Sim, nós nos preocupamos demais com nossos pequenos, mas será que é uma boa ideia levá-los ao PS assim que ficam com algum sintoma ruim?
Eu nunca gostei de hospitais, principalmente quando falamos em crianças. Sempre tenho a sensação de que ela estrará ali com uma gripe leve e sairá com um milhão de vírus e infecções.
Mas então, como saber se é preciso levar ao hospital, dar uma ligada para o Pediatra ou apensas dar bastante colo e carinho em casa? Com esse guia, as coisas ficam mais fáceis:
Marcar consulta com o Pediatra:
Se a criança apresentar qualquer um dos seguintes sintomas por mais de 24 horas:
- diarreia
- olhos vermelhos, lacrimejantes ou com secreção
- secreção no ouvido, nos olhos, no umbigo, no pênis ou na vagina.
- vômito ou algum outro sintoma junto com o vômito, como febre ou erupções na pele.
Levar a criança ao médico imediatamente:
Leve seu filho no mesmo dia ao médico se ele:
- tiver colocado algum corpo estranho no nariz, ouvido, boca, ânus ou vagina (tosse repentina, sem nenhum outro sintoma pode ser sinal de aspiração de algum corpo estranho).
- sofrer uma queimadura de superfície maior que a de um polegar de adulto, principalmente se houver formação de bolhas (isso inclui queimaduras de sol).
- estiver com febre alta (acima de 39 graus), ou se persistir por mais de dois dias, ou se ele apresentar algum outro sintoma preocupante, como erupções de pele ou choro constante.
- tiver sinais de desidratação: lábios secos, diminuição na quantidade de xixi, urina muito amarela, ausência de lágrimas.
- apresentar sangue no vômito ou nas fezes
- estiver com a pele vermelha ou irritada, com algum tipo de alteração, especialmente se também tiver febre.
- apresentar algum sintoma de meningite, como moleza excessiva, prostração, letargia, erupção vermelho vivo ou arroxeada na pele (que não desaparece quando se pressiona um vidro transparente contra ela), aversão à luz e rigidez no pescoço.
- apresentar "tosse de cachorro" e chiado ao inspirar
Correr para o PS ou chamar uma ambulância:
- estiver inconsciente ou semiconsciente (desmaiado ou sem conseguir reagir aos seus chamados).
- estiver com dificuldade para respirar ou estiver respirando rápido demais, principalmente se a pele, a ponta dos dedos e os lábios começarem a ficar roxos ou azulados, o que significa que não está recebendo oxigênio suficiente.
- tiver uma convulsão pela primeira vez na vida ou tiver uma convulsão que dure mais de quatro minutos.
Levar para o hospital com calma:
- um corte que esteja sangrando muito ou que seja muito profundo, que possa precisar de pontos (especialmente no rosto); para conter o sangramento, mantenha pressão constante com um pano limpo e tente manter o local afetado elevado.
- uma queda séria, em que ela possa ter quebrado algum osso ou sofrido uma torção.
- batida de cabeça muito forte, em que chegue a perder momentaneamente a consciência ou vomite mais de uma vez depois do incidente.
Texto base: BabyCenter
Nenhum comentário:
Postar um comentário