segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Diástase abdominal

Seu parto já aconteceu há mais de um ano, você se exercita regularmente, usou a cinta pós-parto religiosamente, faz tudo quanto é tipo de exercício, passagem e truque.............mas a barriguinha continua te incomodando e não dá sinais de que vai embora?

Você pode estar com diástase abdominal e é super importante saber identificar o problema, pois, caso realmente esteja com isso, exercícios mal executados podem até aumentar o problema. Vamos conhecer mais sobre o assunto?

Muito se falou sobre a diástase quando a Sandy confessou em uma entrevista que está sofrendo com isso.

Mas em primeiro lugar, o que é a diástase?

Ela começa por volta da 20a semana de gestação (siiiim, todas as grávidas passam por isso) e nada mais é do que o afastamento dos músculos abdominais para que o bebê consiga crescer (só assim é possível a nossa barriga "esticar" tanto pra suportar o bebê até o final da gestação).

Esse afastamento forma uma linha larga bem no meio da barriga, como mostra o desenho abaixo:


É normal, portanto, terminar a gravidez com esse afastamento, mas a maioria das mulheres tem os músculos abdominais de volta ao lugar até o bebê completar o primeiro aninho.

Porém, algumas continuam com esse espaço. Resultado: a barriga diminui, mas não volta ao que era antes. Além disso, a mulher pode sentir dores nas costas e na região do umbigo.

E como tratar?

Em primeiro lugar, é preciso consultar o seu médico para confirmar o diagnóstico. Se realmente for confirmado, o afastamento pode ser resolvido com exercícios físicos específicos (é preciso falar com um Fisioterapeuta) ou, em casos mais graves, com cirurgia.

E o que causa a diástase afinal?

Segundo os médicos, quando a mãe engorda muito da gestação, ou quando a mãe é pequena e o bebê é muito grande. E também é bastante comum em gravidez múltipla (gêmeos, trigêmeos).

E dá pra saber se eu tenho?

Dá sim. Deite no chão com as costas bem retas e os joelhos dobrados (posição de abdominal). Eleve o tronco forçando o músculo abdominal. Ao mesmo tempo, force a mão contra o abdômen, como se fosse afundá-la na sua barriga. Se sua mão entrar com facilidade entre os músculos, é sinal de diástase. Se afunda só um pouco, é normal.

Essa foto mostra bem o exercício:


Médico confirmando a diástase (vejam como os dedos entram facilmente no abdômen):


O mais importante é sempre confirmar o diagnóstico com o seu médico. Só assim será possível saber o melhor tratamento para o seu caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário