terça-feira, 23 de setembro de 2014

Baby Blues

Quem já teve seu baby, sabe muito bem o que é isso - mesmo que não conheça o nome. Quem está esperando seu primeiro baby, vai passar por isso e, se não souber o que é, pode se sentir muito...................mas muuuuuuuuuuito mal!

O fato é que os primeiros dias da vida de um bebê são extremamente difíceis e estressantes! EXTREMAMENTE! A mãe passa por uma revolução que nunca imaginou sentir na vida: hormonal, mental, sensorial, tudo muda! Tudo fica assustadoramente diferente quando chegamos em casa com um bebê recém nascido nos braços.

Tudo é muito novo....e intenso! Nossa!! Como é intenso! Por mais que a gente estude, faça cursos de gestante, pesquise na internet, treine, ouça conselhos da mãe, de parentes, de amigas.....nada nos prepara para a realidade que são aqueles primeiros dias!

- o bebê chora muito!
- mama o tempo todo (e a gente não sabe fazer isso direito)!
- os seios ficam tão machucados que até a água do chuveiro dói!
- a gente sente tanto sono que parece que nunca dormimos antes!
- a sensação de cansaço é imensa (não só físico, mas mental e emocional também)!
- a vontade de chorar vem do nada.....e toda hora!
- aquele super amor materno não está tão forte ainda nesse momento....ele vai crescendo com o tempo!
- a sensação é de que o sonho de ter um filho virou um baita pesadelo!
- temos vontade de sumir da face da Terra de vez em quando!
- aqueles primeiros 30 dias sem poder sair com o bebê de casa são agoniantes!
- nos sentimos extremamente sozinhas!
- nossa irritabilidade é impressionante!
- pelo menos no meu caso, o apetite simplesmente some.
- temos muita vontade de ficar sozinhas.

Pois é.....assustador, né? Totalmente!! A boa notícia é que essa fase passa, mas pra que ela realmente passe, é preciso entendê-la:

Todo esse mix de emoções é chamado do Baby Blues, traduzindo: tristeza do bebê, mais precisamente, a tristeza que toma conta da mãe quando o bebê nasce.

A gente passa a gravidez inteira ouvindo as mulheres dizerem do quanto saíram do hospital se sentindo plenas, realizadas, extremamente felizes.....e é muito estranho não sentir isso quando o nosso baby nasce.

Na verdade, a gente sente alegria sim...muita! Mas, junto com ela vem esse turbilhão de emoções que deixam a gente sem chão. Cheias de culpa e nos sentindo péssimas mães.

Não...não somos péssimas mães! Somos humanas!

É super normal se sentir assim, mamães! Mas não é porque é normal que não precisa de ajuda e atenção:

- fale com as pessoas mais próximas sobre o que está sentindo (marido, mãe, melhor amiga, etc). Não fique guardando tudo pra si.
- analise seu grau de tristeza (se, por exemplo, você se recusar a cuidar do bebê ou não aceitar pegá-lo no colo, pode estar desenvolvendo um quadro de depressão pós-parto, que vai além do baby blues).
- se essa tristeza durar mais do que 2 semanas, é melhor consultar um especialista.
- não se culpe.....essa fase acontece com praticamente todas as mulheres (ouso dizer que com todas. A diferença é que umas admitem, outras não).

Se sentir assim não é motivo de vergonha ou de culpa. Faz parte do processo da maternidade e passa!! A boa notícia é que passa!

* Esse post fala especificamente sobre o Baby Blues, não sobre Depressão Pós-parto. Falarei sobre isso em outro momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário