sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Quando algo que acontece no seu dia a dia faz você rever seus conceitos

Dia desses, passei por uma situação que me fez repensar muitos dos meus próprios conceitos e gerou em mim uma necessidade de alertar as pessoas para a importância de não julgarmos antes de conhecer melhor a situação do próximo. E hoje, não vou escrever um post específico sobre a vida de pai e mãe, mas para todos......para quem quer ser um ser-humano melhor.

Explicando:

Quem me segue lá no Snap, sabe bem que, uma das minhas atividades enquanto o lindão está na escolinha é malhar de 30 a 60 minutos. É um compromisso que fiz comigo mesma para melhorar minha saúde e disposição. Falei bem detalhadamente sobre isso nesse post.

Pois bem! Depois de arrumar as coisas aqui em casa, desci como de costume. Quando fui até a portaria para buscar a chave da academia, o porteiro comentou: "é isso aí!! Essa chuva toda e com frio e você está animada pra malhar"!

E eu disse: "É difícil, né? Porque a vontade mesmo era ficar em casa"!

Peguei a chave e segui rumo à academia. Duas diaristas estavam ao lado da portaria (imagino que esperando a chuva diminuir pra poderem ir embora) e, assim que estava a uma certa distância, elas começaram a falar com o porteiro (tenho uma audição acima da média....rsrsrs...ouço muuuuito bem e a distâncias consideradas impossíveis):

"A gente queria ter essa vida dura das madames, né"?
"Passa o dia inteiro a toa e ainda reclama de ter que fazer ginástica".
"Queria ver ter essa vontade toda de malhar se tivesse que cuidar da casa".

Falaram mais coisas, mas só ouvi até aí e percebi que o porteiro começou a me defender (poucas pessoas conhecem tão bem a sua rotina quanto os porteiros do seu prédio/condomínio).

Nem cheguei a ficar com raiva delas, porque imediatamente comecei a pensar nesse post. Como somos rápidos pra julgar alguém, né? E sempre negativamente!! Nunca julgamos alguém pensando em algo positivo! Incrível como é forte essa nossa natureza feia!

Vamos levar como exemplo isso que aconteceu comigo:

As duas, com a mais absoluta certeza, têm uma vida bem mais dura que a minha, no entanto, elas falaram tudo isso sem ter a menor ideia de que, naquele momento, quando desci para a academia, já tinha feito muitas coisas:

- acordei às 7h
- preparei o café da manhã da família
- lavei a louça do café
- dei um jeito na casa
- passei pano no chão
- coloquei a roupa pra lavar
- estendi a roupa
- coloquei o post do blog no ar
- preparei o almoço
- cuidei e brinquei com o lindão
- dei o almoço para o lindão
- arrumei o lindão para a escola
- lavei a louça do almoço
- passei novamente o pano no chão (depois do almoço sempre sobra comida no chão, né? Rsrsrs....)

E, só então, fui lá ter aquela horinha sagrada do meu dia só pra mim.

E elas também não imaginavam que, depois da malhação, cheguei em casa e:

- coloquei mais roupa pra lavar
- estendi a roupa
- atendi minhas clientes da Consultoria via email
- tomei banho, me vesti e foi buscar o lindão na escola
- brinquei com o lindão
- dei o jantar pra ele
- dei banho no lindão (nesse dia, o papai trabalhou a noite)
- coloquei o lindão pra dormir
- fui passar roupa e só parei às 23h, hora que o maridão chegou do trabalho e fomos dormir.

Não estou querendo mostrar que trabalho mais do que ninguém ou querendo mostrar que sou uma coitada......rsrsrsrsrs.....só detalhei minha rotina pra vocês verem quão erradas as moças estavam.

E nós? Quantas vezes não cometemos o mesmo erro?

Quantas vezes não condenamos alguém sem a menor noção de como é ou de como está a vida dessa pessoa?

Alguns exemplos que vieram à minha mente:

"Nossa!!! Coitada dessa criança!! Fica com os avós o dia inteiro e só vê os pais a noite"!
Ninguém quer saber se o casal trabalha o dia todo fora pra ter o que comer em casa. A criança fica com os avós porque a família não tem condições de colocar na escolinha e não conseguiu vaga na creche.

"Nossa! Chegando do trabalho às 15h? Que vida boa"!
Ninguém sabe que a pessoa estava trabalhando há 36 horas em um plantão no hospital.

"Queria essa vida! Na piscina do prédio às 14h em plena terça-feira"?
Ninguém sabe que a pessoa trabalha a noite inteira em um restaurante.

E os exemplos são infinitos.....então, da próxima vez que pensarmos em criticar alguém pelo que esse alguém parece ser ou fazer, vamos controlar a nossa língua e segurar nossos pensamentos?

Eu me lancei esse auto-desafio? Vamos comigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário