sexta-feira, 7 de agosto de 2015

É pecado não gostar de amamentar?

É impressionante a quantidade de leitoras que entram em contato comigo fazendo justamente essa pergunta. Mães que conseguiram amamentar, já pararam de sentir as dores nos seios, já venceram todos os desafios, mas continuam não vendo todo esse prazer, plenitude e poesia que assistem nas campanhas e leem nas redes sociais e revistas quando o assunto é amamentação.

Calma, queridas!!! Não amar a amamentação não faz de vocês péssimas mães e é bem mais comum do que parece (como vocês podem ver pelo início desse post, né?).

Eu mesma, devo confessar que nunca senti esse prazer que tanto dizem pela amamentação. Lutei, sofri pra caramba, venci todos os problemas e dificuldades, mas passei os 11 meses em que amamentei o lindão buscando essa tal sensação de plenitude que tanto lia nos grupos de maternidade do Facebook ou que via nas entrevistas ou matérias da TV.

Amamentava sim, me sentia feliz por ter conseguido, mas era só. Amamentei por saber da importância do leite materno para o bebê, mas ao mesmo tempo, contava os dias para a Introdução Alimentar, pois morria de curiosidade pra ver as caretinhas dele ao provar novos sabores. Queria muuuuito ver como seria pra ele conhecer essa grande e maravilhosa aventura que é comer.

Quando ele desmamou, fiquei um pouco chocada com a reação dele, mas isso não me entristeceu em nada...ou me frustrou. E confesso algo que muitas pessoas acham extremamente polêmico: não sinto a menor falta da amamentação.

Vejo muitas mães que dizem sofrer com a saudade até hoje, mesmo com os filhos grandes. Sentem falta do contato, do chamego, do amor.......eu realmente não sinto que a mãe precise da amamentação pra sentir tudo isso com a criança.

Amamentar é bom sim, você se sente vitoriosa, você está alimentando seu bebê, é extremamente prático (rsrsrsrs), mas não ser completamente apaixonada pelo ato não faz de mim uma má pessoa.....e nem vocês, mamães do Brasil todo, que se sentem péssimas por não estarem morrendo de amores pelo ato de amamentar.

Vocês são absolutamente normais......e acima de tudo, são ótimas mães!! Se gostar de amamentar fosse a medida para saber se uma mulher é boa mãe ou não, como ficariam as mães adotivas? E as mães que não tiveram leite? E as mães que não conseguiram amamentar? E as mães que optaram por não amamentar? Todas são mães. Todas amam seus filhos. Todas merecem respeito. Todas são mulheres incríveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário