quinta-feira, 21 de maio de 2015

Escolinha: meu conselho é....

Desde que postei sobre como foi a adaptação escolar do lindão, recebo muitos emails de mamães que estão em dúvida sobre colocar ou não os pequenos na escolinha. Me perguntam muitas coisas e, por isso, achei bacana juntar tudo em um único post pra facilitar a vida de vocês:

Com que idade seu filho foi para a escolinha e por quê?
Ele estava pra fazer 2 anos. Escolhemos essa idade porque ele já estava andando com firmeza e correndo. Já falava razoavelmente bem (o suficiente para entendermos) e conseguia relatar o que havia acontecido com ele naquele dia.

Por que esses termos foram importantes pra vocês definirem a idade?
Antes que ele estivesse andando e correndo, achávamos perigoso colocá-lo junto a outras crianças. Quanto à fala, esse era o termo principal, pois queríamos que ele fosse capaz de nos contar se algo acontecesse com ele na escola. Algo fora do normal, ou algo que o incomodasse.

Quais os motivos que levaram vocês a colocar o baby na escola?
Socialização!! Esse foi quase que o único motivo!! Como ele ficava só com a gente, passamos a perceber que ele tinha dificuldades em se relacionar com outras crianças. Não sabia ao certo o que fazer e como agir perto delas. A partir daí, vimos o quanto era importante pra ele poder conviver com outras crianças todos os dias.
Em segundo lugar, achamos fundamental ele ter com quem dividir as coisas. Como não tem irmão, tudo é dele na casa. Por mais que mostremos a importância de dividir quando ele está com a prima ou amigos, em casa é tudo dele. Ele não precisa se preocupar em dividir um brinquedo ou a nossa atenção. Na escola, ele precisaria aprender a viver em comunidade. Passaria a entender que o mundo não gira ao seu redor, que existem outras crianças e que elas têm as mesmas necessidades dele.

Se sentiu culpada em algum momento?
Muitas vezes!! Eu optei por ficar em casa pra cuidar dele, então, me sentia mal por estar deixando o período da tarde por conta da escola. Na primeira semana de aula, fiquei realmente mal. Me sentindo uma péssima mãe.

Teve aquele sensação de que ia enlouquecer se ficasse mais tempo com ele em casa?
Não. E isso foi uma das coisas que fizeram eu me sentir mal. Nunca me incomodei com ele em casa. Mesmo me dando trabalho, fazendo manha, correndo sem parar, exigindo tudo de mim. Amava esse momento só nosso e não sentia - em mim - nenhuma necessidade de ter o lindão fora de casa por algumas horas.

Agora que ele já está adaptado. O que pode dizer sobre a escolinha?
Posso dizer que foi uma das nossas melhores decisões. Ele volta tão feliz de lá que não consegue parar de falar! Quer contar tudo pra gente! Fala os nomes dos amiguinhos todo orgulhoso e já tem aqueles que são mais chegados. A linguagem dele se desenvolveu ainda mais rápido e sua coordenação motora melhorou 100%. Está mais confiante, mais sociável e entendendo bem a necessidade de dividir as coisas com os outros. Amo quando estamos, por exemplo, no parquinho do prédio e, quando chega alguma criança, ele já vai oferecendo o brinquedo que está com ele pra que eles brinquem juntos.
Ele também está menos dependente. Antes, era grudado demais em mim. Não de uma maneira positiva....quase uma dependência mesmo. Não via isso como algo bom pra ele. Agora, o grude continua, mas em doses mais equilibradas.

O que mudou para a melhor na sua vida?
Essas horas que fico em casa sem ele são só minhas. Fiquei quase 2 anos sem isso e nem percebi como sentia falta. Agora, aproveito esse tempo pra malhar, pra trabalhar, pra descansar caso precise, pra correr atrás de alguma coisa importante na rua, etc.
Uma das primeiras coisas que fiz quando ele passou a frequentar a escola já no tempo certo (durante 4 horas) foi tomar um banho bem demorado, ficar de roupão pela casa e curtir minhas músicas preferidas.

O que você diria para as mães que estão em dúvida se colocam ou não os pequenos na escola?
Eu diria: SE JOGUEM, MAMÃES!! O começo é difícil sim, mas realmente, é algo que faz muito bem pra eles. Ser criança é bom demais e é uma fase que passa voando. Viver cercado só de adultos deve ser muito chato. Eles precisam de novas experiências, novas sensações, novas frustrações. Precisam conhecer a sensação deliciosa que é a de fazer amigos. Vale muito a pena!!!

Indicaria escolinha mais cedo?
Pelo menos no meu caso, não!! A não ser que a mãe precise adiantar esse tempo por causa do trabalho ou de outras questões pessoais, acho que esperar o bebê estar andando bem e se expressando é fundamental.

O que te diziam e você realmente vivencia isso hoje?
Além da melhoria no desenvolvimento dele, o momento em que vamos buscar o lindão na escola é fofo demais!! Bem como me diziam mesmo!! A alegria dele em nos ver ali é indescritível!! A empolgação dele em poder contar as novidades faz tudo valer a pena!

Escolheram o período da tarde por algum motivo específico?
Ele costuma acordar tarde, depois das 9h, portanto, achamos melhor manter o ritmo dele. Estar na escolinha já era uma mudança e tanto. Passar a - de repente - acordar às 6h da manhã, seria muita sacanagem com ele....rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário