terça-feira, 17 de novembro de 2015

Amamentação X Prótese

Outra dúvida que recebo muuuuuuito das tentantes e gravidinhas do blog. Afinal, ter colocado silicone vai prejudicar a amamentação?

Bom, pelo menos pela minha experiência (pessoal, de amigas e de clientes), nenhum pouco!

Falando por mim: coloquei a prótese em 2001 e, desde então nem me lembro que ela existe (claro que faço o ultrassom anual pra ver se está tudo certo, mas é só). Quando engravidei, senti receio sim, mas conversei com médicos e enfermeiras que me tranquilizaram. Daí, foi só o lindão nascer para eu ter certeza de que a prótese não atrapalharia em nada a amamentação.

Meu colostro desceu assim que ele nasceu e o leite, 24h depois. Tinha MUITO leite! Vazava horrores, passava o dia todo trocando de roupa porque elas ficavam manchadas de leite (tive que usar protetores de seio até os 6 meses do lindão, pois continuava vazando). Ele ganhava 1kg por mês com amamentação exclusiva, enfim...foi tudo certinho quanto a isso. Minhas dificuldades se resumiram à pega, dores e preguiça dele mamar o leite grosso aos 2 meses de idade.

A prótese não atrapalha porque ela é colocada atrás das glândulas mamárias, entre o músculo do peitoral e as glândulas (meu caso) ou atrás do músculo peitoral. Vejam ilustração abaixo.

Já a redução do seio, essa sim, pode causar dificuldade na amamentação, pois, durante o procedimento, glândulas, ductos, nervos e músculos podem ser danificados. O BabyCenter, como sempre, tem uma explicação bem clara e completa sobre este caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário