Muitas mamães entram em contato comigo relatando um problema bem comum: a criança pula a soneca da tarde e, quando chega perto das 18h, quer cochilar, mas daí já está quase na hora de dormir...como fazer?
- deixa cochilar?
- aumenta os estímulos para a criança ficar mais agitada e esquecer do sono por um tempo?
- prepara todo o ritual do soninho antes e coloca a criança pra dormir horas mais cedo que o normal?
Em primeiro lugar, temos que lembrar que cada criança é uma criança, portanto, o que dá certo com uma pode ser desastroso com a outra. É justamente o que sempre digo para as minhas clientes do Personal Mommy. Por isso que estudamos a fundo o comportamento da criança e da família antes de aplicarmos alguma técnica.
Como aqui no blog o público é variado, vou colocar o que funciona aqui em casa e o que mais funcionou até hoje com as minhas clientes, ok? Uma média mesmo!
Aqui em casa, isso acontece bem raramente, pois o lindão curte bastante o soninho da tarde, mas quando acontece, temos duas formas de resolver:
1) Deixamos ele cochilar, desde que esteja acordado até no máximo às 18h30 (o ritual do soninho dele começa sempre entre 21h e 21h30). Nem que seja só meia horinha, deixamos ele dormir.
2) Se ele pede pra dar o cochilo depois das 18h30, não dá mais pra deixar, pois daí é certeza de que vai atrapalhar todo o soninho noturno dele. Nesse caso, damos mais estímulos pra ele se animar e esquecer um pouco do sono. Exemplos: depois do jantar, levamos ao parquinho aqui do prédio, damos uma volta com ele a pé pelo bairro, vamos até a pracinha. Daí, voltamos pra casa e começamos a desacelerar com brincadeiras mais calmas e desenhos. Quando acontece dele pular a soneca da tarde, adiantamos todo o processo do sono em uma hora, ou seja, ele começa a rotina entre 20h e 20h30.
E é o que vem funcionando por aqui. Dessa forma, ele continua dormindo bem a noite e não fica irritado no tempo em que estamos "disfarçando" o sono dele.
Com as minhas clientes, o sistema que vem funcionando mais é esse também, mas em algumas famílias, adiantar todo o ritual do soninho logo quando a criança pede o cochilo também dá certo. Claro que os pais precisam ter em mente que, dormindo mais cedo, a criança irá acordar mais cedo também e vocês precisam estar descansados para o dia rolar normalmente. Por isso, se essa for a escolha de vocês, indico irem para a cama bem mais cedo também pra dormirem o número de horas que costumam dormir sempre.
Quando a criança pedir pra dormir ou começar a apresentar os primeiros sinais de sono e irritabilidade, comecem o ritual da hora de dormir normalmente e vejam como será.
Nenhum comentário:
Postar um comentário