Muitas leitoras entraram em contato pedindo mais detalhes sobre o novo prazo de 39 semanas para a realização da cesárea. Reuni as perguntar nesse post pra esclarecer todas as dúvidas e facilitar pra vocês:
Por que esperar a gestação completar 39 semanas?
Pesquisas apontam que entre a semana 37 e a 39, o bebê está em uma fase importante de desenvolvimento do cérebro, dos pulmões e do fígado. No ultrassom, sempre existe a possibilidade de erro da data gestacional, então, esse prazo veio para diminuir os efeitos desse possível erro de cálculo das semanas, pois crianças que nascem muito antes da hora, são mais vulneráveis a problemas respiratórios, têm dificuldade de manter a temperatura do corpo e de se alimentar.
Quem é diretamente atingida por esse novo prazo?
As mães que optam pela cesárea pré-agendada, ou seja, com data e horário marcados com antecedência.
Vou precisar assinar algum documento?
Sim, pois a nova legislação exige que mãe e médico assinem um termo de concordância, onde a gestante afirma que é sua opção e de sua vontade fazer a cesárea pré-agendada.
E se eu quiser cesárea, mas esperando a bolsa estourar?
Neste caso, não há exigência nenhuma, pois a data do nascimento dependerá de quando a bolsa estourar.
E a cesárea de emergência?
Ela não tem relação com esse nova norma, pois envolve um procedimento de emergência, caso os médicos percebam que não há possibilidade de seguir com o parto normal.
E se houver necessidade de adiantar o parto?
Neste caso, o parto será considerado de emergência e não haverá mudanças quanto ao que vemos hoje (cesárea de emergência, acompanhamento médico pós-parto da mãe e do bebê e permanência do bebê na UTI, caso necessário).
Nenhum comentário:
Postar um comentário