sexta-feira, 22 de maio de 2015

É hora de deixar o berço?

Depois do desfralde, acho que esse é ponto que mais gera dúvidas e receios nos pais. Em primeiro lugar, tem a questão de saber se realmente a criança está preparada pra passar a dormir na cama. E em segundo lugar, vem o medo com a segurança mesmo: "mas ele pode cair, se machucar, sofrer algum acidente".

Estou nessa situação atualmente. Sei que o lindão ainda não está pronto para sair do berço, mas também sei que preciso ficar atenta aos sinais pra perceber quando chegar o momento certo. Por isso, andei pesquisando bastante sobre o assunto e uni as melhores informações aqui nesse post. Espero que ajude vocês também:

1) Não existe uma idade certa. A mudança costuma acontecer entre 1 e 3 anos e meio, mas cada criança tem seu tempo.

2) Se o bebê já dá sinais de que gosta de escalar as coisas, é uma boa hora para sair do berço, já que ele pode escalar a grade e levar um tombo feio.

3) Se o bebê se mostra desconfortável com a falta de espaço do berço.

4) A criança já entende o que é perigoso pra ela. Já obedece mais as ordens dos pais e compreende que nem tudo pode ser tocado.

Dicas bacanas:

- Está com muito medo do bebê cair da cama? Coloque o colchão dela no chão antes de montar a caminha. Forre a volta do colchão com edredons e fique em paz.
- Vale também posicionar um colchão bem na frente da cama. Caso a criança venha a cair, não será no chão.
- E não podemos esquecer das grades de proteção, né? São super válidas!
- Se o motivo da mudança for a chegada de um irmãozinho, não espere o bebê nascer pra fazer isso. Comece a mudança pelo menos 2 meses antes pra que o mais velho não se sinta "roubado" pelo caçula.
- Faça da mudança um verdadeiro acontecimento!! Leve a criança pra comprar os lençóis novos com você, mostre como ela está ficando grande, conte pra todo mundo (na frente da criança) que agora ela dorme na caminha.
- Deixe a cama bem divertida, com lençóis temáticos, nova decoração do quarto e algum pedido especial feito pela criança ("quero dormir com um ursinho", por exemplo).
- Se a criança dormia bem, mas passou a acordar muito na cama ou mesmo demora demais pra pegar no sono, pode ser sinal de que ainda não é a hora da mudança. Tente pelo menos 4 noites e, se realmente não der certo, volte para o berço e tente meses depois.
- O cuidado com a segurança deve ser redobrado, afinal, a casa estará todinha livre para a criança durante a noite, enquanto os pais dormem. Se o quartinho não fica com a porta fechada, feche bem a cozinha e os banheiros. Vale a pena até passar a chave nas portas. Tire qualquer objeto que represente perigo do alcance da criança. Uma ideia interessante é instalar aqueles portões de segurança (que usamos bastante na porta da cozinha), também na porta do quartinho, pra impedir que a criança saia passeando pela casa. O quartinho também merece atenção especial: remédio escondidos, janela fechada ou com rede de proteção, tirar cadeiras, bancos e pufes de lá pra evitar que a criança resolva escalar os móveis, deixar o fio da babá eletrônica bem alto, e por aí vai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário