plastificado, vale a pena investir nos lençóis absorventes. Eles funcionam como uma grande fralda e seguram bem o xixi.

- Como lidar com os escapes?
Com calma. Não grite ou se irrite com a criança. Apenas explique que ela precisa te avisar quando quiser fazer xixi ou cocô e que usar a patente é muito mais divertido.
É preciso gerar um pequeno "incômodo" na criança com os escapes, ou seja, faça com que ela te ajude a limpar o chão, peça que ela leve a roupa suja até o cesto/máquina/balde, etc.

- Como fazer a patente ficar atrativa?
Use um assento bacana, com um personagem que a criança goste muito; leve "ajudantes" para o banheiro, como livrinhos, gibis, note/tablet/celular com vídeos e desenhos; fique ali com a criança, conversem, riam, interajam.
E, claro! A cada vitória (xixi ou cocô na patente), façam muuuuuuuuuuita festa!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário