quinta-feira, 7 de maio de 2015

Testes na maternidade

{Dúvidas das leitoras}

Depois do post de ontem, recebi muitos emails de gravidinhas perguntando quais são e o que são os testes pelos quais o baby passa ainda na maternidade. Fiz uma lista pra vocês:

Teste do pezinho: feito pra identificar se o bebê nasceu com alguma doença genética ou congênita. É realizado entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê. Na grande maioria das vezes, mãe e filho recebem alta da maternidade antes do terceiro dia, ou seja, será preciso ir até o laboratório dentro deste prazo pra realizar o teste com o bebê. Alguns hospitais oferecem a versão ampliada do exame.

As doenças que o teste básico pode detectar: fenilcetonúria (PKU) e o hipotireoidismo congênito (HC).

As doenças que o exame ampliado pode detectar: anemia falciforme e outras alterações de hemoglobina (chamadas de hemoglobinopatias), fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, galactosemia, deficiência de biotinidase, deficiência de glicose-6-fosfato-desidrogenase (G6PD) e toxoplasmose congênita.

Teste de Apgar: um minuto após nascer e novamente aos cinco minutos de vida, seu bebê será avaliado da seguinte forma:

Frequência cardíaca,
. Respiração,
. Tônus muscular,
. Reflexos,
. Cor da pele.


Cada um destes itens recebe uma nota para se chegar a um total geral.

- Nota entre 8 e 10 mostra crianças em estado de saúde de ótimo a excelente. 
- Nota entre 5 e 7 indica estado regular e pode haver necessidade de ajuda de aparelhos para respirar. O médico talvez massageie vigorosamente a pele do bebê ou dê a ele um pouco de oxigênio.
- Nota abaixo de 5 aponta bebês em condições que exigem auxílio médico especial e imediato.


Você pode perguntar ao médico na sala de parto qual foi a nota do seu bebê. Se a primeira não tiver sido muito alta, não se desespere, porque a segunda (mais importante do que a primeira, inclusive), depois de cinco minutos, costuma ser maior e mais tranquilizadora, já que a criança se recupera rápido do estresse do parto. Em caso de dúvidas, converse com o pediatra.

Teste do olhinho:
É rápido, simples e indolor. Utiliza-se um aparelho pra analisar o eixo óptico do recém-nascido. O normal é enxergar um reflexo vermelho, mesmo efeito do flash de uma câmera fotográfica. Quando o reflexo é branco, semelhante ao do olho de gato, pode haver alguma obstrução do eixo óptico.

Teste do coraçãozinho:
Um sensor é aplicado na pele do bebê, sem a necessidade de retirada de sangue. O equipamento mede na mão direita e em um dos pés do recém-nascido a saturação de oxigênio. O teste do coraçãozinho costuma ser feito depois de 24 horas do nascimento, já que o processo de adaptação à vida fora do útero pode atrapalhar o resultado.

Teste da orelhinha:
Uma espécie de fone é colocado no ouvido do bebê pra avaliar a probabilidade de haver um problema de audição. O resultado varia de acordo com a maneira como o som emitido é captado.

Alguns hospitais oferecem ainda mais testes, alguns são pagos. Quando for visitar a maternidade, pergunte sobre os testes: quais são, como funcionam, quais eles oferecem a mais e quanto cobram. No dia do parto, quanto menos dúvidas você tiver, melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário