segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Preguiçosos?

Incrível como a cada domingo que passo no berçário da igreja acabo colhendo conteúdo aqui para o blog. Dessa vez, infelizmente, não é coisa boa!

Acho que posso dizer que esse post é mais do que um texto. É um desabafo!

Fiquei indignada ontem com duas mães. Uma de um bebê de 7 meses e outra de uma menininha de 9 meses. 

Enquanto seus pequenos brincavam pelo espaço do berçário, elas só sabiam gritar para as outras mães o quanto as crianças eram preguiçosas por ainda não andarem.

- Nossa!! Mais esse menino é preguiçoso demais!! Já tem 7 meses e ainda não anda?
- Pelo amor de Deus!! Essa menina é lesa! Como pode só engatinhar com 9 meses?
- Com quantos meses seu filho andou? Já estou perdendo as esperanças com esse daí!
- Como pode não saber andar ainda, gente? Já engatinha há 1 mês! Desse jeito, nunca vai estar andando no aniversário!

Peraí!!!!

Preguiçoso?! Lesa?! Como alguém pode lançar palavras desse tipo para alguém? E pior: para alguém tão pequeno?! Seu próprio filho (ou filha, no caso).

Como é que alguém pode achar que um bebê de apenas 7 meses deveria já estar andando? Como é que uma mãe que viu a filha começar a engatinhar há apenas 30 dias já pode estar reclamando que ela não anda?

Realmente não entendo tanta pressa!! Tanta neura!! Tantos rótulos!! Quem foi que inventou essa bobagem de que criança tem que andar antes de completar 1 ano? Quem foi que disse que é fundamental o bebê estar andando sem apoios na festinha de 1 ano? Quem acha normal a criança começar a andar com apenas 1 mês engatinhando?

Pelo amor de Deus, né? Ser criança já é duro o suficiente com dentes nascendo, introdução alimentar, passar do peito para a mamadeira e da mamadeira para o copinho, desfralde, etc......ainda vêm essas pessoas colocando um peso desse tamanho neles?

Rótulos, datas pré-agendadas, isso não rola com crianças não!! Só gera ansiedade (na criança e nos pais) e não muda em nada o fato de que CADA CRIANÇA TEM SEU TEMPO. 

Ela vai engatinhar quando se sentir segura para engatinhar. Ela vai andar quando se sentir segura para andar. Ela vai falar quando se sentir segura para falar.....e por aí vai. Deixem as crianças serem crianças, por favor!!

Deixem as neuras com prazos, datas e metas para o ambiente profissional e entre os adultos. A infância passa rápido demais e não pode ser estragada por essas coisas sem o menor fundamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário