sexta-feira, 8 de maio de 2015

Bebê quentinho a noite

Com a chegada do frio, as noites vão ficando cada vez mais fresquinhas. Logo, logo, elas estarão geladas. E com isso, vem nossa preocupação, né?

Será que o bebê está quentinho?
Mas e se ele passar frio?
Cubro ou não cubro?

Fiz esse post pra tirar todas as dúvidas que eu já tive e as que vocês me enviam por email e WhatsApp:

Posso cobrir meu bebê?
Nunca! Até que a criança tenha mais noção da posição de dormir (cabecinha no travesseiro e sempre voltada para a cabeceira da cama, sem fazer malabarismos pelo berço/caminha), colocar um cobertor ou edredom ali é muito perigoso. Como eles se mexem demais (e por toda a área do berço), podem ficar embaixo da coberta e se asfixiarem. Só o lençol sobre o colchão é suficiente.
Mas se você só se sente tranquila vendo o bebê coberto, uma boa opção são os sacos de dormir. Eles cobrem a criança, mas como são uma espécie de regata, não oferecem risco de asfixia.

Para os recém nascidos, algo que funciona super bem é o rolinho feito com a manta, aquele "canudinho" que as enfermeiras fazem na maternidade, sabem? Tem o passo a passo nesse post.

Posso usar climatizador ou ar condicionado?
Com certeza! Mas nada de esquentar demais o ambiente, ok? Mantenha o quartinho entre 22 e 24 graus. Isso garante conforto sem esquentar demais. E muito cuidado com a roupinha do bebê. Se lá fora está congelante, mas dentro do quarto está acima dos 22 graus, ele não precisa de pijamas pesados. Manga longa e calça sim, mas leves, ok?

Aquecedores são confiáveis?
Os a óleo são sim! Eles aquecem o ambiente aos poucos e não têm risco de curto-circuito. Mas é preciso ter cuidado. Se o seu modelo não tem termostato, ele vai aquecer demais o ambiente. O termostato é o sistema que faz o aparelho ligar e desligar conforme o ambiente chegue na temperatura desejada. Outro problema é que os aquecedores ressecam muuuuito o ar. Portanto, se for deixar o seu ligado a noite toda, faça como faz com o ar condicionado: deixe uma toalha molhada ou uma bacia com água perto do berço.

Não tenho aquecedor nem climatizador? Como manter o bebê bem quentinho?
O segredo é aumentar as camadas de roupas ou a espessura mesmo. Pijamas de flanela, pelúcia, plush. Todos eles são bem quentinhos e confortáveis. Por baixo, vale colocar um body pra aquecer mais ainda o tronco (o tronco é a parte que devemos manter mais aquecida durante o inverno. Aquecendo bem os órgãos, o conforto é imediato.) Os macacões de manga longa e pezinhos são os melhores, pois garantem que o bebê fique todo coberto, mesmo se mexendo bastante. Existem modelos que têm uma tecido a mais no punho. Você puxa e ele cobre a mãozinha como se fosse uma luva. Também é uma boa, já que alguns bebês conseguem tirar as luvas durante a noite.
Se vocês moram em um cidade de frio extremo, vale também colocar gorro no bebê. Dê preferência aos modelos que amarram ou abotoam. Eles não saem do lugar mesmo com a criança se maxendo bastante.

E lembrando dessa dica que dei ano passado: não exagere na proteção! Tudo que o bebê precisa é de uma camada a mais que você.

Também vale a pena atentar para os sinais de frio e calor que o bebê pode apresentar:

FRIO:
- lábios roxos
- sonolência excessiva (você não consegue despertar o bebê mesmo com estímulos que antes funcionavam)
- rosto muito frio
- apatia
- extremidades muito geladas

Achei esse texto sobre hipotermia na Alô Bebê muito bom. Vale a leitura!

CALOR:
- bochechas vermelhas
- suor
- irritação
- bolinhas vermelhas na pele
- roupinha molhada (principalmente nas costas)
Se o bebê apresentar um desses sinais, tire uma camada de roupa e veja como ele responde. Se precisar, tire mais uma camada, ou as luvas, gorro, etc. Até que ele se mostre confortável novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário