terça-feira, 18 de agosto de 2015

Precisa mesmo ser tão chato assim?

Quem me acompanha lá no SnapChat sabe bem do custo que a hora de comer se transformou aqui em casa! Da noite para o dia, o lindão passou a ficar muuuuito chato pra comer. Ele, que costumava raspar pratadas e pratadas, agora mal come 4-5 colheradas por refeição (e isso, depois de passar 1 hora sentado na mesa pra comer). Mastiga infinitamente devagar, fica com aquele bolinho de comida parado no canto da boca e às vezes engole, mas na maioria das vezes, cospe fora.

Mas tente dar chocolate, pão ou bolacha pra ele.....não tem frecura, não tem embromação, come direitinho....pura sem-vergonhice....hunf!

E o que acontece com a mãe aqui? Fico louca! Sem paciência, me sinto de castigo, me irrito com ele, com o mundo, com tudo!! Respiro fundo um milhão de vezes pra não estourar, mas por dentro, tô querendo sair correndo, gritando de nervoso!

E hoje, depois de passar de novo por essa situação na hora do almoço, me deu vontade de fazer um desabafo aqui no blog.....acho que vou escrever por muitas mães e pais, né?

Porque, gente!!! Muitas coisas são difíceis na maternidade e na paternidade, mas pelo menos pra mim, nada se compara à chatice que é a alimentação infantil e tudo o que é relacionado com ela!!

Trocar fralda cheia de cocô
Cocô sujando até o pescoço do bebê
Birras
Mão-de-obra que dá sair de casa com os pequenos
Noites em claro
Etc.....

Nada é tão chato quanto alimentar uma criança.

Já começa na amamentação, né? Com aqueles milhões de problemas e dificuldades que nós temos que enfrentar na fase inicial. Daí, quando as coisas se ajeitam, os dentes nascem e as mordidas começam.

E daí vem a introdução alimentar, que como li num texto genial certa vez, pode ser comparada a tentar colocar uma colher de comida dentro de uma melancia que está pendurada no teto só por uma cordinha.......

Quando a criança enfim aprende a comer, eis que tudo muda de novo:

- um dia, resolvem que querem comer sozinhos
- outro dia, passam a pedir que a gente dê a comida
- daí os dentes atrapalham
- daí resolvem que não querem mais comer nada
- daí enjoam da comida em pedaços
- daí enjoam da comida mais pastosa
- daí resolvem que mastigar eternamente é legal
- daí resolvem que ficar com a comida na boca por horas é legal
- daí você faz o prato preferido da criança e ela decide que aquele não é mais o seu prato preferido.
- daí ficam doentinhos e param de comer
- daí querem comer com o garfinho
- daí querem comer com a mão
- daí voltam ao normal
- e daí todas as fases se repetem aleatoriamente

Pelo amor, né? Nunca fica bom! Sempre tem uma novidade, sempre tem uma "exigência" do paladar.

E o mais desesperador é que as dificuldades com a alimentação infantil vão até os 7 anos em média.......SETE ANOOOOOS!!!!!!!

Definitivamente, a alimentação é o único ponto da maternidade que eu terceirizaria com prazer e sem nenhum arrependimento!

Mais alguém como eu?

2 comentários:

  1. Estou nessa fase, realmente nada me deixa mais mal humorada, e preocupada do que criança sem comer. Minha filha tá numa fase de só tomar sucos e mingau. Rejeita a comida de todas as formas. Mw sinto pessima, super te entendo.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Me identifiquei e olha q a minha filha é boa de boca, achei engraçado como o meu blog ta parecido com o teu (visual) mas eu juro que foi a primiera vez que fui nele. Essas fases q vc falou, nossa, eu TB me irrito e terceirizaria com toda certeza e sem culpas. To enfrentando uma bem difícil, minha filha fez 3 anos agora dia 15, eu desfraldei ela há pouco, foi difícil, batalha mesmo. Mas quando deu certo, deu de vez: sem fralda o dia todo, nem pra dormir usa, vai no penico fazer o xixi direitinho, na escola tb. Mas não tem quem faça ela fazer cocô no penico ou sanitário... 😟 achando pouco isso, ela resolveu q o cocô é uma amigo pra se brincar e já passamos por cada uma... Ta bem difícil!!!! Visita meu blog e meu IG (@mari.amaedabia) lá no perfil tem o link do meu blog. Beijão. Comentei aqui e lá. Meu blog ainda ta bem no comecinho, ainda estamos nos apresentando. Lançamos semana passada :)

    ResponderExcluir